Instagram para Médicos

Olá, tudo bem?

Meu nome é Edson Medeiros e eu sou Especialista em Marketing Médico aqui na WE Marketing Médico.

Que o Instagram é a rede social que mais popular entre os médicos ultimamente, você já sabe.

Agora, vou te ensinar tudo que eu sei sobre Instagram para Médicos. Vou te mostrar como usar seu Instagram para captar novos pacientes e te ajudar a se tornar autoridade em sua área na sua cidade começando do início.

Instagram para médicos: Motivos para utilizar o Instagram para conquistar mais pacientes?

O Instagram é uma ferramenta poderosa para médicos que desejam captar novos pacientes. Ao criar um perfil profissional no Instagram, os médicos podem compartilhar informações valiosas e relevantes com o público em geral, além de se conectar com potenciais pacientes na sua área.

Para utilizar o Instagram de maneira eficaz, os médicos devem criar conteúdo valioso e informativo, como dicas de saúde, notícias sobre tratamentos, e histórias inspiradoras de pacientes. As fotos e vídeos são uma excelente maneira de mostrar procedimentos médicos e equipamentos, o que pode ajudar os pacientes a se sentirem mais confortáveis ​​com a clínica.

Além disso, é importante manter regularidade nas publicações para manter os seguidores engajados e atualizados sobre novidades e ofertas especiais. Ferramentas como Instagram Stories e Reels são excelentes para criar conteúdos dinâmicos e aumentar o engajamento. Além disso, parcerias com outros profissionais de saúde e influenciadores do setor podem amplificar o alcance e atingir novos públicos.

Os anúncios patrocinados do Instagram também são uma ótima maneira de expandir o alcance e atingir potenciais pacientes na sua área. Utilizando as ferramentas de insights do Instagram, os médicos podem acompanhar o desempenho das publicações e ajustar o conteúdo para maximizar os resultados. Ao responder as perguntas dos pacientes pelo direct message, os médicos também podem fornecer orientações adicionais e aumentar a confiança dos pacientes em seus serviços.

Em resumo, o Instagram é uma excelente ferramenta para médicos que desejam captar novos pacientes. Ao criar conteúdo valioso e informativo, manter regularidade nas publicações, utilizar anúncios patrocinados e ferramentas de insights, os médicos podem amplificar o alcance e conectar-se com potenciais pacientes na sua área.

Antes de começarmos: alguns números do Instagram

O Instagram tem mais de 1 bilhão de contas ativas no mundo todo

Só para refrescar sua memória, a população mundial é de 7 bilhões então isto quer dizer que quase 15% de todos as pessoas do mundo estão no Instagram!

500 milhões de contas no Instagram estão ativas todos os dias

Isto quer dizer que todo santo dia mais de 500 milhões de contas (e aí podem ser contas de pessoas ou empresas) estão ativas no Instagram publicando conteúdo, curtindo fotos, comentando, seguindo outras contas, deixando de seguir… enfim: interagindo na plataforma.

80% das pessoas que estão no Instagram seguem uma empresa ou profissional

É gente pra caramba! Você tem dúvidas que seus pacientes estão aí também?

Os Stories valem ouro

Isto porque mais de 500 milhões de contas usam os Stories todos os dias. Inclusive, aqui na WE nós mudamos boa parte da nossa estratégia no Instagram para o Stories já tem um tempo.

Bom… já deu pra você entender um pouquinho do tamanho do Instagram e também porque você, como médico, deve aproveitar este canal.

Primeiros passos

Crie uma conta no Instagram

Existem duas maneiras para fazer isto: uma direto pelo aplicativo (que é a mais comum) e outra pelo computador.

Vamos começar pelo aplicativo:

  1. Baixe o aplicativo do Instagram na App Store (iPhone) ou Google Play Store (Android).
  2. Depois de instalar o aplicativo, toque em Instagram para Médicos para abri-lo.
  3. Toque em Cadastrar-se com email ou número de telefone (Android) ou Criar nova conta (iPhone) e insira seu endereço de email ou número de telefone (que exigirá um código de confirmação), toque em Avançar. Também é possível tocar em Entrar com o Facebook para se cadastrar com sua conta do Facebook.
  4. Se você se cadastrar com o email ou número de telefone, crie um nome de usuário e uma senha, preencha as informações do perfil e toque em Avançar. Se você se cadastrar com o Facebook, será necessário entrar na conta do Facebook, caso tenha saído dela.

Agora vamos usar o computador para criar uma conta no Instagram:

  1. Acesse instagram.com.
  2. Clique em Cadastre-se, informe seu endereço de email, crie um nome de usuário e uma senha ou clique em Entrar com o Facebook para se cadastrar com a conta do Facebook.
  3. Caso queira se inscrever com um email, clique em Cadastre-se. Se você se cadastrar com o Facebook, será necessário entrar na conta do Facebook, caso tenha saído dela.

Aqui vai uma dica importante: se você usar o email na hora do cadastro confira se digitou o endereço corretamente porque você vai precisar acessar este email para confirmar sua conta.

Além disto, se por acaso você esquecer sua senha você vai precisar do email para recuperar o acesso à conta.

Em seguida vamos atualizar as informações do seu perfil no Instagram

Para atualizar as informações de seu perfil, incluindo nome de usuário e endereço de email associado com a conta:

  1. Acesse seu perfil.
  2. Toque em Editar perfil.
  3. Digite suas informações e toque em Concluir (iPhone), em Instagram para Médicos (Android) ou em Enviar (computador e navegador móvel).

Importante: algumas informações do perfil são visíveis somente para você. Isso inclui seu endereço de email, número de telefone e gênero, por isto pode ficar despreocupado colocando seus contatos pessoais porque nenhum paciente terá acesso a estas informações.

O que você precisa fazer logo depois que criar sua conta e atualizar as informações do seu perfil

Esta é uma dica que eu não vi ninguém comentando e que pode te ajudar a se livrar de uma dor de cabeça.

Logo após criar sua conta e atualizar as informações do seu perfil você precisa:

Para ser mais exato o Instagram recomenda oficialmente que você comece seu perfil com 9 publicações

Isto vai evitar com que a sua conta seja bloqueada ou marcada como uma conta fake.

Como conseguir seus primeiros seguidores no Instagram

A maneira mais fácil de conseguir seus primeiros seguidores no Instagram é conectar seus contatos do celular.

Para encontrar pessoas que você quer seguir no Instagram, procure o nome delas em sua lista de contatos:

  1. Acesse seu perfil e toque em Instagram para Médicos.
  2. Toque em Encontrar pessoas.
  3. Ao lado de Conectar contatos, toque em Conectar > Permitir acesso.
  4. Toque em Seguir ao lado das pessoas que você quer seguir.

Quando você faz isto aparece uma lista dos seus contatos da agenda do seu celular que estão no Instagram para que você possa seguir estas pessoas. Naturalmente muitas delas te seguirão de volta e então você já terá seus primeiros seguidores no Instagram.

Além disso, você também pode…

Encontrar outras pessoas para seguir usando o botão pesquisar.

Toque em Instagram para Médicos na parte inferior da tela para ir para Pesquisar.

  • Role a tela para baixo para explorar publicações e vídeos que você pode curtir e cujas contas ainda não está seguindo.
  • Toque na barra de pesquisa na parte superior para pesquisar pessoas, hashtags, locais e eventos do seu interesse

Além disto você também pode pesquisar pessoas pelo nome e também pelo usuário.

Aqui começa um ponto muito interessante do Instagram:

Os resultados da pesquisa são baseados em diversos fatores, incluindo as pessoas que você segue, com quem você está conectado e quais fotos e vídeos você curte no Instagram.

Como configurar uma conta profissional

O Instagram tem dois tipos de conta:

  • pessoal (que é basicamente a que todo mundo tem);
  • profissional (voltada para empresas e profissionais).

A vantagem de usar uma conta profissional é que ela habilita alguns recursos que a conta pessoal não tem.

Para mudar seu perfil para uma conta profissional:

  1. Acesse seu perfil e toque em Instagram para Médicos no canto superior direito.
  2. Toque emConfigurações.
  3. Toque em Conta.
  4. Toque em Mudar para conta profissional.
  5. Toque em Empresa.
  6. Se desejar, siga as etapas para conectar sua conta profissional a uma Página do Facebook associada à sua empresa. Essa etapa é opcional e facilitará o uso de todos os recursos disponíveis para empresas na família de aplicativos do Facebook. No momento, somente uma Página do Facebook pode ser conectada à conta profissional.
  7. Adicione detalhes, como a categoria da empresa e informações de contato.
  8. Toque em Concluir.

Acho que a primeira coisa que você pode e deve fazer logo que mudar para a conta profissional é ajustar a categoria.

Eu particularmente recomendo deixar esta informação pública, afinal, nós queremos que mais e mais pacientes saibam que você é médico e que atual na especialidade “x”, certo?

Uma conta profissional no Instagram não estaria completa sem…

Vinculá-la ao Facebook. Bom, isto não é obrigatório mas é assim que a gente faz aqui na WE Marketing Médico para todos os nossos clientes e vai te ajudar e muito no futuro, então, é melhor fazer.

Antes de começar

  • A conta do Instagram deve ser convertida em uma conta comercial do Instagram (fizemos isto antes).
  • Você precisar ter uma página no Facebook e sua conta pessoal do Facebook deve ter uma função de administrador na Página à qual você deseja se conectar.

Se por acaso a Página não estiver no menu suspenso no Instagram, verifique as configurações da sua Página no Facebook para determinar se você tem uma função de administrador.

Conectar uma Página do Facebook à sua conta comercial

Para adicionar ou alterar a Página do Facebook conectada à sua conta comercial do Instagram:

  1. Acesse seu perfil do Instagram.
  2. Selecione Editar perfil.
  3. Sob Informações comerciais públicas, selecione Página.
  4. Escolha a Página a qual deseja se conectar ou selecione Criar uma nova Página do Facebook.
  5. Toque em Concluir depois de selecionar uma Página ou criar uma nova Página.

Contas privadas no Instagram

O padrão do Instagram são contas públicas onde qualquer pessoa pode ver o que você está publicando. Mas, existe uma possibilidade de tornar sua conta privada para que somente as pessoas que você aprovar possam ver suas publicações e interagir com você.

De acordo com o próprio Instagram:

  • Quando você torna sua conta privada, as pessoas precisam enviar uma solicitação para seguir para ver suas publicações, sua lista de seguidores ou de quem você segue.
  • As solicitações para seguir são exibidas em Instagram para Médicos Atividade, onde é possível aprová-las ou ignorá-las.
  • Se uma pessoa já seguia você antes de definir suas publicações como privadas e você deseja que ela não veja suas publicações, é possível bloqueá-la.
  • As pessoas podem enviar uma foto ou um vídeo diretamente para você, mesmo se não forem seus seguidores.

Uma coisa muito importante é que contas de perfis comerciais, como nós recomendamos fazer, não podem ser privadas. Se você quiser ter uma conta privada terá que transformá-la novamente em uma conta pessoal.

Métricas de Instagram para Médicos

Com um perfil comercial no Instagram é possível acompanhar algumas métricas de forma bastante fácil e de maneira gratuita. É muito interessante que você acompanhe estas informações para entender melhor seu público e personalizar o conteúdo para alcançar suas metas mais rapidamente.

Como Acessar as Informações do Instagram

Para ver a ferramenta de informações, é necessário ter uma conta comercial do Instagram. Em seguida:

  1. Acesse seu perfil.
  2. Toque em Instagram para Médicos.
  3. Toque em Informações.
  4. Selecione publicações, stories ou promoções específicas sobre as quais você gostaria de visualizar informações. Você também pode saber mais sobre seu público.

As Informações do Instagram fornecem dados sobre seus seguidores, categorizados em três seções: Atividade,Conteúdo e Público.

Métricas de Conteúdo

No Instagram é possível ver o desempenho de publicações, stories e promoções. Você pode ainda filtrar as métricas por tipo de conteúdo, intervalo de datas e também pelo tipo de métrica.

Uma coisa que a gente faz aqui na WE Marketing Médico é usar estas métricas de conteúdo para ver quais formatos de publicações funcionam melhor para os seguidores de cada uma das contas que gerenciamos.

Um exemplo é que por vezes a gente acompanha em quais dias específicos os stories estão gerando mais envolvimento do que as publicações no feed ou as publicações promovidas (anúncios). E aí é claro que a gente começa a trabalhar mais na publicação de mais stories nesses dias.

Métricas de Atividade

As métricas de conteúdo estão ligadas às ações que as pessoas (seus futuros pacientes) realizaram no seu perfil e também a quantas delas viram seu conteúdo.

  • Visitas ao perfil: o número de vezes que o perfil comercial da sua Clínica, Consultório ou Hospital foi visualizado.
  • Cliques no site: o número de vezes que alguém acessou o link do site na descrição da sua conta do Instagram (por sinal, este é o único lugar que dá para colocar um link clicável no Instagram).
  • Como chegar: o número de vezes que alguém tocou no botão para saber como chegar a sua empresa.

Já na parte de Descoberta nós temos outras informações:

  • Alcance: o número de pessoas (contado por contas únicas do Instagram) que visualizaram suas publicações e stories.
  • Impressões: o número total de vezes que suas publicações e seus stories foram vistos.

Esta é uma confusão que as vezes acontece entre Alcance e Impressões mas é bem fácil de entender:

Um paciente pode entrar, vamos supor, 10 vezes no seu perfil, neste caso teríamos alcance de 1 e 10 visualizações.

Se tivermos 10 pacientes que entraram no seu perfil pelo menos 5 vezes, teríamos 10 de alcance e 50 visualizações.

Eu recomendo você usar estas informações para escolher o melhor dia e horário para fazer suas publicações. Vamos supor que normalmente você alcança mais pessoas na sexta-feira, isto quer dizer que os seus seguidores estão mais ativos neste dia. Logo, se você publicar mais à sextas e bem possível que você seus seguidores vejam mais seu conteúdo e se envolvam mais com suas publicações.

O mito do melhor horário para publicar no Instagram

Por sinal, com estas informações a gente quebra aquele mito que você já pode ter visto na internet ou escutado de alguém que “o melhor horário para publicar no Instagram é segunda às 15h” ou “na quinta às 10h”. A verdade é que o melhor horário para publicar no Instagram varia de conta para conta ou seja, de perfil para perfil. O melhor horário que a gente publica no perfil da WE é bem provável que não seja o melhor horário para você e vice-versa.

Métricas de Público

Na parte dos públicos você consegue saber qual tipo de seguidores você tem atraído. Aqui eu digo que é a hora da verdade porque é exatamente neste momento que você vai conferir se seu público do Instagram é o mesmo das suas personas e dos pacientes que você atende.

Através das métricas de público você consegue sabe sobre seus seguidores:

  • as principais cidades;
  • países;
  • faixas etárias;
  • gênero.
  • quando seus seguidores costumam entrar no Instagram;
  • em quais dias da semana eles estão mais ativos.

Ah, uma coisa importante é que estas informações não aparecem logo que você cria sua conta comercial no Instagram. Para isto você precisa ter pelo menos 100 seguidores.

A grande sacada é usar estas métricas de público para criar conteúdo relevante para seus seguidores. Lembre-se que eles são seus futuros pacientes e também seus pacientes atuais.

Vamos supor que depois de analisar os dados você percebe que a maior parte dos seus seguidores tem entre 35 e 44 anos. Logo, na hora de criar conteúdo você vai procurar temas e falar da maneira que interesse a este público.

Como publicar no Instagram

Antes de começar vale prestar atenção nestas dicas:

  • Faça suas imagens e seus vídeos em locais com boa iluminação natural (evite usar o flash). Você pode usar seu próprio celular para isto (na verdade, a ideia do Instagram é exatamente você usar seu celular para fazer as fotos e vídeos);
  • Use pouco ou nenhum texto nas publicações já que o Instagram privilegia imagens e vídeos desta maneira porque entende que são naturais;
  • O algoritmo do Instagram privilegia publicações com pessoas sorrindo, então fica a dica;
  • Coloque o foco no objeto ou na pessoa, afinal você quer que as pessoas saibam exatamente para o que você quer chamar a atenção.
  • Faça legendas curtas e, se possível, divertidas, para que as pessoas as leiam.
  • Suas publicações não precisam e não devem ser sempre sintomas, procedimentos e cirurgias.
  • Use um jaleco ou tente captar ângulos em que aparecem sua logo (no receituário, no cartão de visitas, na parede etc) de forma discreta mas perceptível.
  • Publique regularmente. Aqui vale tanto publicações que você mesmo criar (o que é interessante) quando reposts (republicar conteúdos de outros perfis mas que possa ser do interesse do seu público);

O que publicar no Instagram

 

Hashtags

O que são e porque você deve usar as hashtags?

As #hashtags são como palavras chaves que são usadas para encontrar um conteúdo no Instagram. Se você procurar no Instagram por #dermatologista você provavelmente encontrará as publicações de um Dermatologista. Se você procurar por #curitiba encontrará publicações relacionadas a Curitiba. Deu pra entender não é?

Como faço para usar hashtags no Instagram?

Existem dois lugares que você pode usar as hashtags:

  • na legenda;
  • nos comentários;

Se você tiver uma conta pública e adicionar hashtags a uma publicação, ela ficará visível na página da hashtag correspondente.

Para marcar uma foto ou um vídeo com uma hashtag:

  1. Carregue, tire uma foto ou grave um vídeo.
  2. Se desejar, adicione um filtro e toque em Avançar.
  3. Toque em Escreva uma legenda…, digite # e insira o texto ou o emoji (por exemplo, #flor).
  4. Toque em Compartilhar.

Se desejar adicionar uma hashtag a uma publicação já carregada, edite a legenda ou inclua a hashtag em um comentário da foto.

Depois de marcar sua publicação com uma hashtag, você poderá tocar na hashtag para ver uma página com todas as fotos e vídeos com a mesma hashtag carregados por outras pessoas.

Lembre-se:

  • Se as pessoas com perfis privados marcarem publicações, elas não aparecerão publicamente nas páginas de hashtag.
  • É possível adicionar números nas hashtags. Entretanto, espaços e caracteres especiais, como $ ou %, não funcionarão.
  • Você pode fazer marcações apenas nas suas publicações. Você não pode fazer marcações nas fotos e nos vídeos de outras pessoas (na verdade você até pode, mas não funciona).
  • Você pode usar até 30 hashtags em uma publicação. Se você incluir mais de 30 marcações em uma foto ou em um vídeo, seu comentário não será publicado.

Quais hashtags devo usar?

Logo, eu recomendo usar sempre uma hashtag da sua cidade, uma de sua especialidade e outra própria sua. Por sinal, a nossa hashtag própria é #wemarketingmedico.

Além destas 3 hashtags que eu falei você também pode usar outras relacionadas à publicação que você está fazendo. Por exemplo, imagine que você está falando sobre #implantedesilicone ou #parkinson. Nestes casos seria muito interessante você usar estas hashtags que citei.

instagram para médicos
Instagram para Médicos: hashtags

 

instagram para médicos
Instagram para Médicos: hashtags

Quais hashtags NÃO usar?

Sim, existem hashtags que eu não recomendo você utilizar. Em geral são as hashtags banidas pelo Instagram que normalmente estão ligadas a temas como pornografia, ódio, racismo etc.

Usar estas hashtags pode fazer com que seu perfil caia no temido shadowban que é basicamente quando o Instagram bloqueia conteúdos que você publicar da ferramenta de pesquisa e da linha do tempo dos seus seguidores. 

No final, o que acontece é que o perfil continua ativo, mas não vai pra frente. Seus seguidores (e futuros pacientes) não conseguirão ver suas publicações a menos que eles entrem diretamente no perfil.

Se você quiser testar pra ver se seu perfil caiu no shadowban no Instagram você pode usar o Triber que é uma ferramenta gratuita: https://bit.ly/we-shadow-ban.

Particularmente este filtro do que o Instagram bloqueia e o que não bloqueia é duvidoso. Só para você ter uma ideia em 2018 o Instagram bloqueou a #sextou

#sextou: hashtag foi bloqueada no Instagram — Foto: Reprodução

Vale conferir a matéria no G1 neste link https://bit.ly/we-g1-sextou.

Outra hashtag bloqueada é #like. Vai entender não é? Mas basicamente isto deve acontecer porque a partir do momento em que uma hashtag cai na lista negra do Instagram por estar relacionada a um conteúdo indesejado ela fica temporariamente (ou em definitivo) bloqueada.

RESUMINDO: evite usar hashtags bloqueadas, hashtags que sejam contra as políticas do Instagram e também hashtags irrelevantes (que não tem relação nenhuma com seu post).

Como saber se uma hashtag está bloqueada?

É bem simples na verdade. Basta acessar a busca do Instagram ir Tags e digitar a hashtag. Vale muito a pena testar isto antes de começar a usar as hashtags.

Lista de hashtags bloqueadas

Se você quiser acompanhar o site The Data Pack fez (em inglês) uma lista de hashtags bloqueadas que você pode conferir aqui https://bit.ly/we-hashtags-bloqueadas-ingles.

Até o momento eu não encontrei nenhuma “hashtag médica” bloqueada, mas é bom ficar atento. Pra facilitar eu crie uma página em nosso site para ir atualizando conforme apareçam os casos que você pode conferir em https://bit.ly/we-hashtags-bloqueadas.

 

https://blog.hootsuite.com/instagram-hashtags/

Quantas hashtags usar?

Como a gente comentou acima você pode usar até 30 hashtags em uma publicação no Instagram (mais do que isto o Instagram não aceita). Mas, você realmente precisa usar tudo isto?

Uma pesquisa do Buffer mostra que o número ideal de hashtags para se usar em um publicação é 11.

instagram para médicos
Instagram para Médicos: quantas hashtags usar?

O interessante é que esta pesquisa considerou contas do Instagram com perfis que tenham 1000 ou menos seguidores. Este grupo geralmente é normalmente onde estão os médicos que estão começando suas atividades no Instagram.

Em outras palavras, as hashtags podem ser uma excelente aposta para crescer seu perfil no Instagram e para mais futuros pacientes te encontrarem.

A pesar desta pesquisa, a maioria das publicações usam entre 1 e 3 hashtags.

No final, é o que a gente sempre diz por aqui: teste. Publique com 1, com 5, com 20 hashtags e vá variando mas também acompanhando o resultado.

Como esconder as hashtags no Instagram

Talvez sua primeira pergunta seja:

E por que eu iria querer esconder as hashtags no Instagram?

Bom, resumidamente é por uma questão estética. As vezes você querer dar mais destaque à imagem ou vídeo que está publicando do que às hashtags que está utilizando.

Como esconder as hashtags em um comentário:

  1. Escreva a legenda da sua publicação normalmente, mas não coloque as hashtags.
  2. Assim que sua publicação for feita vá no primeiro comentário (aquele ícone do balãozinho de conversa).
  3. Escreva no primeiro comentário as hashtags que você usaria normalmente.
  4. No celular (que é por onde são feitos a maior parte dos acessos no Instagram) suas hashtags não irão aparecer, a menos que a pessa clique eu “Ver tos os comentários”.

[COLOCAR IMAGEM COM EXEMPLO]

Como esconder a hashtags na legenda

Outra maneira de esconder as hashtags é na própria legenda da publicação. Bom, na verdade o que nós vamos fazer e tirar o destaque delas:

  1. Depois que você escrever sua legenda dê um ENTER.
  2. Em seguida digite um ponto final (.) e tecle ENTER novamente pelo menos mais umas 3 vezes.
  3. Isto porque o Instagram esconde a legenda depois de 3 linhas, então suas hashtags não irão aparecer a menos que seus seguidores toquem em MAIS.

Como encontrar novas hashtags para usar?

Uma maneira de encontrar novas hashtags para usar é pesquisar e ver o que seus concorrentes e outros influenciadores tem usado.

Outro jeito é listar os tópicos relacionados à sua especialidade e transformá-los em hashtags. Por exemplo:

—-

No feed

 

Nos stories

Algums ideias do que você pode publicar nos stories:

  • Compartilhe cenas dos bastidores. Os stories duram só 24 horas no ar e por isto eles passam o sentimento e percepção para seus seguidores que você está pessoalmente envolvido.

https://www.facebook.com/business/learn/lessons/tips-to-drive-customer-engagement-instagram

https://www.facebook.com/business/learn/lessons/instagram-insights-for-business-basics

https://business.instagram.com/blog/instagram-direct-covid-19/?fbclid=IwAR3bsl-ui2vcNr0n3gprEKlxtxyPKdqhT9unpB88042fpDPj3G-cSpfewCw

https://www.facebook.com/business/help/441651653251838?id=419087378825961&helpref=page_content

https://www.facebook.com/business/help/2265970220185807?id=332010350818053&helpref=page_content

Automação e Bots no Instagram

Quando eu falo de automação no Instagram quero dizer sobre tudo que você faz manualmente no aplicativo, mas de forma automática, através de um bot.

A definição de bot é um robô feito de códigos de computador somente, ou seja, ele não tem forma física como os robôs dos filmes.

A automação já teve seus tempos de ouro no Instagram. Era possível programar seu bot para:

  • curtir
  • comentar
  • seguir
  • deixar de seguir
  • mandar direct
  • visualizar stories

Tudo isto de forma automágica.

Era possível, por exemplo, dizer para o bot interagir (seguir, curtir e/ou deixar um comentário) para todos os seguidores de determinado perfil (um médico concorrente seu ou um perfil popular em sua cidade) e deixá-los de seguir depois de alguns dias (para seu perfil não ficar cheio de pessoas que você segue).

Também dava para dizer para o bot interagir com todas as pessoas que fizeram checkin (tiraram uma foto dizendo que estão em um lugar) em determinado local. Imagine que você é Pediatra e programa o bot para seguir todas as pessoas que fizeram checkin nas maternidades da sua cidade.

Outra possibilidade era falar para o bot interagir com as pessoas que usaram determinada hashtag, podendo ser uma hashtag local como o #nomedasuacidade ou qualquer outra que sua criatividade permitisse.

Mas em 2019 tudo isto “acabou”. O Instagram tomou sérias medidas para diminuir as automações e, bem… estas medidas funcionaram. Tanto que populares ferramentas de automação no Instagram no Brasil mudaram o foco, como é o caso do BUME que saiu da automação e partiu para o agendamento de postagens.

O único tipo de automação que eu sei que funciona hoje em dia é o de enviar direct para quem começa a te seguir. É bem interessante e é um forma de engajar novos seguidores mas você deve usar com parcimônia e precisa ser criativo nas mensagens para que seu seguidor não perceba logo de cara que é um bot que está enviando a mensagem: precisa parecer natural.

Comprar seguidores no Instagram

A resposta para essa pergunta depende inteiramente da pessoa que está pensando em comprar seguidores no Instagram. Se você estiver buscando aumentar a exposição de sua marca ou negócio, comprar seguidores no Instagram não irão te ajudar. Ao comprar seguidores, você está apenas comprando um número; você não está garantindo que essas pessoas verão suas publicações e interagirão com elas.

Além disso, comprar seguidores pode ter um impacto negativo na sua imagem de marca como mpedicos, pois os seguidores que você compra podem não ser de qualidade e pode ser óbvio que eles não são reais. Os usuários também podem perceber que a maioria dos seus seguidores não interage com seus posts, o que pode não proporcionar uma boa impressão.

Por fim, é importante lembrar que comprar seguidores pode violar as Diretrizes e Políticas do Instagram. Se você for pego comprando seguidores, pode ter sua conta bloqueada ou mesmo excluída.

Portanto, antes de considerar comprar seguidores, é importante entender que os prós e contras de fazer isso e como isso pode afetar sua marca e sua imagem no Instagram. E é óbvio que a nossa recomendação é não comprar.

Como médicos podem trabalhar com influenciadores no Instagram

Você já pensou em trabalhar com influenciadores no Instagram? Se sim, esta é a hora de começar! Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a obter sucesso nessa empreitada:

1. Planeje sua estratégia. Pense nos objetivos que você deseja alcançar com sua campanha de marketing de influenciadores e defina o alcance que o influenciador alcançará, para que você possa definir os melhores parceiros para trabalhar.

2. Selecione influenciadores que tenham um público relevante para você médico. Certifique-se de que eles tenham seguidores que sejam potenciais pacientes para você e que eles sejam autênticos, de modo que a mensagem que você está promovendo seja verdadeira e genuína.

3. Crie conteúdo interessante. Se você deseja que sua campanha seja bem-sucedida, é fundamental que o conteúdo criado pelo influenciador seja interessante e relevante. Certifique-se de que ele seja de qualidade e seja relevante para o seu público-alvo.

4. Ofereça incentivos. Os influenciadores gostam de ser recompensados por seu trabalho. Oferecer incentivos como descontos, brindes ou outros prêmios, para que eles se sintam motivados a promover sua marca não funciona para médicos, já que este tipo de ação especificamente está proibida pelo Código de Publicidade Médica. Portanto, foque no item 3. 

5. Promova o conteúdo. Uma vez que o conteúdo dos influenciadores esteja pronto, promova-o para que mais pessoas o vejam. Você pode fazer isso usando anúncios, campanhas de mídia social ou outras estratégias de marketing.

Siga essas dicas e você terá sucesso em sua campanha de influenciador no Instagram. Boa sorte!

Ferramentas para agendamento de postagens no Instagram para Médicos

Agendar postagens no Instagram pode ser uma ótima maneira de gerenciar sua conta de forma eficiente. Felizmente, existem diversas ferramentas que permitem agendar postagens com facilidade. Vamos apresentar algumas das melhores ferramentas para agendamento de postagens no Instagram.

Uma das opções mais populares para agendar postagens no Instagram é o Hootsuite. Com ele, é possível criar e agendar publicações, acompanhar os resultados das postagens, responder aos comentários e muito mais. Além disso, o Hootsuite permite conectar-se a outras redes sociais, como Facebook e Twitter, permitindo que você gerencie todas as suas contas de uma só vez.

Outra ferramenta útil para agendamento de postagens no Instagram é o Later. Com ele, você pode agendar postagens e visualizar como elas aparecerão no seu feed antes de publicá-las. Além disso, o Later permite que você salve seus posts como rascunhos para serem alterados e postados posteriormente.

Por fim, se você procura por uma ferramenta de agendamento de postagens no Instagram com recursos avançados, vale a pena conferir o Buffer. Ele permite que você crie postagens com imagens, vídeos e GIFs, além de programá-las para várias contas diferentes. O Buffer também oferece análises em tempo real das suas postagens, permitindo que você acompanhe o desempenho de suas publicações.

Aqui na WE nós usamos o ETUS.

Agende seus posts para Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Tumblr, Pinterest e Google My Business. Faça impulsionamento e gere relatórios ilimitados.

E outra possibilidade é agendar pelo próprio Facebook Business.

Com estas ferramentas, agendar postagens no Instagram nunca foi tão fácil. Aproveite as funcionalidades destes aplicativos e faça com que sua conta se destaque!

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