Como Funciona o Algoritmo do Instagram (explicado por Adam Mosseri – Head do Instagram)

No dia 31/05/2023 Adam Mosseri, Head do Instagram, publicou em sua conta no Twitter um video explicando como funciona de forma simples, como funciona o algoritmo do Instagram. Aqui você encontra a transcrição completa do vídeo traduzida para português.

Como funciona o Algoritmo do Instagram?

Hoje, vou explicar como o ranqueamento funciona no Instagram. Eu fiz um vídeo assim há cerca de dois anos, mas fizemos muitas mudanças e melhorias no Instagram nos últimos anos, então pensei que seria bom fazer uma versão atualizada. Aviso justo, este vai ser um vídeo um pouco longo, porque vou detalhar como o ranqueamento funciona em Stories, Feed, Reels e Explore, e isso leva um pouco de tempo para fazer.

Mas para começar, as pessoas costumam falar sobre o algoritmo, mas não existe um único algoritmo para o Instagram. Usamos os algoritmos e processos de ranqueamento para tentar personalizar a experiência, para torná-la o mais interessante possível para cada pessoa que usa o Instagram. Acreditamos nesta ideia de personalização. O que você está interessado e o que eu estou interessado é diferente, e, portanto, seu Instagram e meu Instagram devem ser diferentes, e o ranqueamento é como entregamos essa promessa.

Como funciona o Algoritmo do Instagram?
Como funciona o Algoritmo do Instagram?

Como funciona o Algoritmo do Stories do Instagram?

Então, vamos começar com as Stories, porque elas estão no topo do aplicativo. Agora, quando você abre o Instagram, a primeira coisa que fazemos é olhar cada história que você pode ver, porque foi postada por alguém que você segue nas últimas 24 horas, e estimamos o quanto você pode estar interessado em cada uma delas. Agora, não podemos saber com certeza o quanto você está interessado, mas podemos usar proxies ou suposições. Então, o que fazemos é fazer previsões. Prever certas coisas que você pode fazer com uma história. Você pode tocar em uma história para abri-la, pode responder ao autor, pode gostar da história ou enviar uma reação ou um emoji. Todos esses são proxies para indicar que você está interessado no que essa pessoa tinha a dizer. E a maneira como fazemos essas previsões é usar sinais, informações que sabemos sobre você e seus interesses.

Como funciona o Algoritmo do Stories do Instagram?
Como funciona o Algoritmo do Stories do Instagram?

Agora, os sinais mais importantes para as Stories, em ordem de importância, são seu histórico de interação com as Stories, então você costuma olhar as histórias deste autor? Seu histórico de interações com o autor dessa história, então você costuma responder a esse autor ou gostar de histórias desse autor no passado? E então, quão próximo você parece estar desse autor em geral? Talvez você mande mensagens para eles com muita frequência, esse é outro sinal. Agora, usamos esses sinais para fazer essas previsões. Quanto maior acreditamos que seja a probabilidade de você tocar nessa história ou responder a essa história, mais alto em Stories ela estará para você quando você abrir o Instagram. Tudo isso é uma maneira de tentar ajudar a conectar você com as pessoas de quem você se importa e que lhe interessam.

Como funciona o Algoritmo do Feed do Instagram?

Em seguida, vamos para o Feed. O objetivo do Feed é atualizar você sobre o que de melhor aconteceu no Instagram desde a última vez que você usou o aplicativo. Isso significa fotos e vídeos não apenas de contas que você segue, mas também de contas que você pode não ter ouvido falar ainda, mas achamos que você pode estar interessado. E o que fazemos aqui novamente é fazer uma série de previsões. Então, para cada postagem, prevemos o quão provável você é de comentar sobre ela, gostar dela, compartilhá-la, tocar na foto do perfil ou até mesmo passar alguns segundos olhando para ela. E fazemos essas previsões usando sinais, informações que temos.

 

Os sinais mais importantes, em ordem de importância, são

  1. Seu histórico de interações, com o que você costuma interagir e gostar no Instagram no passado
  2. Informações sobre aquela postagem, ela é popular, há muita atividade em torno dela
  3. Informações sobre a pessoa que fez aquela postagem.
  4. Quanto você costuma interagir com o autor daquela postagem no passado
Como funciona o Algoritmo do Feed do Instagram?
Como funciona o Algoritmo do Feed do Instagram?

E o que tentamos fazer é ordenar as coisas no Feed na ordem que você pode estar interessado. Então, as coisas que você está mais interessado devem estar no topo, e as menos interessadas no fundo.

Agora, quero deixar claro. Não sabemos exatamente o que você está interessado. Estamos fazendo um palpite educado e cometemos erros. É por isso que é tão importante que construamos controles para ajudá-lo a moldar a experiência em algo que você ama. Agora, dois novos controles que construímos na verdade desde que fiz o último desses vídeos são Favoritos e Seguindo. Favoritos é uma lista de contas que você seleciona de contas que você está realmente interessado. E se algum dos seus favoritos postar uma foto ou vídeo, faremos o nosso melhor para mostrar essa foto ou vídeo no topo do Feed na próxima vez que você abrir o Instagram. E Seguindo é um feed de fotos e vídeos apenas de contas que você segue e em ordem cronológica. Se você realmente quer apenas se concentrar no que é mais recente e melhor que foi postado pelas pessoas que você decidiu seguir ao longo dos anos.

Como funciona o Algoritmo do Reels do Instagram?

Em seguida, são os Reels de fotos. Agora, o objetivo dos Reels é entretê-lo. E a maioria do que você verá na sua aba Reels são vídeos de contas que você ainda não segue. E então vamos fazer a mesma coisa. Vamos fazer uma série de previsões sobre cada Reel para avaliar o quão interessante ele pode ser para você. Mas quero começar primeiro com essa ideia de o que mesmo olhamos para classificar em primeiro lugar? Porque há muitos Reels postados no Instagram todos os dias e temos que decidir quais você pode estar interessado. Mas basicamente damos uma olhada no que você interage, outras pessoas que interagem com o mesmo conteúdo e o que mais elas parecem estar interessadas. Mas então voltamos a um padrão muito semelhante ao que você ouviu sobre Feed e Stories. Fazemos uma série de previsões para cada Reel. Então, quão sortudo você é para assistir o Reel até o fim. Quão sortudo você é para enviar o Reel para um amigo. E quão sortudo você é para ir à página de áudio para aquele Reel, que é uma maneira de avaliar se você pode estar interessado em criar um Reel você mesmo. E os sinais que usamos são o que você costuma estar interessado no Instagram, quais Reels você assistiu no passado, e informações sobre o Reel, sobre o autor do Reel, e quanto você interagiu com aquele autor se de fato interagiu com aquele autor no passado. Tudo isso para criar uma aba, uma experiência que é imersiva, esperançosamente encantadora, e esperançosamente entretém você com alguns vídeos incríveis no Instagram.

Como funciona o Algoritmo do Reels do Instagram?
Como funciona o Algoritmo do Reels do Instagram?

Como funciona o Algoritmo do Explorar do Instagram?

Em seguida, vamos para o Explore. Explore, como Reels, é uma superfície de recomendação. É principalmente conteúdo de contas que você ainda não segue, mas são fotos e vídeos. E o objetivo do Explore é apenas ajudá-lo a descobrir novas coisas que você pode estar interessado. E então prevemos quão sortudo você é para gostar de uma postagem, quão sortudo você é para salvar aquela postagem, quão sortudo você é para compartilhar aquela postagem. E as informações ou os sinais que usamos para fazer essas previsões são muito semelhantes aos que usamos para Reels, em uma ordem ligeiramente diferente. Na verdade, o sinal número um ou grupo de sinais é informação sobre aquela postagem. Quão popular é aquela postagem agora? O segundo mais importante é o seu histórico de interação. Então, o que você costuma estar interessado no Instagram de forma mais ampla? Para mim, eu gosto de cozinhar, eu gosto de moda masculina, eu gosto de arquitetura, interiores, e então meu Explore tende a refletir isso. E o terceiro e o quarto grupos de sinais são informações sobre o autor e seu histórico de interação com aquele autor, que você pode nunca ter feito, mas se você fez, é um bom sinal de que você pode estar interessado no que eles têm a dizer.

Como funciona o Algoritmo do Explorar do Instagram?
Como funciona o Algoritmo do Explorar do Instagram?

E sobre shadowbanning?

Em seguida, e quero agradecer rapidamente por ficar comigo, porque eu sei que este é um vídeo longo, mas eu quero falar sobre shadowbanning, que é uma questão que levamos muito a sério no Instagram.

Afinal, o que é shadowbanning no Instagram?

Agora, shadowbanning como termo significa coisas diferentes para pessoas diferentes, mas geralmente é usado paradescrever uma situação em que você não está obtendo tanto alcance quanto acha que merece. E quero desmascarar um mito muito popular por aí, que é que não suprimimos o alcance para fazer as contas pagarem por anúncios. Se houver uma audiência interessada no que você compartilha, é do nosso interesse como negócio ajudar a conectar essas pessoas ao seu conteúdo da maneira mais eficaz possível. Porque quanto mais conectamos essas pessoas ao conteúdo de que estão interessadas, mais felizes elas vão estar, mais vão usar o Instagram, mais felizes você vai estar, mais vai usar o Instagram, e então podemos administrar um negócio anunciando contra esse engajamento em outro lugar.

O que faz uma conta sofrer shadowban no Instagram?

Agora, também quero deixar claro que há algumas instâncias em que reduziremos o alcance de uma conta ou removeremos um pedaço de conteúdo porque ele viola nossas diretrizes da comunidade, por exemplo.

Como saber se sua conta está no shadowban e como sair do shadowban do Instagram?

Mas é importante que você tenha informações completas e contexto sempre que isso acontecer, e é por isso que construímos algo que chamamos de status da conta. Então, se você for para as configurações do perfil, você pode ir para o status da conta, e há informações realmente importantes lá sobre sua conta. Você pode ver, um, removemos alguma foto ou vídeo que você postou no Instagram porque eles violam nossas diretrizes, e você pode recorrer dessas decisões se cometemos um erro. Dois, você pode ver o status de recomendabilidade da sua conta. Então, suas fotos e vídeos são elegíveis para aparecer em serviços como Explore ou Reels onde as pessoas estão vendo coisas de contas que não seguem? E você pode ver por que esse status é do jeito que é, e você pode remover algo se precisar ou recorrer a uma decisão. E terceiro, você também pode ver, sua conta é elegível para ser recomendada em serviços como Pesquisa e contas que você deve seguir? E novamente, você pode recorrer a qualquer decisão lá, porque você merece saber o que está acontecendo com seu alcance no Instagram. Então, por favor, confira o status da conta.

Como saber se sua conta está no shadowban e como sair do shadowban do Instagram?
Como saber se sua conta está no shadowban e como sair do shadowban do Instagram?

Como aumentar seu alcance e número de seguidores no Instagram?

Por último, quero terminar com alguns conselhos sobre como aumentar seu alcance e aumentar seu público no Instagram. Agora, infelizmente, preciso ser honesto, não há balas de prata, mas há algumas melhores práticas que tendem a funcionar. A primeira, que provavelmente é a mais importante, é experimentar. Cada público é diferente, e o que eles estão interessados também é diferente. Então, você vai precisar experimentar e descobrir o que ressoa com as pessoas que seguem sua conta. O segundo é, verifique suas informações. Isso ajuda você a descobrir o que está funcionando e o que não está. Agora, não reaja exageradamente a qualquer foto ou vídeo, mas procure tendências mais amplas. Que tipo de conteúdo tende a funcionar bem? Que tipo de conteúdo tende a funcionar menos bem para você? E então evolua ou itere a partir daí.

Terceiro é, colabore com outros criadores. Sabemos que as pessoas adoram ver os criadores se unindo para criar coisas novas e serem criativos de maneiras novas e colaborativas. Quarto é, certifique-sede verificar o status da conta para ver se há algum problema de recomendabilidade com sua conta para que você possa resolver isso ou recorrer se cometemos um erro. E por último, tente criar conteúdo original e envolvente. Estamos melhorando com o tempo na compreensão da diferença entre agregadores e criadores que produzem conteúdo original, e vamos procurar favorecer este último tanto quanto possível.

Agora, se você tiver alguma outra pergunta sobre dicas e truques ou como funciona o ranqueamento, você pode ir ao meu link na bio agora, e há uma visão geral de tudo que passamos hoje e mais. Agora, nossa esperança é ajudar a explicar como o Instagram funciona para você, para que você possa aproveitar ao máximo a plataforma e para que o Instagram possa ser uma comunidade tão vibrante e criativa quanto possível. Então, mais por vir. Saúde.”

 

In English

Instagram Ranking Explained

“Today, I’m going to explain how ranking works on Instagram. I did a video like this about two years ago, but we’ve made a lot of changes and improvements to Instagram over the last few years, so I thought it would be good to do an updated version. Fair warning, this is going to be a little bit of a long video, because I’m going to go into detail about how ranking works in Stories, and Feed, and Reels, and Explore, and it does take a little bit of time to do that.

But to start, people often talk about the algorithm, but there is no one algorithm for Instagram. We use the algorithms and ranking processes we use to try to personalize the experience, to make it as interesting as we can for each and every person who uses Instagram. We believe in this idea of personalization. What you’re interested in and what I’m interested in is different, and so therefore your Instagram and my Instagram should be different, and ranking is how we deliver on that promise.

Stories

So let’s start with Stories, because they’re at the top of the app. Now when you open up Instagram, the first thing we do is we look at every story that you might see, because it was posted by someone you follow within the last 24 hours, and we estimate how interested you might be in each and every one. Now we can’t know for sure how interested you are, but we can use proxies or guesses. So what we do is we make predictions. We predict certain things that you might do with a story. You might tap on a story to open it, you might reply to the author, you might like the story or send a reaction or an emoji. These are all proxies for indicating that you are interested in what that person had to say. And the way we make these predictions is we use signals, information that we know about you and your interests.

Now the most important signals for Stories, in order of importance, are your history of interacting with Stories, so do you tend to look at stories from this author? Your history of interactions with the author of that story, so do you tend to reply to that author or like stories from that author in the past? And then how close do you seem to be to that author in general? Maybe you message them really often, that’s another signal. Now we use those signals to make those predictions. The higher we think the likelihood of you tapping on that story or replying to that story, the higher up in Stories it’s going to be for you when you open up Instagram. All of this is a means of trying to help connect you with the people that you care about and that you’re interested in.

Feed

Next, let’s go to Feed. The goal of Feed is to catch you up on the very best that’s happened on Instagram since you used the app last. This means photos and videos not only from accounts that you follow, but also from accounts that you might not have heard yet but we think you might be interested in. And what we do here again is make a series of predictions. So for every post, we predict how likely you are to comment on it, like it, share it, tap on the profile pic, or even spend a few seconds looking at it. And we make those predictions using signals, information we have. The most important signals, in order of importance, are 1. Your history of interactions, what do you tend to interact with and like on Instagram in the past? 2. Information about that post, is it popular, is there a lot of activity around it? 3. Information about theperson who made that post. And 4. How much do you tend to interact with that author of that post in the past? And what we try and do is order things in Feed in the order that you might be interested in it. So the things that you’re the most interested in should be at the top, and the least interested in the bottom.

Now I want to be clear. We don’t know exactly what you’re interested in. We’re making an educated guess and we make mistakes. Which is why it’s so important that we build controls to help you shape the experience into something that you love. Now two new controls that we’ve built actually since I made the last one of these videos is Favorites and Following. Favorites is a list of accounts that you curate of accounts that you are really interested in. And if any of your favorites post a photo or video, we’re going to do our best to show that photo or video at the very top of Feed next time you open up Instagram. And Following is a feed of photos and videos only from accounts you follow and in chronological order. If you really want to just focus on what’s the latest and greatest that has been posted by the people that you’ve decided to follow over the years.

Reels

Next is Photo Reels. Now the goal of Reels is to entertain you. And most of what you’ll see in your Reels tab are videos from accounts that you do not yet follow. And so we’re going to do the same thing. We’re going to make a series of predictions about each Reel to assess how interesting it might be to you. But I want to first start with this idea of what do we even look at to rank in the first place? Because there are a lot of Reels posted on Instagram every day and we have to decide which ones you might be interested in. But basically we take a look at what you interact with, other people who interact with the same content and what else they seem to be interested in. But then we go back into a very similar pattern that you’ve heard about in Feed and Stories. We make a series of predictions for each Reel. So how lucky you are to watch the Reel till it’s over. How lucky you are to send the Reel to a friend. And how lucky you are to go to the audio page for that Reel, which is a way of assessing if you might be interested in creating a Reel yourself. And the signals we use are what you tend to be interested in on Instagram, what Reels you’ve watched in the past, and information about the Reel, about the author of the Reel, and how much you’ve interacted with that author if you have in fact interacted with that author in the past. All of this to create a tab, an experience that’s immersive, hopefully delightful, and hopefully entertains you with some amazing videos on Instagram.

Explore

Next, let’s go to Explore. Explore, like Reels, is a recommendation surface. It’s primarily content from accounts you do not yet follow, but it’s photos and videos. And the goal of Explore is just to help you discover new things that you might be interested in. And so we predict how lucky you are to like a post, how lucky you are to save that post, how lucky you are to share that post. And the information or the signals we use to make those predictions are very similar to the ones that we use for Reels, in a slightly different order. Actually, the number one signal or group of signals is information about that post. How popular is that post right now? The second most important is your history of interaction. So what do you tend to be interested in on Instagram more broadly? Forme, I’m into cooking, I’m into men’s fashion, I’m into architecture, interiors, and so my Explore tends to reflect that. And the third and the fourth groups of signals are information about the author and your history of interacting with that author, which you may have never done, but if you have done, it’s a pretty good signal that you might be interested in what they have to say.

Shadowbanning

Next, and I want to thank you real quick for sticking with me, because I know this is a long video, but I do want to talk about shadowbanning, which is an issue we take incredibly seriously at Instagram. Now, shadowbanning as a term means different things to different people, but it generally is used to describe a situation where you’re not getting as much reach as you think you deserve. And I want to debunk a really popular myth out there, which is that we do not suppress reach in order to get accounts to pay for ads. If there’s an audience that is interested in what you share, it is in our interest as a business to help connect those people to your content as effectively as possible. Because the more we connect those people with the content they’re interested in, the happier they’re going to be, the more they’re going to use Instagram, the happier you’re going to be, the more you’re going to use Instagram, and then we can run a business by advertising against that engagement elsewhere.

Now, I do want to also be clear that there are some instances in which we will reduce an account’s reach or remove a piece of content because it violates our community guidelines, for instance. But it’s important that you have full information and context whenever that happens, which is why we’ve built something that we call account status. So if you go to profile settings, you can go to account status, and there’s really important information there about your account. You can see, one, have we removed any photos or videos that you’ve posted on Instagram because they violate our guidelines, and you can appeal those decisions if we’ve made a mistake. Two, you can see your account recommendability status. So are your photos and videos eligible to show up in services like Explore or Reels where people are seeing things from accounts they do not follow? And you can see why that status is the way it is, and you can remove something if you need to or appeal a decision. And third, you can also see, is your account eligible to be recommended in services like Search and accounts you should follow? And again, you can appeal any decisions there, because you deserve to know what’s going on with your reach on Instagram. So please check out account status.

How to grow your reach and grow your audience on Instagram

Lastly, I want to call with some advice on how to grow your reach and grow your audience on Instagram. Now, unfortunately, I need to be honest, there are no silver bullets, but there are some best practices that do tend to work. The first, which is probably the most important, is to experiment. Every audience is different, and what they’re interested in is also different. So you’re going to need to experiment and figure out what resonates with the people that follow your account. The second is, check your insights. This helps you figure out what’s working and what’s not. Now, don’t overreact to any one photo or video, but look for broader trends. What type of content tends to do well? What kind of content tends to do less well for you? And then evolve or iterate from there.

Third is, collaborate with other creators. We know people love seeing creators come together to create new things and to be creative in new and collaborative ways. Fourth is, make sure you check out account status to see if there’s any recommendability issues with your account so that you can address those or appeal if we’ve made a mistake. And lastly, try and create original and engaging content. We’re getting better over time at understanding the difference between aggregators and creators that make original content, and we’re going to look to favor the latter as much as possible.

Now, if you have any other questions about tips and tricks or how ranking works, you can go to my link in bio right now, and there’s an overview of everything that we went over today and more. Now, our hope is to help explain how Instagram works to you so that you can make the most of the platform and so that Instagram can be as vibrant and creative a community as possible. So more to come. Cheers.”

 

Se você quiser se aprofundar ainda mais no assunto vale dar uma lida no post que saiu no blog do Instagram “Instagram Ranking Explained

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