3 Estratégias de Marketing Médico que uma Dermatologista utilizou para se tornar autoridade em Botox e Preenchimento Facial em sua cidade

Quando a gente começa a falar sobre Marketing Médico para Dermatologistas muita coisa vem à cabeça. Aqui na WE em especial isso acontece porque Dermatologia sempre foi uma das áreas que mais chamaram nossa atenção porque a gente sempre viu muito potencial e consequentemente é uma das especialidades médicas que a gente acaba acompanhando mais de perto.

Até pra você que está acompanhando esse conteúdo tenha uma ideia melhor do que estamos falando, de acordo com o Google tivemos mais de 500 mil buscas (pra ser mais exato a média é de 521.560 buscas) todos os meses por dermatologista no Brasil, considerando o período de agosto de 2020 a julho de 2021. Isso dá mais de 6 milhões de buscas por ano! Deu pra entender porque a gente sempre viu potencial quando o assunto é Marketing Médico para Dermatologistas, não é?

Potencial do Marketing Médico para Dermatologistas entre Agosto de 2020 e Julho de 2021
Potencial do Marketing Médico para Dermatologistas entre Agosto de 2020 e Julho de 2021

Agora se você ainda não está convencida sobre o potencial do Marketing Médico para Dermatologistas eu quero de trazer os números de agosto de 2019 a julho de 2020:

Potencial do Marketing Médico para Dermatologistas entre Agosto de 2019 e Julho de 2020
Potencial do Marketing Médico para Dermatologistas entre Agosto de 2019 e Julho de 2020

Os números de agosto de 2018 à julho de 2019:

Potencial do Marketing Médico para Dermatologistas entre Agosto de 2018 e Julho de 2019
Potencial do Marketing Médico para Dermatologistas entre Agosto de 2018 e Julho de 2019

E por último de agosto de 2017 à julho de 2018:

Potencial do Marketing Médico para Dermatologistas entre Agosto de 2017 e Julho de 2018
Potencial do Marketing Médico para Dermatologistas entre Agosto de 2017 e Julho de 2018

 

Em apenas 4 anos o volume de buscas (número de pessoas que procuram todos os meses por dermatologista no Google) aumentou 67%! Isso é um indicador fortíssimo da popularidade da especialidade na internet e também de como as pacientes procuram cada vez mais por esse profissional online.

Curiosidade: em 4 anos a porcentagem de pessoas que procuram por dermatologista no Google usando o celular saiu de 62% para 73%

Agora vamos lá contar um pouco desse case de sucesso aqui na WE Marketing Médico.

Estratégia 1: tudo começou na busca orgânica do Google

Em 2016 o site da Dra Cristiane Comparin tinha um problema: não aparecia no Google. E se você não tiver parado pra pensar nisso ainda eu sugiro se questionar: pra que ter um site se ele não aparece no Google?

O Google detém algo em torno de 97% do mercado de buscas na internet no Brasil, isso quer dizer que a cada 20 pessoas que procuram algo em um buscador na internet, 19 delas usam o Google.

Market Share do Google no Brasil
Market Share do Google no Brasil – Dados retirados de https://gs.statcounter.com/search-engine-market-share/all/brazil

 

Foi então que começamos a fazer um trabalho com foco em SEO. Se você não sabe o que é SEO vale dar uma olhada no vídeo abaixo:

 

 

Mas basicamente SEO é o acrônimo de Search Engine Optimization que na prática é um conjunto de técnicas e estratégias para melhorar o posicionamento orgânico do seu site quando alguém procurar por alguma palavra chave que seja do seu interesse. A grande vantagem do SEO é que você não paga e também trás mais credibilidade, já que no caso dos resultados pagos fica destacada a palavra “anúncio”.

No caso da Dra Cristiane Comparin o foco sempre foi muito ligado à Botox que é um dos tratamentos que ela tem mais interesse em realizar. O grande objetivo era aparecer na primeira página do Google quando alguém procurasse por botox campo grande ms. Pra atingir esse objetivo o primeiro passo na verdade refazer o site, utilizando a plataforma WordPress (que é a mesma que utilizamos aqui na WE pra gente e para todos os nossos clientes).

O segundo passo foi fazer um levantamento do que as pessoas procuravam na internet sobre Botox.

E o terceiro passo foi começar a produzir conteúdos, em texto, para o Blog da Dra Cristiane Comparin e também da Clínica Santé (que é a clínica dela).

O resultado até o momento é esse:

 

Estratégia de SEO para Dermatologistas - Marketing para Dermatologistas
Estratégia de SEO para Dermatologistas – Marketing para Dermatologistas
Estratégia de SEO para Dermatologistas - Marketing para Dermatologistas
Estratégia de SEO para Dermatologistas – Marketing para Dermatologistas

 

 

Estratégia de SEO para Dermatologistas - Marketing para Dermatologistas
Estratégia de SEO para Dermatologistas – Marketing para Dermatologistas

A nossa meta era alcançar 1 resultado na primeira página do Google, mas alcançamos 5!

E o que representa 5 resultados na primeira página do Google? Representa um aumento de pacientes interessados em fazer Botox.

Algo bem parecido aconteceu com a parte de Preenchimento Facial: