O Guia Definitivo do Marketing Médico pela WE Marketing Médico

Bom, eu tenho certeza que você não aprendeu sobre isso na faculdade e talvez falar de marketing médico seja tudo muito novo pra você, mas pode ter certeza que ao final desse conteúdo você irá ter noções muito boas e também aprenderá estratégias e algumas técnicas de como aplicar ações marketing médico no seu dia a dia de forma rápida e fácil.

Essa é a minha promessa pra você.

Então, fica comigo até o final e aproveite este conteúdo!

O que é Marketing Médico?

Aqui na WE a gente entende que

Marketing Médico é o conjunto de técnicas e estratégias de Marketing, aplicados à área médica respeitando as determinação do CFM, Código de Publicidade Médica e Código de Ética Médica.

Em outros lugares a gente já viu outras definições como por exemplo:

Marketing Médico é toda e qualquer ação que você ou sua equipe realiza ao estruturar o atendimento e atender ao seu paciente. Inclui a etapa de captação, atendimento e pós-atendimento.

Uma outra definição que a gente gosta bastante é que Marketing Médico é um conjunto de ações que ajudam a melhorar a percepção das pessoas sobre o seu trabalho, conquistar um maior volume de pacientes e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Bom, com estas 3 definições deu pra ter uma ideia geral do que é Marketing Médico, não é mesmo? Agora que você já sabe o que é marketing médico é importante também entender a importância do marketing médico.

A importância do marketing médico (sem blá blá blá)

Não é porque a gente trabalha com marketing médico mas o nosso ponto de vista é que, se você é médico, fazer marketing é tão importante quanto atender pacientes ou participar de congressos, simpósios, fellows e outras formações. Afinal, não adianta muito você ser um excelente médico ou médica, com uma formação espetacular se ninguém souber disso.

Imagine só: você estudou durante 6 anos na faculdade, depois fez pelo menos mais 2 anos de residência (podendo chegar a 5 anos) para só então começar a atender no seu consultório como especialista. É provável que nesse tempo também tenha feito inúmeros plantões durante a semana, de madrugada e também aos finais de semana e feriados. Só nesta conta rápida já foram 11 anos e alguns milhares de reais! É natural que você queira ter retorno de todo este investimento de tempo e dinheiro que fez até aqui da maneira mais rápida possível. Acontece que se as pessoas (outros médicos, médicas, profissionais da saúde e pacientes) não souberem da sua especialidade, ou se quer que você exista, este retorno será muito mais demorado. E é exatamente aí que o marketing médico pode te ajudar.

Qual a diferença entre Marketing Médico, Publicidade Médica e Propaganda Médica?

As vezes alguns médicos e médicas com quem a gente conversa têm essa dúvida: qual a diferença entre Marketing Médico, Publicidade Médica e Propaganda Médica. Bom, vamos lá que eu vou te explicar:

O que é Propaganda Médica?

Eu já começo dizendo tranquilamente que propaganda é uma das coisas que em regra você não deve fazer. Em geral, quando a gente fala de propaganda médica estamos falando de comunicação em massa como uma propaganda na televisão, rádio ou panfletagem.

Propaganda em si, normalmente tem um sentido e apelo muito mais comercial, coisas de que o médico deve ficar longe tanto por conta de determinações do CFM quando pelo próprio bom senso.

Vale a pena fazer Propaganda Médica?

Não, não vale. Acredite, você não quer ser visto com um médico ou médica que faz propaganda. Isto com certeza não irá te ajudar a construir autoridade e melhorar seu posicionamento na sociedade. Pelo contrário, a tendência de quem faz propaganda médica é atrair pacientes desqualificados e que normalmente só estarão interessados no preço. E convenhamos, não é isso que você quer, certo?

Mas Edson e se eu quiser fazer propaganda médica mesmo assim. Um colega meu fez e deu super certo pra ele!

Bom, aí só digo uma coisa: boa sorte! Talvez fazer propaganda médica seja parecido com o efeito sanfona nas dietas “perde peso rápido e depois ganha em dobro”.

O que é Publicidade Médica?

Quando a gente começa a falar de publicidade médica eu sinto que as coisas começam a melhorar. A gente sai daquela zona vermelha da propaganda médica e começa a ir pra uma zona mais cinzenta (menos pior). Tem uma definição bacana de publicidade que pode servir pra nortear essa conversa:

arte, ciência e técnica de tornar (algo ou alguém) conhecido nos seus melhores aspectos, para obter aceitação do público.

Se trouxermos esta definição para o nosso universo dá para dizer que publicidade médica é 

arte, ciência e técnica de tornar (um tratamento, procedimento, cirurgia ou um médico) conhecido nos seus melhores aspectos, para obter aceitação dos pacientes atuais e futuros.

Quais as principais diferenças entre Propaganda Médica e Publicidade Médica?

Como a gente já comentou acima a propaganda está mais ligada a algo comercial, já a publicidade pode ser comercial mas também pode ser informativa.

Vale a pena a investir em Publicidade Médica?

A resposta é talvez. Depende muito do direcionamento que vai ser dado. Se for publicidade com um tom mais comercial, não. Se for publicidade, direcionado para algo mais informativo, sim.

O que é Marketing Médico?

No comecinho deste artigo a gente falou sobre a definição de Marketing Médico mas vale reforça-la mais uma vez:

Marketing Médico é o conjunto de técnicas e estratégias de Marketing, aplicados à área médica respeitando as determinação do CFM, Código de Publicidade Médica e Código de Ética Médica.

É comum no meio dos Publicitários brincar dizendo que o marketing é o pai da publicidade e da propaganda. O principal motivo disso é que marketing médico é muito mais abrangente do que propaganda médica ou publicidade médica. Quando a gente fala de marketing médico estamos falando de todo o processo que “venda” e da relação entre o médico, clínica ou hospital com o paciente.

Qual o principal objetivo do Marketing Médico?

O principal objetivo do Marketing Médico é desenvolver ações para se chegar até o paciente ou futuro paciente, entender e satisfazer suas necessidades.

Os 4 Ps do Marketing Médico

Se no marketing tradicional os 4 Ps são produto, preço, praça e promoção no marketing médico eles são:

  1. Produto (você médico ou médica, além dos serviços que você realiza como consultas, procedimentos ou cirurgias)
  2. Preço (quanto custa uma consulta, procedimento ou cirurgia)
  3. Praça (seu consultório, clínica ou mais recentemente a internet quando falamos de telemedicina)
  4. Promoção (onde e como você vai anunciar seus produtos)

 

Por onde começar a fazer marketing médico?

Aqui na WE a gente sempre diz que antes de você investir em marketing médico você precisa cuidar de 2 coisas primeiro:

  • Identidade Visual
  • Site

Identidade Visual

A identidade visual começa com a criação da sua logo e o grande objetivo da sua logo é te ajudar a se diferenciar dos seus colegas e passar uma primeira impressão para seus pacientes.

Talvez você você queria que a sua logo seja “séria” ou talvez mais “moderna” ou ainda pode ser que você queira algo mais “informal”. Tudo vai depender do seu gosto e também de como você quer se posicionar no mercado.

Além disso, a criação de logo para médicos é apenas o primeiro passo quando a gente fala de identidade visual. Isso porque com a logo feita você partir para várias outras coisas:

  • cartão de visitas
  • cartão virtual
  • assinatura de email
  • papel timbrado
  • pasta
  • comunicação visual na sua clínica
  • prontuário (seja ele impresso ou eletrônico)

Na parte digital a logo dá um grande direcionamento para todas as peças que serão trabalhadas, desde como será o seu site, os vídeos que você irá fazer, as publicações nas redes sociais e mais uma infinidade de coisas.

Então, resumindo: a criação de logo e identidade visual é o primeiro passo que você deve dar quando começar a pensar em investir em marketing médico.

Site

Poxa Edson, mas nós já estamos em 2021, será que eu ainda preciso de um site?

Bom, se você está lendo isso, provavelmente você está lendo no site aqui da WE Marketing Médico. E é bem possível inclusive que você tenha encontrado a gente pelo Google (que eu considero o maior indicador de pacientes para os médicos). Talvez seja possível que você tenha vindo de algum link nas redes sociais. Oras, o fato é que você está aqui e esse mesmo cenário poderia estar acontecendo com um paciente que te encontrou na internet.

Depois de criar sua logo e identidade visual o segundo passo que eu sugiro você dar na caminhada do marketing médico é criar seu site. Eu normalmente comento que seu site é sue porto seguro na internet e é muito fácil de entender o motivo:

Se você tem mais de 30 é bem provável que você lembre do Orkut? E se você não lembra o Orkut era uma das maiores redes sociais do mundo e foi, por muito tempo, a maior do Brasil! E o que aconteceu com ele? As pessoas saíram do Orkut e foram para o Facebook

Agora, é bem provável que você não usa muito o Facebook hoje em dia (eu particularmente ainda uso bastante na parte de grupos e em alguns casos bem específicos a gente ainda recomenda em algumas estratégias aqui na WE). Eu já vi vários médicos e médicas com páginas muito grandes no Facebook (20 mil, 50 mil e mais de 100 mil curtidas). Mas adianta você ser popular em uma rede que ninguém mais usa?

Aqui na WE, já tem uns anos, a gente observa que o gráfico de crescimento do Facebook é invertido, ou seja, está na verdade diminuindo. Quando a gente acompanha as páginas de alguns médicos e médicas é possível observar que o número de curtidas vai caindo ao longo do tempo. E isso não quer dizer que as pessoas estão deixando de seguir aquele médico ou médica em específico. Elas estão simplesmente saindo do Facebook.

E as pessoas estão saindo do Facebook e indo pra onde?

Para o Instagram.

Nos últimos tempos o Instagram tem sido a melhor rede social para médicos. Em geral os que tem especialidades mais voltadas para a parte estética como Dermatologia e Cirurgia Plástica tem prosperado nessa rede.

Mas adivinha só, tem uma nova rede social que está crescendo monstruosamente: TikTok.

Será que as pessoas irão sair do Instagram e ir para o TikTok?

 

Se a gente fosse colocar isso na prática seria algo mais ou menos assim:

Orkut > Facebook > Instagram > TikTok > ?

Vai surgir alguma outra coisa nova, é fato e é só questão de tempo.

 

E nesse meio tempo todo o médico que já tem um site bem organizado e bem otimizado continuou tendo bons pacientes através da internet. Por sinal, se você parar para pensar, antes de serem aplicativos o Orkut, Facebook, Instagram, TikTok são sites. A internet foi construída em torno desse conceito e não existe nem se quer algum indicador que isso deva mudar.

Um conselho rápido sobre a criação de sites para médicos

Por favor, não tente fazer seu site você mesmo: você vai perder um precioso tempo (que poderia estar sendo usado atendendo pacientes) e pode ter certeza que um profissional ou empresa “que só faz sites o dia inteiro” (força de expressão, tudo bem?) vai fazer bem melhor do que você.

Qual a diferença do Marketing Tradicional para o Marketing Médico?

A principal diferença do marketing tradicional para o Marketing Médico é que nesse segundo você não pode fazer nada que leve para o lado comercial, tudo precisa ter um perfil educativo e informativo.

E porque isso?

Porque é uma determinação do Código de Publicidade Médica, especificamente no artigo 8:

 

Art. 8º O médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação leiga, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos.

Percebe no final do artigo a parte onde diz “de fins estritamente educativos”? Bom, esse é posicionamento que o médico tem de ter quando o assunto for Marketing Médico.

Mas adiante a gente vai falar de uma maneira mais direcionado sobre o que o médico pode e o que ele não pode fazer quando o assunto for Marketing Médico, especialmente de forma digital.

7 Vantagens do Marketing Médico

Investimento e a relação custo X benefício

Um das principais vantagens do Marketing Médico é a possibilidade de implementar estratégias que geram resultado sem um investimento muito alto, especialmente direcionando para a área digital.

Ter o melhor custo-benefício não quer dizer que seja barato. Quer dizer que seu investimento tem um melhor retorno e, como a gente já comentou antes, você consegue investir muito menos do que se comparado aos meios tradicionais.

Profissionalismo

Além disto o Marketing Médico ajuda trazer mais profissionalismo para sua clínica, consultório e hospital.

Previsibilidade

Outro ponto positivo é que o Marketing Médico ajuda a trazer previsibilidade, ou seja, você deixa de depender tanto assim dos convênios e indicação de outros pacientes e passa a contar com ações que estão dentro do seu controle. Aqui na WE existem vários médicos e médicas com quem trabalhamos que, depois de alguns meses de trabalho, o direcionamento da conversa vai mais para o lado de “Vi aqui que minha agenda está menos fluxo nas próximas semanas, vamos intensificar os anúncios” ou “Puxa, minha agenda já está cheia para o próximo mês, acho que podemos diminuir o investimento em anúncios”.

Conexão Direta com o Paciente

Outro ponto que eu gosto de destacar é que seu nome (que é a sua marca) aparece onde seus pacientes atuais e futuros estão: na internet. Justamente por isso a conexão direta com esse paciente é muito mais fácil e rápida. Se você parar para pensar um pouco no marketing tradicional, pegando especificamente exemplos rádio e televisão, o que os comerciais fazem é basicamente interromper uma programação (algo que a pessoa quer ver) e mostrar uma propaganda (algo que a pessoa não quer ver).

Você consegue de fato acompanhar os resultados

Como medir quantas pessoas viram seu outdoor e ligaram para agendar uma consulta? Ou ainda, como saber que alguém escutou na rádio e te procurou para realizar determinado paciente? Quantas pessoas viram sua propaganda na TV? Ou aquele seu anúncio na revista?

Percebe que todas as respostas para essas perguntas são subjetivas? Ou são estimativas?

Quando a gente falar de Marketing Médico Digital você consegue saber exatamente:

  • quantas pessoas foram impactadas;
  • quantas demonstraram interesse;
  • quantas agendaram uma consulta;
  • quantas realizaram um procedimento;
  • quantas fizeram uma cirurgia;

E isso são só alguns exemplos. O fato é que quando a gente falar de Marketing Médico Digital as coisas ficam bem menos subjetivas e se tornam mais objetivas.

Você consegue competir com profissionais que estão a mais tempo no mercado

Marketing Médico Digital é ótimo (e essencial) para quem está começando uma carreira, isso porque você consegue competir com outros médicos e médicas que já estão há mais tempo (talvez anos) no mercado.

Você consegue imaginar um médico em começo de carreira colocando anúncios na TV ou fazendo outdoors por toda a cidade? Isso é no mínimo inviável financeiramente.

Mas você consegue imaginar um médico em começo de carreira criando um site, fazendo anúncios no Google e movimentando suas redes sociais? Sem dúvidas! Inclusive a gente isso aqui na WE o tempo todo.

E isso nos leva ao nosso próximo tópico.

O Marketing Médico Digital é mais direcionado

E quando eu digo mais direcionado eu quero dizer que você praticamente consegue escolher para quem seus conteúdos e anúncios irão aparecer. Se você mora em uma cidade com 1 milhão de habitantes é bem provável que não são todas essas pessoas que tem potencial (incluindo aí potencial financeiro) para serem seus pacientes. Talvez o grupo de pessoas que você queira atingir seja bem menor, algo em torno de 50 mil ou 10 mil pessoas. Talvez sejam mulheres, entre 24 e 35 anos, que praticam esportes e se interessam por um estilo de vida mais saudável. No final, não seria mais interessante (e com menor custo) falar com 10 mil pessoas segmentadas do que 1 milhão de pessoas?

Como fazer Marketing Médico

Existem diversas possibilidades de se trabalhar o Marketing Médico com diferentes técnica e estratégias, mas é possível dividi-las em alguns pontos:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Email Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Otimização de Conversão – CRO;
  • Marketing de Busca – SEM.

Marketing Médico para Especialidades Estéticas

Dá pra fazer Marketing Médico para especialidades que NÃO SÃO estéticas?

Marketing Médico com o objetivo de impactar outros médicos

Marketing de Conteúdo para Médicos

Marketing de Conteúdo para Médicos é todo conteúdo (texto, vídeo, áudio etc) que é feito para educar e informar os pacientes. A ideia por trás disso é fazer com que seus pacientes, atuais e futuros, tenham você como referência e se tornem clientes (sim, pacientes também são clientes).

A ideia é que este conteúdo fale sobre as principais dúvidas dos seus pacientes e também sobre informações que você gostaria que eles soubessem.

O Marketing de Conteúdo para Médico é cada vez mais importante porque a informação está na mão do paciente:

Hoje em dia mais de 90% dos pacientes procuram na internet antes de irem ao médico, mesmo que seja um profissional indicado por outro paciente.

Muito provavelmente este paciente irá procurar informações o Google ou YouTube e lá ele pode encontrar seu site ou canal.

É possível ainda que este paciente queira saber um pouco mais sobre você, sua clínica ou hospital e vá dar uma olhada como estão suas avaliações no Google e Facebook, além de dar uma passada no seu Instagram também.

Até pra ficar mais fácil de entender, coloque-se no lugar do seu paciente. Quando vai comprar alguma coisa, contratar alguém ou algum serviço, onde você procura?

Marketing de Conteúdo para Médicos Na Prática

Vamos imaginar o seguinte…

Estou com uma dor nos olhos que está me incomodando há alguns dias. Vou lá e procuro por “dor nos olhos” e encontro estes resultados:

marketing médico

Só com esta primeira tela as possibilidades se abrem para:

  • Glaucoma;
  • Terçol;
  • Causas da dor no olho, como tratar e prevenir;
  • O que fazer para aliviar a dor nos olhos?;
  • Quais doenças causam dos nos olhos?;
  • O que pode ser dor de cabeça e dor nos olhos?;
  • Qual o remédio para dos nos olhos?;
  • 10 Doenças que podem causar dos nos olhos.

Confira um exemplo do que as pessoas mais procuram no YouTube relacionado a dor nos olhos:

marketing médico

Eu aposto que para cada busca desta existem pelo menos 10 vídeos falando sobre o assunto. Dá só uma olhada nos vídeos que aparecem somente para “dor nos olhos”:

marketing médico

Agora, pense comigo… se você é Oftalmologista o quanto seria interessante estar presente nos resultados destas buscas no Google e no YouTube?

Muito!

Especialmente se seu conteúdo for de qualidade e agregar valor para este futuro paciente. Com isto as chances dele virar seu cliente são muito maiores.

Uma vantagem muito legal do Marketing de Conteúdo para Médicos é que ele desempata qualquer disputa sua com um concorrente. Ter um bom conteúdo pode ser o diferencial para este paciente te escolher.

Edson, mas e o Instagram, Facebook, Tik Tok e WhatsApp?

Bom, eles também fazer parte do universo do Marketing de Conteúdo para Médicos mas vamos falar sobre estas redes mais pra frente quando entrarmos em Redes Sociais para Médicos.

Email Marketing para Médicos

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Transacionais e/ou Automatizados

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Emails diretos

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Mobile Email Marketing

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Como escolher uma boa ferramenta para E-mail Marketing

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Redes Sociais para Médicos

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Instagram para Médicos

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Facebook para Médicos

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Twitter para Médicos

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Tik Tok para Médicos

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WhatsApp para Médicos

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YouTube para Médicos

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CRO – Otimização da Taxa de Conversão para Médicos ou Com Extrair Mais das Suas Ações de Marketing Médico

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Testes A/B

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Heatmaps e gravação da sessão

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Marketing de Busca para Médicos

SEO para Médicos – Otimização dos Resultados de Busca

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Links Patrocinados para Médicos

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O que são links patrocinados?

Google Ads para Médicos

Planejamento de Marketing para Médicos, Clínica e Hospitais

Relatório do Estado Atual

Estudo de Público-Alvo

Determinar Objetivos

Listar Recursos Necessários

Fazer um Cronograma

Monitorar as Ações

 

Métricas Importantes de Marketing Médico

ROI

CAC

NPS

Ferramentas de Marketing Médico

Desenvolvimento de Aplicativos para Médicos

Ética no Marketing Médico: o que pode e o que não pode de acordo com o CFM

Erros para se evitar na hora de fazer Marketing Médico

Cursos de Marketing Médico

Blog ainda funciona como estratégia de Marketing Médico?

Marketing Médico funciona?

Quanto custa investir em Marketing Médico?

Vale a pena contratar um Especialista em Marketing Médico?

Especialista em Marketing Médico

Agência Especializada em Marketing Médico

WE Marketing Médico

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