Como um médico saiu de 30 para 160 consultas por mês no período de 7 meses

Quando eu conheci o Dr. Canela ele ainda atendia no Hospital Militar aqui em Campo Grande – MS. Ele me disse algo do tipo “Puxa Edson, eu tenho até vontade de sair aqui do HMil mas eu ainda não tenho fluxo suficiente de pacientes”. Na época, janeiro de 2021, ele atendia entre 20 e 30 pacientes por mês, nos horários que sobravam quando ele não estava no Hospital Militar ou dando plantão em algum outro lugar.

Hoje, exatamente 12 meses depois em dezembro de 2021, ele tem dedicação exclusiva “a ele mesmo”, está construindo a própria clínica e ampliando a equipe de médicos e profissionais que trabalham com ele.

Quer conhecer um pouco mais dessa história e saber quais foram as estratégia de Marketing Médico que utilizamos? Então fica comigo até o final!

Antes de começar a falar de estratégia: criação de logo e criação de site

Eu sempre falo que o primeiro passo para você começar a investir em marketing médico é criar a sua logo e identidade visual. Isso porque a logo te destaca e te ajuda a se diferenciar dos outros médicos, afinal, se você tem interesse em marketing médico é provável que você não queira ser igual a todos os seus colegas, não é mesmo?

Com o Dr. Canela não foi diferente. O primeiro passo que fizemos, antes mesmo de começar a falar de marketing médico, foi criarmos toda a parte de logo e identidade visual. Levou um tempo, tivemos alguns ajustes, passou pela aprovação dele, da esposa e de toda a família, mas no final deu tudo certo e tanto a logo quanto a parte de identidade visual ficaram 100% do jeito que ele queria.

Como um médico saiu de 30 para 160 consultas por mês no período de 7 meses

Depois da logo pronta, conseguimos partir para a criação do site. Eu sempre digo que o seu site é o seu porto seguro na internet porque você não precisa depender de nenhuma rede social.

Com a logo aprovada e com o site no ar começamos com as estratégias de marketing médico.

Estratégia de Marketing Médico 1: Feed no Instagram

Quando a gente começou a trabalhar com o Dr. Canela os posts dele eram basicamente usando fotos de banco de imagens e com artes feita por designers. Nada contra os designers e tampouco contra os fotógrafos de banco de imagens, o único problema é que todo mundo já faz isso. Basicamente as publicações do Dr. Canela não tinham nenhum diferencial de qualquer outro médico no Instagram que trabalha com emagrecimento, saúde e performance. E como era tudo muito do “mais do mesmo” os resultados no feed do Instagram eram baixos (ou nulos).

Como era antes o Instagram do Dr. Canela
Como era antes o Instagram do Dr. Canela

 

A primeira mudança que fizemos juntos foi começar a mostrar o próprio Dr. Canela no feed, através de fotos e também de vídeos:

 

 

Essas mudanças começaram a trazer:

+ engajamento
+ visualizações
+ curtidas
+ comentários
+ consultas

Estratégia de Marketing Médico 2: Stories e Reels no Instagram

Antes mesmo do Dr. Canela começar a trabalhar com a gente aqui na WE ele já tinha começado a abrir e responder caixinhas de pergunta nos stories do Instagram. Isso causava 2 efeitos positivos:

  1. gerava um volume bem interessante de interações dos futuros pacientes
  2. deixava o Dr Canela cada vez melhor nos vídeos

 

Aqui eu vou fazer um parênteses na nossa conversa pra te falar que quando a gente fala de estratégias nas redes sociais normalmente precisamos de mais volume, já que não necessariamente, as pessoas estão procurando por um médico no Instagram. Quando as pessoas começam a interagir com seu perfil no Instagram o algoritmo entende que seu perfil está retendo esses usuários (fazendo eles passarem mais tempo no Instagram) e começar mostra sua conta para outras pessoas que nunca te viram na vida mas que são semelhantes ao público que já interage com você. Então é mais ou menos assim:

mais alcance > mais visualizações > mais interações > algoritmo de mostra para cada vez mais seguidores > maior a possibilidade de novos pacientes

E o segundo parênteses que eu vou fazer é sobre vídeo como estratégia de marketing médico. Honestamente, até o momento não existe uma maneira melhor de se comunicar com seus pacientes e futuros pacientes na internet do que através de vídeo então se eu puder te dar um conselho é o seguinte: quanto antes você começar a gravar vídeos melhor para você. Por isso eu comentei ali em cima que o fato do Dr. Canela abrir as caixinhas de pergunta no Instagram e começar a responder (em vídeo) o ajudava a ficar cada vez melhor nas gravações.

Depois dos stories (que por sinal, o Dr. Canela continua fazendo diariamente) ele começou também os reels e foi aí que o alcance dos conteúdos explodiu:

 

 

Estratégia de Marketing Médico 3: parceria com influencers

Essa foi uma das estratégias que deram um boom no Dr. Canela. Quando ele fez uma parceria com o Renato Lopes Apollo, conhecido na internet como “Pobre Louco”. O Renato é um influencer com perfil no Instagram e também no Youtube e com o público alvo bastante alinhado com uma parte do público que o Dr. Canela atendia, que é justamente o público que busca emagrecimento e performance.

Os dois fizeram vários stories no Instagram e vídeos no YouTube juntos e isso permitiu que tanto os seguidores do Dr. Canela conhecessem o Renato, quanto os seguidores do Renato (que eram em maior número do que os do Dr. Canela) conhecessem o Dr. Canela.

 

Estratégia de Marketing Médico 4: anúncios no Google

Eu costumo dizer que essa é uma das melhores estratégias de marketing médico para quem quer conquistar mais pacientes: anúncios no Google. E por que? Porque o paciente que procura no Google ou vai procurar:

  • pelo seu nome
  • pela sua especialidade
  • por algum tratamento que você faça
  • por algum procedimento que você faça
  • por alguma cirurgia que você faça
  • por algum sintoma que ele tenha

 

Basicamente é um movimento de intenção, ou seja, o próprio paciente procura ativamente e não o médico fica procurando o paciente.

O que ninguém te conta sobre como aumentar seu número de pacientes

Dá trabalho e muito! O Dr. Canela é um exemplo de dedicação em relação ao Marketing Médico. Ele é com certeza uma das pessoas que não só acreditaram que era possível conquistar mais pacientes através da internet mas que foi lá e fez tudo (e mais um pouco) do que sugerimos ele fazer. Isso demandou muito tempo, dedicação e paciência da parte dele.

Além disso, eu falo abertamente que o próprio Dr. Canela também foi estudar sobre marketing médico e estratégias de marketing digital por conta própria. E além de estudar (e eu sei que ele continua estudando) ele também aplicou boa parte do que aprendeu.

Resumindo: não existe receita mágica, não existe “ganhar sem trabalhar”. Eu tenho certeza que nós aqui da WE fazemos parte dessa história de sucesso do Dr. Canela, que saiu de 30 para 160 pacientes por mês, mas é inegável que sem ele acreditar, estar presente em todo o processo e sem ele fazer as coisas, nada disso teria acontecido. Não espere que contratando uma agência especializada em marketing médico ou um profissional de publicidade você “não terá mais trabalho”, pelo contrário, você terá mais trabalho, só que agora de maneira direcionada, com uma equipe que de dará todo o suporte e que te ajudará a pensar e fazer coisas que você normalmente não faria por conta própria, além de todos terem o foco em resultados.

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