Médico, conheça 3 opções para diversificar sua captação de pacientes

Olá! Tudo bem aí?

Meu nome é Edson Medeiros e eu sou Especialista em Marketing Médico aqui na WE Marketing Médico.

Hoje a gente vai conversar um pouco sobre 3 opções para você que é médico diversificar sua captação de pacientes.

Quando eu falo em diversificar eu estou considerando o fato de que mais de 90% dos médicos captam novos pacientes somente através de indicações.

E eu quero que você entenda que não tem nada de errado em conquistar novos pacientes através de indicações, na verdade isto é muito saudável financeiramente para o seu consultório, clínica ou hospital.

O problema é que em um mês você pode ter várias indicações e no outro não.

E isto é péssimo de um ponto de vista financeiro e administrativo, já que você tem diversos custos fixos.

Mas Edson, o que mais que dá pra fazer para conquistar novos pacientes além das indicações?

A primeira opção que eu escolheria são os anúncios no Google. A gente até já falou aqui sobre este tema em um outro conteúdo chamado Como aparecer no Google e captar mais pacientes mas resumindo os anúncios no Google funcionam muito bem porque:

  • o anúncio aparece na hora que o paciente está procurando (parece mágica né?);
  • você só paga se o paciente clicar no seu anúncio;
  • o paciente já está mais perto do momento de fazer a consulta ou procedimento, tanto que ele procura no Google pelo seu nome, sua especialidade, alguma dor, algum sintoma ou alguma dúvida sobre algum procedimento.

O prazo de retorno para investimentos em anúncios no Google é rápido.

A segunda opção que eu escolheria seriam os anúncios nas redes sociais. Para ser mais objetivo estamos falando dos anúncios no Instagram e Facebook (LinkedIn, Tik Tok, Pinterest e Twitter ainda representam pouquíssimo em termos de expressividade). Se você não viu, vale dar uma conferida no conteúdo que falamos sobre O que é melhor para médicos? Google ou Instagram?. O resumo dos anúncios nas redes sociais é o seguinte:

  • possibilidade alcançar mais pacientes no Google;
  • segmentação mais avançada;
  • paciente está mais longe do momento de fazer a consulta ou procedimento e por isto normalmente a gente precisa despertar o interesse dele.

O prazo de retorno para investimentos em anúncios nas redes sociais pode ser rápido, mas normalmente é médio.

A terceira opção é investir em marketing de conteúdo. Marketing de conteúdo é basicamente o que eu estou fazendo agora, ou seja, estou produzindo conteúdo em vídeo, áudio e texto para o meu público alvo, que é você que é médico, sem promover explicitamente a nossa marca.

A grande sacada do marketing de conteúdo é que você ajuda o seu público-alvo (pacientes atuais, novos pacientes e em alguns casos outros médicos) a resolver um problema e vira uma autoridade no assunto.

O prazo de retorno para investimentos em marketing de conteúdo pode ser médio, mas normalmente é longo.

O que estas 3 estratégias tem um comum?

Bom, o que a gente encontra em comum entre os anúncios no Google, anúncios no Instagram e Facebook e o marketing de conteúdo é que eles trazem um coisa que as indicações não trazem:

P-R-E-V-I-S-I-B-I-L-I-D-A-D-E

Com estas estratégias rodando você consegue ter uma ideia ou uma perspectiva de resultados e crescimento no consultório. Com isto, você consegue se preparar melhor e terá mais segurança para tomar as decisões necessárias para o funcionamento e crescimento do seu consultório, clínica ou hospital.

Você pode conferir um pouco mais sobre a previsibilidade em dois outros conteúdos que temos:

  1. Entenda quais são os números importantes para você acompanhar quando investe em Marketing Médico
  2. Métricas avançadas de Marketing Médico

E aí, o que achou deste conteúdo Médico, conheça 3 opções para diversificar sua captação de pacientes Se você ficou com alguma dúvida pergunte aqui nos comentários.

PS.: se você gostou deste conteúdo aproveite e compartilhe nos seus grupos de WhatsApp de Médicos. Pode ser que ajude outros colegas.

Posts Recentes