O Guia Definitivo do Marketing Médico pela WE Marketing Médico

O que é Marketing Médico?

Marketing Médico é o conjunto de técnicas e estratégias de Marketing, aplicados a área médica respeitando as determinação do CFM, Código de Publicidade Médica e Código de Ética Médica

Qual a diferença do Marketing Médico para o Marketing Tradicional?

A principal diferença do Marketing Médico para o Marketing Tradicional é que no Marketing Médico você não pode fazer nada que leve para o lado comercial, tudo precisa ter um perfil educativo e informativo.

Vantagens do Marketing Médico

Um das principais vantagens do Marketing Médico é a possibilidade de implementar estratégias que geram resultado sem um investimento muito alto, especialmente direcionando para a área digital.

Além disto o Marketing Médico ajuda trazer mais profissionalismo para sua clínica, consultório e hospital.

Outro ponto positivo é que o Marketing Médico ajuda a trazer previsibilidade, ou seja, você deixa de depender tanto assim dos convênios e indicação de outros pacientes e passa a contar com ações que estão dentro do seu controle.

Como fazer Marketing Médico

Existem diversas possibilidades de se trabalhar o Marketing Médico com diferentes técnica e estratégias, mas é possível dividi-las em alguns pontos:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Email Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Otimização de Conversão – CRO;
  • Marketing de Busca – SEM.

Marketing de Conteúdo para Médicos

Marketing de Conteúdo para Médicos é todo conteúdo (texto, vídeo, áudio etc) que é feito para educar e informar os pacientes. A ideia por trás disso é fazer com que seus pacientes, atuais e futuros, tenham você como referência e se tornem clientes (sim, pacientes também são clientes).

A ideia é que este conteúdo fale sobre as principais dúvidas dos seus pacientes e também sobre informações que você gostaria que eles soubessem.

O Marketing de Conteúdo para Médico é cada vez mais importante porque a informação está na mão do paciente:

Hoje em dia mais de 90% dos pacientes procuram na internet antes de irem ao médico, mesmo que seja um profissional indicado por outro paciente.

Muito provavelmente este paciente irá procurar informações o Google ou YouTube e lá ele pode encontrar seu site ou canal.

É possível ainda que este paciente queira saber um pouco mais sobre você, sua clínica ou hospital e vá dar uma olhada como estão suas avaliações no Google e Facebook, além de dar uma passada no seu Instagram também.

Até pra ficar mais fácil de entender, coloque-se no lugar do seu paciente. Quando vai comprar alguma coisa, contratar alguém ou algum serviço, onde você procura?

Marketing de Conteúdo para Médicos Na Prática

Vamos imaginar o seguinte…

Estou com uma dor nos olhos que está me incomodando há alguns dias. Vou lá e procuro por “dor nos olhos” e encontro estes resultados:

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Só com esta primeira tela as possibilidades se abrem para:

  • Glaucoma;
  • Terçol;
  • Causas da dor no olho, como tratar e prevenir;
  • O que fazer para aliviar a dor nos olhos?;
  • Quais doenças causam dos nos olhos?;
  • O que pode ser dor de cabeça e dor nos olhos?;
  • Qual o remédio para dos nos olhos?;
  • 10 Doenças que podem causar dos nos olhos.

Confira um exemplo do que as pessoas mais procuram no YouTube relacionado a dor nos olhos:

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Eu aposto que para cada busca desta existem pelo menos 10 vídeos falando sobre o assunto. Dá só uma olhada nos vídeos que aparecem somente para “dor nos olhos”:

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Agora, pense comigo… se você é Oftalmologista o quanto seria interessante estar presente nos resultados destas buscas no Google e no YouTube?

Muito!

Especialmente se seu conteúdo for de qualidade e agregar valor para este futuro paciente. Com isto as chances dele virar seu cliente são muito maiores.

Uma vantagem muito legal do Marketing de Conteúdo para Médicos é que ele desempata qualquer disputa sua com um concorrente. Ter um bom conteúdo pode ser o diferencial para este paciente te escolher.

Edson, mas e o Instagram, Facebook, Tik Tok e WhatsApp?

Bom, eles também fazer parte do universo do Marketing de Conteúdo para Médicos mas vamos falar sobre estas redes mais pra frente quando entrarmos em Redes Sociais para Médicos.

Email Marketing para Médicos

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Transacionais e/ou Automatizados

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Emails diretos

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Mobile Email Marketing

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Como escolher uma boa ferramenta para E-mail Marketing

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Redes Sociais para Médicos

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Instagram para Médicos

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Facebook para Médicos

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Twitter para Médicos

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Tik Tok para Médicos

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WhatsApp para Médicos

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YouTube para Médicos

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CRO – Otimização da Taxa de Conversão para Médicos

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Testes A/B

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Heatmaps e gravação da sessão

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Marketing de Busca para Médicos

SEO para Médicos – Otimização dos Resultados de Busca

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Links Patrocinados e Google Ads para Médicos

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O que são links patrocinados?

Planejamento de Marketing para Médicos, Clínica e Hospitais

Relatório do Estado Atual

Estudo de Público-Alvo

Determinar Objetivos

Listar Recursos Necessários

Fazer um Cronograma

Monitorar as Ações

Métricas Importantes de Marketing Médico

Ferramentas de Marketing Médico

Cursos de Marketing Médico

Marketing Médico funciona?

Quanto custa investir em Marketing Médico?

Vale a pena contratar um Especialista em Marketing Médico?

Especialista em Marketing Médico

Agência Especializada em Marketing Médico

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