Entenda quais são os números importantes para você acompanhar quando investe em Marketing Médico

Olá! Tudo bem aí?

Meu nome é Edson Medeiros, eu sou Especialista em Marketing Médico aqui na WE Marketing Médico.

Bom, eu vou assumir que você já está investindo em Marketing Médico e por isto está buscando entender quais são os números importantes para acompanhar.

E só o fato de você estar aqui, já te diferencia e muito dos seus colegas. Digo isto, porque mesmo aqui na WE Marketing Médico, nós ainda temos muitos clientes que não se importam ou não se preocupam muito em fazer uma análise e um acompanhamento mais detalhado do investimento que fazem.

Grave esta frase: tudo o que você pode medir, você pode melhorar.

Agora, siga firme comigo porque vamos sair do campo da medicina e do campo do marketing para entrarmos no campo da administração/gestão.

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Eu coloquei o Retorno Sobre Investimento em primeiro lugar porque este é o número, ou métrica, mais importante pra você acompanhar. Basicamente ele vai te responder a pergunta de quanto você está investindo e quanto está tendo de retorno.

A fórmula do ROI é esta aqui:

ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido

Custo de Aquisição por Paciente (CAP)

Se você não tem ideia de quanto custa a aquisição de cada novo paciente aí no seu consultório, clínica ou hospital você está navegando no escuro. E o problema de navegar no escuro é que uma hora você pode ter uma surpresa ruim (como dar de cara no muro).

Para calcular o Custo de Aquisição por Paciente nós vamos utilizar a seguinte fórmula:

CAP = Despesas + investimentos em marketing e vendas / Número de novos pacientes em um período

E aqui eu ainda sugiro a gente acompanhar o Custo de Aquisição por Paciente (consulta) e o Custo de Aquisição por Cirurgia (ou procedimento).

Ticket Médio

O ticket médio é um termo emprestado do ecommerce. Basicamente a ideia é descobrirmos quanto cada paciente gasta em média com você. Eu particularmente gosto de acompanhar o ticket médio de maneira mensal e por isto eu uso aqui na WE a seguinte fórmula:

Ticket Médido Mensal = Receita do Mês / Número de pacientes do mês

Exemplo prático:

Receita do mês R$50mil / 300 pacientes = Ticket Médio Mensal de R$166

Custo por Lead

O lead é um termo bem comum quando a gente fala de marketing, mas podemos chamar também de “pessoa interessada” ou de “possível paciente”.

Em regra, quando a gente fala de custo por lead: quanto mais baixo melhor.

Isto porque quando a gente faz alguma campanha de marketing a gente acaba impactando diversas pessoas, algumas delas vão se interessar em saber mais e serão possíveis pacientes. Acontece que nem todos estes possíveis paciente se tornam de fato pacientes e isto acontece por diversos motivos.

E as curtidas, visualizações e seguidores?

Olha, vou te contar uma coisa: curtidas, visualizações e seguidores são números que estão mais ligados ao nosso ego (querer ser popular) do que resultados (pacientes no seu consultório, clínica ou hospital).

Eu nunca vi ninguém pagando o salário da secretária com 3500 curtidas ou a conta de luz com 800 visualizações. Ou ainda, comprar algum aparelho que vai te ajudar a dar um up nos seus tratamentos por 20 mil seguidores. Bom, deu pra entender né?

Mas para não ser tão radical, no geral estas métricas (curtidas, visualizações e seguidores) estão mais ligadas à parte de branding, que é o posicionamento e alcance da sua marca (seu nome). É uma estratégia importante, mas que leva mais tempo para se pagar e por isto deve sempre ser feita em conjunto com a parte de performance (que é basicamente a parte anúncios, conversões e todos os outros números que falamos antes).

Quer ter acesso à planilha de Excel que usamos aqui na WE Marketing Médico para acompanhar as métricas do nossos clientes?

Se você quiser ter acesso gratuito à planilha de Excel que usamos aqui na WE para acompanhar as métricas dos nossos clientes é só preencher o formulário abaixo:

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PS. 2: se você realmente gostou deste conteúdo vale a pena você conferir também um outro material que criamos chamado Métricas Avançadas de Marketing Médico.

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