Como aparecer no Google e captar mais pacientes

Olá, tudo bem?

Meu nome é Edson Medeiros, eu sou Especialista em Marketing Médico e um dos sócios da WE Marketing Médico.

Quando estamos falando de médicos existem 3 principais maneiras de se aparecer no Google.

1. Anúncios (Google Ads)

Os anúncios são os primeiros resultados da busca do Google. Eles ficam no topo da página e são ativados toda vez que alguém digita uma palavra chave. No exemplo a seguir eu digitei na busca “cirurgião plástico em campo grande”.

No caso de uma palavra chave concorrida podem aparecer até 4 resultados (grave este número).

Vantagens do anúncio

  • você aparece exatamente quando alguém está procurando pelo seu negócio (sua especialidade, seu nome, tratamento, procedimento etc);
  • você só paga se a pessoa clicar no seu anúncio;
  • você começa a aparecer quase que imediatamente.

Desvantagens do anúncio

  • você paga aparecer e se não pagar não aparece (portanto fica dependente de um investimento contínuo);
  • você precisa fazer contas e acompanhar as campanhas com frequência (para saber se estão compensando ou não);
  • alguns termos você não consegue anunciar.

Como faço para criar os anúncios no Google?

Você pode criar os anúncios através do Google Ads que é a plataforma de anúncios do Google. Mas, eu não recomendo você fazer isto por contra própria. Pra entender melhor o que estou dizendo confira o nosso conteúdo Por que os médicos não deve fazer anúncios no Google Ads.

Quem paga mais aparece em primeiro, certo?

Na verdade não. Uma questão bem interessante é que normalmente quem aparece em primeiro no anúncio está pagando menos e não pagando mais.

Como assim Edson?

Isto acontece porque, apesar do Google querer muito seu dinheiro, ele quer também entregar o melhor resultado da busca para a pessoa que está procurando.

A principal métrica que o Google considera na hora de colocar alguém na frente é o índice de qualidade. Este índice considera principalmente:

  • a experiência que a pessoa que está fazendo a busca terá no seu site (e aqui a importância de ter um site bem feito e otimizado);
  • a relevância do anúncio (este anúncio está relacionado diretamente com o que a pessoa está procurando?)

2. Mapa do Google

A segunda maneira de aparecer no Google é através do mapa. Em regra são 3 resultados:

Para aparecer no mapa do Google você precisa criar uma conta no Google Meu Negócio. A gente tem um outro conteúdo muito legal que ensina exatamente isto: Passo a passo de como colocar sua clínica, consultório ou hospital no mapa do Google.

Vantagens do mapa do Google

  • você não paga nada para aparecer;
  • não importa quantos cliques são feitos no seu nome;
  • considera a geolocalização, mostrando sua clínica, consultório ou hospital para quem está mais perto de você fisicamente.

Desvantagens do mapa do Google

  • você aparece atrás dos anúncios (é possível criar anúncios para o mapa do Google também);
  • leva mais tempo para você começar a aparecer no mapa do que nos anúncios.

3. Resultados da Busca Orgânica

A terceira e última maneira de aparecer no Google é através dos resultados orgânicos da busca. Quando a gente fala de resultados orgânicos estamos falando dos 10 resultados que aparecem depois dos anúncios e também depois do mapa:

Para aparecer no resultado da busca orgânica do Google são considerados mais de 200 fatores.

Prestem atenção em um ponto importante: o primeiro resultado da busca orgânica só aparece depois dos 4 primeiros resultados dos anúncios e depois dos 3 resultados do mapa do Google, ou seja, teoricamente o primeiro resultado da busca orgânica é o 8 resultado da busca do Google.

Poxa Edson, já que os resultados orgânicos só aparecem depois dos anúncios e do mapa, ainda vale a pena aparecer lá?

Sim! E você vai entender um pouco melhor em seguida.

Vantagens da Busca Orgânica do Google

  • você não paga para aparecer;
  • não importa quantos cliques são feitos no seu nome;
  • você consegue aparecer para termos que tem restrição de serem anunciados.

Desvantagens da Busca Orgânica do Google

  • você demora para aparecer (dependendo da concorrência da palavra chave pode demorar entre 6 e 12 meses para você aparecer entre as 10 primeiras posições);
  • com o imediatismo que vivemos existe um tendência maior das pessoas clicarem nos primeiros resultados da busca (anúncios ou mapa).

Afinal, qual a melhor maneira de aparecer no Google e captar mais pacientes?

Bom, a melhor maneira é aparecer nos anúncios, no mapa e também na busca orgânica. Se for para escolher uma destas três eu voto nos anúncios, que provavelmente é onde você começará ter os resultados mais rápidos.

E aí, o que achou deste conteúdo Como aparecer no Google e captar mais pacientes? Se você ficou com alguma dúvida pergunte aqui nos comentários.

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