1- Revolução das ferramentas de Inteligência Artificial
Você se lembra do app Lensa que utilizava IA para criar avatares incríveis que viralizou no Instagram há alguns meses atrás?Ferramentas baseadas em IA, capazes de analisar dados, automatizar processos, entre outros feitos, já estão sendo amplamente utilizadas e é provável que essa tendência cresça ainda mais neste ano.
2- Mais relevância ou ainda Menos alcance no Instagram
O alcance das publicações de contas que um usuário segue promete perder ainda mais espaço para as publicações de perfis sugeridos pelo algoritmo, subindo de 20% para cerca de 40% até o final de 2023. Ou seja, se você não gerar conteúdos altamente relevantes e virais, seu alcance diminuirá consideravelmente.
Uma alternativa é investir em tráfego pago. Dessa forma, além de alcançar perfis que ainda não te seguem, é possível alcançar pessoas mais alinhadas com o seu público-alvo, com mais probabilidade de se tornarem pacientes.
3- Ainda mais vídeos
Embora a base de usuários do Instagram seja na casa dos bilhões, a plataforma enfrenta uma ameaça crescente do principal concorrente atual, o T*kTok (app com foco em vídeos curtos e dinâmicos). Por isso, a tendência é que o Instagram siga realizando mudanças e se torne ainda mais voltado para os vídeos neste ano.