Como Conquistar Mais Pacientes, Superar Seus Concorrentes e Se Tornar Conhecido em Sua Cidade: Seu Guia Da WE Marketing Médico

Olá, tudo bem?

Meu nome é Edson Medeiros e eu sou Especialista em Marketing Médico na WE Marketing Médico.

Hoje a gente vai falar sobre três coisas que (quase) todos os médicos querem:

  • Como conquistar mais pacientes;
  • Como superar seus concorrentes;
  • Como se tornar conhecido na sua cidade.

As verdade é que estas três coisas andam juntas mas vou seguir esta ordem porque pra mim faz mais sentido justamente porque a ideia é partir mais para a prática do que a teoria.

Como conquistar mais pacientes

Talvez este seja o desejo de todo médico, especialmente para quem está em início de carreira: conquistar mais pacientes.

Passo 1

Para isto eu recomendo que você tenha sua identidade visual bem definida (logo, papelaria, cartão de visitas etc) justamente porque você irá precisar disso para criar seu site e será muito útil para fixar sua marca nas redes sociais. Se não tem sua identidade visual definida procure uma empresa ou profissional que possa te ajudar com isto.

Passo 2

Para criar seu site procure uma empresa ou profissional especialista nesta área, afinal, você é médico e não web designer. Talvez você até consiga fazer um site por conta própria mas pode ter certeza que seu tempo seria melhor aproveitado fazendo outras coisas, como atender pacientes.

Lembre-se de uma coisa: o objetivo do seu site é te ajudar a conquistar mais pacientes e por isto ele precisa te ajudar a passar credibilidade e a “vender”.

Passo 3

Assim que seu site estiver no ar eu recomendo começar as campanhas de anúncios no Google Ads. E por que lá? Bom, porque quem procura no Google normalmente já está procurando por:

  • seu nome;
  • sua especialidade;
  • algum tratamento;
  • algum procedimento;
  • algum sintoma;
  • alguma dor;
  • alguma dúvida relacionada à sua área.

Portanto esta pessoa está mais próxima de se tornar sua paciente.

E não se preocupe se você não souber anunciar no Google, você pode aprender (o que eu não recomendo porque você irá passar um bom tempo fazendo isto e perder um bom dinheiro) ou procurar uma empresa ou profissional especializado que poderá te ajudar.

Passo 4

Crie seu perfil no Instagram, Facebook, YouTube e Tik Tok. Escolhi especificamente estes canais porque você pode reaproveitar o conteúdo que gerar em um para o outro.

O conteúdo que você irá publicar nestas redes é justamente as principais dúvidas que seus pacientes te perguntam toda a semana e a melhor maneira de fazer isto é através de vídeos curtos. Somente com vídeos você consegue reaproveitar os conteúdos para o Instagram, Facebook, YouTube e Tik Tok. De quebra você ainda consegue colocar estes mesmos conteúdos no seu site, o que quer dizer que você vai trabalhar 1 vez e ganhar 5 vezes.

Você precisará basicamente do seu celular e um Microfone de Lapela (existem modelos a partir de R$19,90) para ficar com uma qualidade de som melhor.

Lembre-se: você sempre pode contar com ajuda profissional para a criação dos roteiros (o que você deve falar), gravação e filmagem dos vídeos.

Além de criar estes conteúdos é muito importante que as pessoas saibam deles e por isto você precisa patrociná-los. Algumas segmentações básicas são:

  • cidade ou região que você atua;
  • faixa etária dos seus pacientes;
  • sexo dos pacientes;

Mas, como já disse em outro conteúdo nosso que fala sobre Médico: Por que você não deve impulsionar seus posts no Instagram e Facebook eu recomendo que você procure uma agência ou um especialista em tráfego para fazer com que seu conteúdo chegue em outras pessoas.

Uma regra básica é que você deve investir financeiramente na divulgação do seu conteúdo pelo menos o dobro do que você gastou para produzi-lo.

Por último: mantenha a frequência de publicações e anúncios patrocinados.

Seguindo estes 4 passos você com certeza irá conquistar mais pacientes. E, se não conquistar, pode me ligar ou mandar um WhatsApp que eu vou te ajudar pessoalmente sem custo.

Como superar seus concorrentes

Além de fazer os 4 passos que mostrei na hora de conquistar mais pacientes. para superar seus concorrentes você deve estar sempre à frente. Pode ficar tranquilo porque se você:

  • tiver uma identidade visual profissional;
  • tiver um site;
  • anunciar no Google;
  • criar conteúdo em vídeo toda semana com as dúvidas mais frequentes dos seu pacientes e patrocinar este conteúdo…

… você já estará a frente de pelo menos 95% dos seus colegas na cidade.

Para superar seus concorrentes você pode contar com ajuda profissional de consultores ou agências especializadas na área que te ajudarão a pensar e executar ações que outras pessoas não estão fazendo.

Existem estratégias avançadas que permitem por exemplo que seu anúncio apareça toda vez que alguém procurar pelo nome do seu concorrente, ou entrar no site dele ou ainda estiver fisicamente no consultório, clínica ou hospital dele. Não quero fazer o papel de advogado do diabo, mas você já procurou o seu próprio nome no Google?

Como se tornar conhecido na sua cidade

Seguiu o passo a passo de como conquistar mais pacientes? Conferiu a parte de como superar seus concorrentes? Ótimo! Com isto você já estará:

  • aparecendo no Google quando te procurarem;
  • aparecendo, com frequência, no Instagram, Facebook, YouTube e Tik Tok para as pessoas certas;
  • trabalhando com ajuda profissional.

O próximo passo é manter a consistência destas ações, ou seja, não pare. Eu garanto pra você que se feito da maneira correta e pelo tempo necessário este investimento em todas estas atividades que mencionei se paga tranquilamente. É sério quando eu falo “eu garanto” é porque garanto mesmo, se não, não estaria aqui até hoje.

Além disto é óbvio que você precisar prestar um bom atendimento. Veja só que eu não estou nem falando um excelente atendimento estou dizendo um bom atendimento isto porque a maioria dos seus colegas presta um atendimento regular ou ruim aos pacientes.

Logo, se você se esforçar um pouquinho você já estará fazendo algo muito diferente. Se você se esforçar muito, prestando realmente um atendimento excelente, você irá conquistar o coração e a fidelidade dos seus pacientes.

E agora?

Bom, agora é hora de colocar as coisas em prática porque ficar sentado na sua cadeira não vai te ajudar a Conquistar Mais Pacientes, Superar Seus Concorrentes e Se Tornar Conhecido em Sua Cidade.

O que achou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Pergunte aqui nos comentários:

PS.: se você gostou, compartilhe este conteúdo nos seus grupos de WhatsApp de Médicos. Pode ser que ajudar um colega.

Posts Recentes