Publicidade Médica CFM – 9 dicas sobre o que pode e o que não pode fazer?

Quando o assunto é Publicidade Médica CFM muitos médicos têm dúvidas sobre o que pode e oque não pode fazer, assista ao vídeo (ou escute o áudio) e tire suas dúvidas.

 

Transcrição do vídeo: Publicidade Médica CFM – O que pode e oque não pode fazer?

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo a mais um episódio do WE Cast, o podcast da WE marketing Médico.

Desta vez nós fizemos um episódio diferente, com 9 dicas sobre o que o médico pode e o que não pode fazer de acordo com as regras de Publicidade Médica do CFM.

Afinal, existem muitas dúvidas sobre quando o assunto é marketing médico e por este motivo resolvemos trazer esta pauta para sanar as suas dúvidas.

O Código de Publicidade Médica permite fazer parceria com influenciadores?

Todo mundo sabe que fazer parceria com influencers pode dar uma turbinada na sua carreira médica, principalmente se você for da áreas médicas mais ligadas à estética, porém mesmo que você já tenha visto colegas fazendo esse tipo de ação, saiba que ela não é permitida pelo Código de Publicidade Médica.

Mas, se mesmo assim você pretende fazer a ação, nosso conselho seria para você pedir para o influenciador publicar sobre você no perfil dele(a), contando sobre como foi a experiência do atendimento e o procedimento realizado contigo para a audiência deles, você não deve repostar o conteúdo no seu perfil tá?

De acordo com o CFM, Médico pode postar antes e depois nas redes sociais e site?

Este questionamento deve ter surgido muito provavelmente pelo fato de você ver muito esse tipo de conteúdo ao navegar pelas redes sociais.

A verdade é que é comum ver outros colegas postando fotos e vídeos dos pacientes e isto acaba nos despertando o interesse em fazer também.

E mesmo que outros colegas façam isso, saiba que a resposta correta infelizmente é: não.

De acordo com o Código de Publicidade Médica do CFM, não é permitido, o médico não pode postar fotos de antes e depois dos seus pacientes na internet.

Conhecemos pessoalmente médicos que fizeram este tipo de prática e receberam uma notificação do Conselho de Regional Medicina de suas regiões.

Alguns médicos até já nos falaram que se você usar determinados argumentos, é possível publicar, mas nossa recomendação é não publicar.

Neste ponto, a gente até muda o questionamento de: posso ou não posso, para: será que eu preciso publicar antes e depois?

Se você quer evitar problemas, tenta deixar isso de lado, tá bem?

Isso porque, hoje a gente sabe que os conselhos regionais não tem pessoal o suficiente para fazer essa fiscalização ativa de todos os médicos nas redes sociais, mas, quem normalmente vai fiscalizar o seu perfil é um outro colega.

E se este colega ver alguma coisa ali no seu site ou rede social que chamou a atenção dele de uma maneira negativa, muito provavelmente ele vai tirar um print e fazer uma denúncia para o Conselho Regional de Medicina.

Por isso, nossa dica é evitar evite de publicar antes e depois dos seus pacientes.

Mas, se você optar por postar antes e depois dos pacientes, saiba que é um risco calculado, ou seja, tanto pode não acontecer nada (e é o que acontece na maioria dos casos), como também pode chegar ao ponto de você tomar uma advertência.

O Código de Publicidade Médica permite fazer sorteios?

Não. É expressamente proibido ao médico fazer ou participar de qualquer tipo de sorteio na internet.

Além de se queimar, também existe uma chance alta chance de você ter uma uma punição advertência do do seu conselho aí no seu estado.

Se mesmo sabendo que é proibido você deseja fazer, uma alternativa menos arriscada, seria patrocinar sorteio de terceiros.

O CFM permite ao médico dar entrevistas?

Sim, o médico pode dar entrevista, sendo esta uma das melhores estrátégias de publicidade médica permitidas pelo CFM, pois ajuda no fortalecimento da autoridade do médico.

Porém, é preciso evitar o sensacionalismo e autopromoção.

O segredo da entrevista, seja ela para rádio, TV, jornal, ou qualquer outro veículo, inclusive também no Instagram, é que a entrevista seja de caráter informativo e educativo.

Você não pode por exemplo passar o seu telefone, nem o seu site, ou seja, nada de autopromoção nessa entrevista.

Precisa ser uma entrevista com informações de utilidade pública.

Isso vale também na hora de gerar conteúdo para para as redes sociais e internet.

Os conteúdos para o seu site, Instagram, canal do YouTube e demais mídias sociais, precisam também ter esse caráter educativo e informativo.

Quando você vai para esse campo aí de autopromoção, fica uma coisa mais comercial e você pode ter problemas com isso.

Posso fazer publicidade médica através de anúncios no Google?

Você pode e deve fazer, inclusive temos um artigo bem interessante aqui no site explicando mais a fundo como funcionam os anúncios no Google para médicos além de um curso que te ensina fazer anúncios no Google

Essa é uma estratégia que nós recomendamos muito aos nossos clientes, pois traz resultados rápidos de pessoas que já estão procurando por um agendamento de consulta na maioria dos casos.

Posso divulgar o telefone da minha clínica ou consultório?

A verdade é que não pode, se formos seguir ao pé da letra as normas de publicidade médica do CFM, porém dificilmente irão implicar com o médico por conta disso.

Geralmente os conselhos vão cobrar questões mais sérias como aquelas que nós mencionamos anteriormente, como por exemplo: participar de sorteios e postar fotos de pacientes, ou também anunciar uma especialidade da qual você não possui formação.

Então telefone em regra não pode, mas é uma prática que todo mundo faz aí acaba sendo bem aceitável.

Quem sabe essa não pode ser uma mudança que possa ser inclusa para as próximas normativas do código de publicidade médica.

A Publicidade Médica CFM proibe ou permite divulgar preços?

Quando se fala em código de publicidade médica CFM este é um outro item vedado aos médicos.

A cerca de 1 ano ou 2 anos mais ou menos, saiu uma resolução nova baseada no Código de Defesa do Consumidor em que o médico podia sim divulgar preço publicamente, por exemplo.

Porém mesmo que hajauma linha de defesa, particularmente é algo que a gente não recomenda para nenhum médico.

Sobre isso, nós acabamos entrando novamente naquela questão do: será que eu devo?

Outro item expressamente proibido para os médicos quando o assunto é publicidade médica de acordo com as normas do CFM é fazer promoções.

Existe inclusive um casos recente que saiu na mída de um profissional que foi penalizado, perdendo a licensa por um período por fazer por postar promoção de cirurgia plástica em seu perfil do Instagram.

Nossa a dica aqui é mais uma vez evitar este tipo de ação, para evitar qualquer tipo de problema com o Conselho de Medicina da sua região.

Posso gravar vídeos para minhas redes sociais?

Pode gravar!  Vídeo está liberado para os médicos utilizarem em sua publicidade.

O que você tem que considerar é o conteúdo dos seus vídeos. Deve-se sempre seguir na linha educativa e informativa, fugindo da abordagem comercial ou promocional.

Gravar vídeos faz parte de uma estratégia chamada marketing de conteúdo que ajuda o médico a melhorar o seu posicionamento digital.

Para falar a verdade, hoje a gente observa que o mercado est á cada vez mais caminhando para vídeo, seja no Instagram, Tik Tok e demais redes sociais, os vídeos têm sido as mídias que os usuários mais consomem.

Então, se você quer marcar presença através dos seus vídeos sem quebrar as regras de publicidade médica do CFM, é só gravar vídeos na linha educativa informativa.

Use sempre o bom senso. Seja por vídeo ou escrita desde que seus conteúdos sejam sempre de uma maneira educativa.

Lembre-se também de sempre fornecer aos usuários sua identificação de maneira clara exibindo o seu nome e também seu CRM e RQE (caso já possua) título de especialistas nas suas comunicações online.

Publicidade Médica CFM – O que pode fazer?

  • Pode publicar vídeos e textos no site e nas redes sociais na linha educativa informativa, com o objetivo de trazer a informação para população em geral.
  • Pode fazer anúncios no Google Ads
  • Pode participar de entrevistas

Publicidade Médica CFM – O que não pode fazer?

  • Não é permitido publicar fotos de pacientes
  • Não é permitido divulgar preços e promoções
  • Não é permitido fazer parcerias com influencers
  • Não é permitido fazer sorteios

 

Fale conosco

Fale agora mesmo com um especialista em marketing para médicos, clínicas e consultórios.

Cursos de Marketing Médico

Mais dicas de Marketing Médico

Gostaria de receber uma análise gratuita da sua especialidade, clínica ou consultório?

Entre em contato com a WE Marketing Médico. Nosso time de especialistas irá fazer uma análise prévia e te entregar um relatório trazendo as possibilidades de crescimento para você, sua clínica ou consultório.

Onde Estamos

R. Espírito Santo, 1798
Campo Grande - MS

Marketing Médico Especialidades

WE Marketing Médico © 2021 Todos os Direitos Reservados.​

edson-da-we-marketing-medico
Edson Medeiros

WE Marketing Médico

Edson da WE Marketing Médico

Olá doutor(a), tudo bem? 👋
Preencha seus dados e vamos conversar!

07:51