Existem diversas opções de filmes sobre medicina que podem ser interessantes para médicos. Algumas sugestões incluem:
The Physician (2013)
“The Physician” é um filme de 2013 dirigido por Philipp Stolzl e baseado no romance de Noah Gordon. A história se passa na Idade Média e acompanha a jornada de Rob J. Cole, um jovem que sonha em se tornar médico. Para alcançar seu objetivo, ele se disfarça de judeu e entra em uma escola de medicina em uma região dominada pelo Império Oriental. Durante sua jornada, Rob aprende sobre a medicina e a vida, enfrentando desafios e descobrindo segredos. O filme é uma aventura emocionante que retrata a busca por conhecimento e a superação de obstáculos.
Patch Adams (1998)
“Patch Adams” é um filme de 1998 dirigido por Tom Shadyac e estrelado por Robin Williams. O filme é baseado na história real de Hunter “Patch” Adams, um médico americano que acredita que o humor é uma parte importante do tratamento médico. O filme retrata a jornada de Patch Adams enquanto ele estuda medicina e luta contra o sistema médico tradicional para trazer alegria e humanidade ao tratamento de pacientes. O filme é uma mistura de comédia e drama e aborda temas como empatia, compaixão e ética médica.
Extraordinary Measures (2010)
“Extraordinary Measures” é um filme de drama médico americano de 2010 estrelado por Brendan Fraser, Harrison Ford e Keri Russell. O filme é baseado em uma história real e conta a história de pais que formam uma empresa de biotecnologia para desenvolver um medicamento para salvar a vida de seus filhos, que têm uma doença que ameaça suas vidas. O filme retrata a luta dos pais para encontrar uma cura para seus filhos e os desafios que enfrentam ao longo do caminho. O filme foi produzido pela CBS Films e lançado em janeiro de 2010
Awakenings (1990)
“Awakenings” é um filme de drama americano de 1990 dirigido por Penny Marshall e estrelado por Robert De Niro e Robin Williams. O filme é baseado no livro de memórias de Oliver Sacks, “Awakenings”, e conta a história do neurologista Dr. Malcolm Sayer, que descobre os efeitos benéficos do medicamento L-DOPA em 1969. Ele administra o medicamento a pacientes catatônicos que sobreviveram à epidemia de encefalite de 1917-1928, e eles começam a despertar de seu estado catatônico. O filme retrata a jornada emocionante dos pacientes e do Dr. Sayer enquanto eles lutam para se adaptar a um mundo que mudou drasticamente desde que eles ficaram catatônicos.
Something the Lord Made (2004)
“Something the Lord Made” é um filme americano de 2004 dirigido por Joseph Sargent. O roteiro, de Peter Silverman e Robert Caswell, é baseado na história real de Vivien Thomas e Alfred Blalock, em sua busca pela cura da tetralogia de Fallot. O filme retrata a jornada de Vivien Thomas, um carpinteiro habilidoso que é contratado como zelador pelo arrogante Dr. Alfred Blalock em Vanderbilt. Juntos, eles desenvolvem uma técnica cirúrgica pioneira para corrigir a tetralogia de Fallot, uma doença cardíaca congênita. O filme é uma história inspiradora sobre perseverança, amizade e superação de obstáculos.
Contagion (2011)
“Contagion” é um filme de suspense e ficção científica americano de 2011 dirigido por Steven Soderbergh e estrelado por Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Kate Winslet e Marion Cotillard. O filme retrata a propagação de um vírus letal que se espalha pelo ar e tem o poder de aniquilar a humanidade. A comunidade médica mundial corre contra o tempo para desenvolver uma vacina e deter o pânico causado pela possibilidade de contágio. O filme é uma narrativa sensata e realista que oferece uma visão sobre como uma pandemia pode afetar a sociedade e como a ciência e a medicina podem trabalhar juntas para encontrar uma solução.
The Doctor (1991)
“The Doctor” é um filme americano de 1991 dirigido por Randa Haines e estrelado por William Hurt como um médico que sofre uma transformação em suas visões sobre a vida, a doença e as relações humanas após se tornar paciente. O filme é baseado no livro “A Taste of My Own Medicine: When the Doctor Is the Patient” de Edward E. Rosenbaum. O filme retrata a jornada emocional do Dr. Jack Mackee, um cirurgião arrogante que é diagnosticado com câncer de garganta e começa a ver a medicina e seus pacientes de uma maneira diferente. O filme aborda temas como empatia, compaixão e ética médica.
The Immortal Life of Henrietta Lacks (2017)
“The Immortal Life of Henrietta Lacks” é um filme de drama televisivo de 2017 dirigido por George C. Wolfe e estrelado por Oprah Winfrey e Rose Byrne. O filme é baseado no livro de mesmo nome de Rebecca Skloot e documenta a história de Henrietta Lacks, que foi diagnosticada com câncer cervical na década de 1950 e cujas células cancerosas (mais tarde conhecidas como HeLa) mudariam o curso do tratamento do câncer. O filme retrata a jornada de Skloot enquanto ela pesquisa a história de Lacks e sua família, e as questões éticas e morais que surgem em torno do uso de células humanas para pesquisa médica. O filme aborda temas como racismo, ética médica e justiça social.
The English Surgeon (2007)
“The English Surgeon” é um documentário de 2007 que estreou no Festival de Cinema de Londres. O filme se concentra no trabalho de Henry Marsh, um neurocirurgião do Reino Unido, e seus esforços para ajudar pacientes desesperadamente doentes em hospitais ucranianos. Marsh viaja para a Ucrânia há mais de 15 anos para tratar pacientes que foram deixados para morrer. O documentário oferece uma visão sobre a vida de Marsh e as dificuldades que ele enfrenta ao tentar ajudar seus pacientes em um sistema de saúde que muitas vezes é inadequado e insuficiente. O filme é uma história inspiradora sobre a dedicação de um médico em ajudar os outros e a importância do acesso à saúde em todo o mundo.
The Big Sick (2017)
“The Big Sick” é um filme de comédia romântica americano de 2017 dirigido por Michael Showalter e escrito por Emily V. Gordon e Kumail Nanjiani. O filme é estrelado por Nanjiani, Zoe Kazan, Holly Hunter, Ray Romano, Adeel Akhtar e Anupam Kher. Gordon e Nanjiani escreveram o filme com base em seu relacionamento; ele segue um casal inter-racial que deve lidar com diferenças culturais depois que Emily (Kazan) fica doente. O filme é uma história de amor engraçada e emocionante que aborda temas como cultura, família e identidade. O filme foi bem recebido pela crítica e pelo público e foi indicado a vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Roteiro Original.
Que outro filme você colocaria na lista?
E aí, tem algum outro filme que você colocaria da nossa lista de filmes para médicos?
PS.: o post Filmes para Médicos apareceu primeiro no blog da WE Marketing Médico.