Quando o assunto é Publicidade Médica CFM muitos médicos têm dúvidas sobre o que pode e oque não pode fazer, e recentemente, uma resolução significativa sacudiu o mundo da medicina, trazendo mudanças notáveis nas regras de publicidade médica que merecem uma análise detalhada. Este artigo visa explorar essas alterações, destacando como elas impactam tanto profissionais da saúde quanto pacientes.
Publicidade Médica CFM – O que pode e oque não pode fazer?
Olá, tudo bem? Seja bem-vindo ao blog da WE marketing Médico. Neste artigo nós reunimos as principais mudanças sobre o que o médico pode e o que não pode fazer de acordo com novas as regras de Publicidade Médica do CFM.
Afinal, assim que a nova regulamentação foi divulgada, percebemos que vários médicos cometendo alguns equívocos e por este motivo resolvemos trazer esta pauta para sanar as suas dúvidas.
1. O Paciente Agora é Cliente: Uma Mudança de Paradigma Pela primeira vez na história, a resolução reconhece o paciente como cliente. Essa mudança de terminologia é mais do que semântica; ela reforça os direitos e deveres do paciente, agora amparado pelo Código de Defesa do Consumidor. Essa nova perspectiva altera fundamentalmente a relação médico-paciente, introduzindo uma dinâmica mais centrada no consumidor.
2. Propaganda Médica e o Uso de “Antes e Depois” Outra mudança significativa é a permissão para que médicos façam propaganda para aumentar sua clientela, algo anteriormente proibido. Especificamente, a prática de mostrar resultados “antes e depois” agora é permitida, mas com uma ressalva importante: é necessário mostrar todo o processo, incluindo possíveis complicações, para garantir uma representação honesta e transparente.
3. Fotografia no Parto: Uma Nova Permissão A partir de 2023, a presença de fotógrafos em salas de parto é autorizada, uma novidade que reflete a crescente demanda por personalização e registro de momentos significativos na jornada médica. No entanto, a decisão final ainda cabe ao médico responsável, garantindo que a privacidade e a segurança do paciente sejam sempre priorizadas.
4. Restrições na Divulgação de Imagens e Procedimentos Apesar da maior liberdade em publicidade, existem restrições claras: imagens de procedimentos não devem identificar o paciente, e não é permitida a edição, manipulação ou melhoramento dessas imagens. Essas diretrizes visam proteger a privacidade do paciente e garantir a autenticidade das informações divulgadas.
5. Autorretratos e Depoimentos de Pacientes: Diretrizes para Publicações A resolução também aborda a questão dos autorretratos (selfies) e depoimentos de pacientes. Tais publicações devem ser sóbrias e realistas, evitando superlativos e exageros que possam distorcer a realidade do atendimento e dos resultados.
6. Lives Durante Procedimentos Médicos: O Que Mudou? Uma questão delicada é a realização de transmissões ao vivo (lives) durante procedimentos médicos. A regra geral é que isso não é permitido, a menos que haja consentimento específico e circunstâncias muito particulares.
7. Discussão Aberta Sobre Valores e Formas de Pagamento Finalmente, uma mudança notável é a permissão para discutir abertamente valores de consultas e formas de pagamento. Essa transparência é um passo importante para a clareza na relação entre médicos e pacientes, embora ainda existam nuances a serem consideradas.
O Código de Publicidade Médica permite fazer parceria com influenciadores?
Todo mundo sabe que fazer parceria com influencers pode dar uma turbinada na sua carreira médica, principalmente se você for da áreas médicas mais ligadas à estética, porém mesmo que você já tenha visto colegas fazendo esse tipo de ação, saiba que ela não é permitida pelo Código de Publicidade Médica.
Mas, se mesmo assim você pretende fazer a ação, nosso conselho seria para você pedir para o influenciador publicar sobre você no perfil dele(a), contando sobre como foi a experiência do atendimento e o procedimento realizado contigo para a audiência deles, você não deve repostar o conteúdo no seu perfil tá?
O Código de Publicidade Médica permite fazer sorteios?
Não. É expressamente proibido ao médico fazer ou participar de qualquer tipo de sorteio na internet.
Além de se queimar, também existe uma chance alta chance de você ter uma uma punição advertência do do seu conselho aí no seu estado.
Se mesmo sabendo que é proibido você deseja fazer, uma alternativa menos arriscada, seria patrocinar sorteio de terceiros.
O CFM permite ao médico dar entrevistas?
Sim, o médico pode dar entrevista, sendo esta uma das melhores estrátégias de publicidade médica permitidas pelo CFM, pois ajuda no fortalecimento da autoridade do médico.
Porém, é preciso evitar o sensacionalismo e autopromoção.
O segredo da entrevista, seja ela para rádio, TV, jornal, ou qualquer outro veículo, inclusive também no Instagram, é que a entrevista seja de caráter informativo e educativo.
Você não pode por exemplo passar o seu telefone, nem o seu site, ou seja, nada de autopromoção nessa entrevista.
Precisa ser uma entrevista com informações de utilidade pública.
Isso vale também na hora de gerar conteúdo para para as redes sociais e internet.
Os conteúdos para o seu site, Instagram, canal do YouTube e demais mídias sociais, precisam também ter esse caráter educativo e informativo.
Quando você vai para esse campo aí de autopromoção, fica uma coisa mais comercial e você pode ter problemas com isso.
Posso fazer publicidade médica através de anúncios no Google?
Você pode e deve fazer, inclusive temos um artigo bem interessante aqui no site explicando mais a fundo como funcionam os anúncios no Google para médicos além de um curso que te ensina fazer anúncios no Google
Essa é uma estratégia que nós recomendamos muito aos nossos clientes, pois traz resultados rápidos de pessoas que já estão procurando por um agendamento de consulta na maioria dos casos.
Posso divulgar o telefone da minha clínica ou consultório?
A verdade é que não pode, se formos seguir ao pé da letra as normas de publicidade médica do CFM, porém dificilmente irão implicar com o médico por conta disso.
Geralmente os conselhos vão cobrar questões mais sérias como aquelas que nós mencionamos anteriormente, como por exemplo: participar de sorteios e postar fotos de pacientes, ou também anunciar uma especialidade da qual você não possui formação.
Então telefone em regra não pode, mas é uma prática que todo mundo faz aí acaba sendo bem aceitável.
Quem sabe essa não pode ser uma mudança que possa ser inclusa para as próximas normativas do código de publicidade médica.
Posso gravar vídeos para minhas redes sociais?
Pode gravar! Vídeo está liberado para os médicos utilizarem em sua publicidade.
O que você tem que considerar é o conteúdo dos seus vídeos. Deve-se sempre seguir na linha educativa e informativa, fugindo da abordagem comercial ou promocional.
Gravar vídeos faz parte de uma estratégia chamada marketing de conteúdo que ajuda o médico a melhorar o seu posicionamento digital.
Para falar a verdade, hoje a gente observa que o mercado est á cada vez mais caminhando para vídeo, seja no Instagram, Tik Tok e demais redes sociais, os vídeos têm sido as mídias que os usuários mais consomem.
Então, se você quer marcar presença através dos seus vídeos sem quebrar as regras de publicidade médica do CFM, é só gravar vídeos na linha educativa informativa.
Use sempre o bom senso. Seja por vídeo ou escrita desde que seus conteúdos sejam sempre de uma maneira educativa.
Lembre-se também de sempre fornecer aos usuários sua identificação de maneira clara exibindo o seu nome e também seu CRM e RQE (caso já possua) título de especialistas nas suas comunicações online.
Publicidade Médica CFM – O que pode fazer?
- Pode publicar vídeos e textos no site e nas redes sociais na linha educativa informativa, com o objetivo de trazer a informação para população em geral.
- Pode fazer anúncios no Google Ads
- Pode participar de entrevistas
Publicidade Médica CFM – O que não pode fazer?
- Não é permitido publicar fotos de pacientes
- Não é permitido divulgar preços e promoções
- Não é permitido fazer parcerias com influencers
- Não é permitido fazer sorteios