Email Marketing ainda funciona para médicos?

Olá, tudo bem?

Meu nome é Edson Medeiros e eu sou Especialista em Marketing Médico aqui na WE Marketing Médico.

Talvez você esteja pensando que email marketing é coisa do passado… e realmente é.

Quando falo que é algo do passado é porque provavelmente é um dos canais de marketing mais antigos na internet. Só pra você ter uma ideia mais real do que estou falando o primeiro envio em massa de emails aconteceu em 1978 para uma lista de 400 endereços e diz a lenda que gerou mais de 13 milhões de dólares em vendas.

E antes de se falar em email marketing a moda era mala direta. Mas nem vou entrar neste ponto. Por sinal, quem sabe o que é mala direta já está na hora de procurar um Dermatologista para cuidar das rugas e pés de galinha.

Email Marketing em 2020

Acredite você ou não o email marketing está com toda a força em 2020 e definitivamente é um dos canais que você deve utilizar para se comunicar com seus pacientes.

Email Marketing VS Redes Sociais

No meu ponto de vista o crescimento do email marketing tem haver com as redes sociais.

Isto porque o alcance orgânico (aquele que você não paga) antes era de 100%, isto na prática quer dizer que se você tinha um perfil com 1000 seguidores, quando você publicasse algo iria aparecer para os 1000 seguidores.

Hoje em dia, este alcance orgânico, está entre 3% e 5%, que quer dizer que se você tiver um perfil de 1000 seguidores e publicar algo você irá impactar entre 30 e 50 pessoas.

Já quando falamos da taxa de abertura do email marketing estamos falando de algo em torno de 20%. Isto quer dizer que se você enviar uma campanha para uma lista de emails de 1000 pessoas a tendência é que pelo menos 200 delas abram.

Redes SociaisEmail Marketing
Alcance/Abertura3% a 5% em média20% em média
1000 seguidores/emails30 a 50 seguidores em média200 pessoas em média

Email Marketing e o celular dos seus pacientes

Outro ponto muito interessante é que o email chega como uma notificação no celular dos seus pacientes:

E você sabe como as pessoas são fissuradas em notificações no celular hoje em dia, não é mesmo?

Email Marketing personalizado no consultório, clínica ou hospital

Um ponto muito positivo é que é hoje em dia você consegue personalizar as campanhas de email marketing para seus pacientes conversando com eles em primeira pessoa, chamando-os pelo nome e estreitando uma relação pessoal. E tudo isto, de forma automatizada.

Mas Edson, o que é que vou mandar por email para meus pacientes?

Eu vou te dar algumas ideias práticas do que você pode enviar por email para seus pacientes (e lembre-se, tudo isto dá pra fazer de forma automatizada e personalizada):

  1. Mensagens de aniversário (nunca mais esqueça de dar os parabéns para um paciente);
  2. Confirmação de agendamento de consulta;
  3. Lembretes de agendamento de consulta;
  4. Lembretes de retorno;
  5. Pesquisa de satisfação (como foi o seu atendimento? e o da secretária? e a experiência no seu consultório?).

Eu particularmente gosto muito de uma estratégia focada em uma sequência de emails para o paciente. Vou te mostrar um exemplo:

Dia 1 – O que é e pra quem é indicada a mamoplastia de aumento?
Dia 2 – As 10 dúvidas mais frequentes sobre mamoplastia de aumento
Dia 3 – Quanto custa fazer a mamoplastia de aumento?
Dia 4 – PRIMEIRO NOME, vamos nos encontrar pessoalmente?

É claro que esta foi uma sequência bastante básica, mas dá pra você ter uma ideia de como funciona, não é mesmo?

É tudo sobre relacionamento com o paciente

No final, é tudo sobre relacionamento. Email marketing é um dos canais que você pode e deve utilizar em seu consultório, clínica ou hospital exatamente com o objetivo de estreitar o relacionamento com seus pacientes atuais e também com seus novos pacientes (que ainda não te conhecem pessoalmente).

E aí, o que achou deste conteúdo Email Marketing ainda funciona para médicos? Se você ficou com alguma dúvida pergunte aqui nos comentários.

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