7 Dicas de como médicos podem conquistar mais seguidores no Instagram

Olá, tudo bem por aí?

Meu nome é Edson Medeiros e eu sou Especialista em Marketing Médico aqui na WE Marketing Médico.

O Instagram tem sido a rede social preferido dos médicos nos últimos tempos. E não é pra menos já que o Brasil ocupa a segunda posição em termos de usuários no mundo inteiro. Então, pode ter certeza que vários dos seus pacientes estão por lá.

Só por curiosidade o Instagram completa 10 anos em 2020 e atualmente está com 1 bilhão de usários, sendo que 500 milhões de pessoas veem os stories no Instagram todos os dias.

Sem mais delongas vamos às 7 dicas de como médicos podem conquistar mais seguidores no Instagram.

1. Comece pela Bio

Sua bio (ou perfil como muita gente fala) é a parte mais importante do seu Instagram. Você precisa ser convincente e passar segurança para este novo paciente clicar no botão seguir. Pode ter certeza que eles não farão isto se as informações não estiverem claras, estiverem incompletas ou não passarem seguranca.

Aqui está o que você pode incluir no seu perfil:

  • Nome: Até 30 caracteres que contam para aparecer na busca do Instagram, então vale incluir uma palavra chave, como a sua especialidade.
  • Nome de usuário: É muito importante que seu nome de usuário seja sempre o mesmo em todas as redes sociais. Se você conseguir usar o mesmo nome do seu site será um bônus. A ideia é facilitar seus seguidores te encontrarem na internet.
  • Site: Este é o único lugar no Instagram onde você pode incluir um link (clicável) e por isto normalmente recomendo usar o Linktree que abre um outro menu com outros links
  • Bio: 150 caracteres para mostrar sua identidade e tentar conversar os seguidores a te seguirem.

2. Compartilhe conteúdo que seja interessante para seus seguidores e futuros pacientes

Conteúdo interessante faz com que seus seguidores (e futuros pacientes) curtam, comentem e compartilhem. Isto vai te dar um “gás” com o algorítimo do Instagram e vai fazer com quem você alcance mais pessoas que podem se tornar seus seguidores.

3. Divulgue seu perfil do Instagram em outros lugares

Algumas ideias são:

  • seu site;
  • no seu cartão de visitas;
  • falando para as pessoas pessoalmente;
  • na sua assinatura de email;
  • pelo WhatsApp etc.

4. Use #hashtags relevantes

As #hashtags no Instagram são como palavras chaves no Google. Elas ajudam as pessoas a encontrarem assuntos e perfis que estão interessadas. Duas hashtags básicas que eu recomendo você usar são:

  • #nomedasuacidade
  • #nomedasuaespecialidade

Você também pode (e deve) usar hashtags relacionadas ao assunto que você está tratando na publicação. Por exemplo, se estiver falando de Cardiopatia Congênita use #cardiopatiacongenita.

5. Marque sempre a localização em suas publicações

Primeiro que se você usa a sua localização nas suas postagens isto vai encorajar seus seguidores e fazerem o mesmo quando estiverem no seu consultório, clínica ou hospital.

Segundo, vai ajudar o seu perfil e sua localização a serem descobertos por outras pessoas. Veja um exemplo aqui de algumas publicações que marcaram o Facebook São Paulo como marcação da localização:

Ah, lembre de marcar a localização nos stories também!

6. Siga outras pessoas relevantes no Instagram

Quando você segue uma pessoa no Instagram existe uma grande chance dela visitar seu perfil (lembra do número onde começamos a falar sobre a bio?) e dar uma olhada nas suas publicações. Algumas vezes elas até “retornam o favor” e começam a te seguir também.

Duas dicas: não siga muitas contas de uma vez e vá sempre deixando de seguir outras também.

7. Patrocine suas publicações

O alcance orgânico (que é o alcance das suas publicações sem pagar) está cada vez menor e por isto é importante sempre (sempre mesmo) patrocinar suas publicações. A vantagem de patrocinar uma publicação é que você consegue escolher o público para quem ela irá aparecer. Por sinal, aqui na WE Marketing Médico as vezes a gente patrocina só pra quem já segue o nosso perfil.

E aí? O que achou deste conteúdo? Se ficou com alguma dúvida, pergunte aqui nos comentários que eu vou te responder pessoalmente.

PS.: se gostou, compartilhe este conteúdo nos seus grupos de WhatsApp de médicos. Pode ser que ajude um colega.

Posts Recentes