Marketing Médico: ou você adere ou fica pra trás

Oi! Tudo bem aí?

Meu nome é Edson Medeiros e eu sou Especialista em Marketing Médico aqui na WE Marketing Médico.

Quando eu pensei no título deste conteúdo eu não quis ser “sensacionalista” mas quis chamar sua atenção (e acho que deu certo, porque você está aqui).

Alguns médicos ainda relutam em investir em Marketing Médico e os principais motivos que eu levantei até hoje são:

  • não sei se funciona pra minha especialidade;
  • não gosto de me expor;
  • é “caro”;
  • não tenho tempo;
  • não sei nada sobre o assunto (ou não sei por onde começar a estudar);
  • já uso as redes sociais e o WhatsApp;
  • já compro listas de email, curtidas e seguidores;
  • preciso de pacientes agora!;
  • não consigo mensurar o retorno;
  • vou ver sobre isto em outro momento;

Não sei se funciona pra minha especialidade

Muitas pessoas acreditam que Marketing Médico funciona só para Dermatologista e Cirurgiões Plásticos por serem especialidade mais ligadas a parte estética.

A verdade é que Marketing Médico funciona para a maioria das especialidades. O que vão muda é o público alvo que precisa ser impactado e as estratégias que precisam ser utilizadas.

Por exemplo, as estratégias que a gente utiliza aqui na WE para Oftalmologistas e Urologistas são diferentes das que utilizamos para Psiquiatras, Neurocirurgiões ou Cardiologistas Intervencionistas.

Não gosto de me expor

Existem médicos que adoram falar e gravar vídeos para as redes sociais misturando um pouco da rotina da clínica e consultório com a vida particular.

Acontece que nem todo mundo é assim. E tudo bem.

E existem médicos que preferem manter uma postura mais formal em termos de comunicação, aparecendo sempre de forma profissional, de jaleco e no consultório ou instalações médicas.

Outros ainda não gostam nem de aparecer e preferem seguir uma linha mais institucional.

A verdade, é que existem caminhos com estratégias e resultados para todos 3 perfis.

É “caro”

Em uma das campanhas que criamos aqui na WE para um médico fizemos um investimento de R$2000 (em duas semanas) que gerou R$17000 em consultas e R$40000 em cirurgia.

Percebe que R$2000 com resultado fica “barato” e R$500 sem resultado ficaria “caro”?

É caro fazer uma consulta particular? Ou é caro fazer um procedimento que custa R$1500 ou uma cirurgia que custa R$10000? Não, não é.

Tanto no Marketing Médico quanto em uma Consulta Particular, Procedimento ou Cirurgia normalmente é mais caro você não fazer.

Não tenho tempo

Eu tenho um amigo que tinha uma dor no estômago e nunca tinha tempo para ir ao médico ver o que era. Eu sempre dizia pra ele “Cristiano, vai procurar um médico logo pra resolver este seu problema”, mas ele não ia de jeito nenhum. Um dia ele acordou com a dor pulsando de forma insuportável e… adivinhe só… ele arrumou tempo para ir ao médico.

Hoje em dia Marketing Médico é uma necessidade e não um luxo ou uma coisa muito exclusiva, no sentido que só você faz na sua cidade.

Não fazer Marketing Médico por falta de tempo é fazer a mesma coisa que o Cristiano estava fazendo.

Não sei nada sobre o assunto (ou não sei por onde começar a estudar)

Eu também não sei nada sobre Pediatria ou sobre Ortopedia, mas eu sei onde procurar quando precisar. É a mesma coisa coisa no Marketing Médico. Você não precisa saber de tudo, precisa encontrar alguém que saiba.

E se você quiser começar a aprende mais sobre Marketing Médico você pode começar aqui mesmo com acompanhando os conteúdos que a gente publica no YouTube, Instagram e no nosso Blog.

Já uso as redes sociais e o WhatsApp

Ótimo! Se você já usa as redes sociais e o WhatsApp você está no mesmo barco que 95% dos médicos no Brasil.

A questão é como você usa? O que você publica? Quais são as estratégias que utiliza? Quais são seus objetivos? Quais são as métricas que você acompanha? E principalmente, quais são os resultados que você tem?

Já compro listas de email, curtidas e seguidores

Não faça. Simplesmente não faça isto. Você estará jogando sua reputação ao vento para quem te conhece e para quem não te conhece. E aí, a internet que poderia te ajudar a conquistar mais pacientes e ser mais conhecido, pode se voltar contra você com chuvas de comentários e avaliações negativas.

Preciso de pacientes agora!

Conquistar pacientes de forma ética e sustentável não acontece do dia pra noite. Especialmente se você nunca investiu em Marketing Médico. É verdade que algumas ações que implementamos dão resultado mais rápido, principalmente se estamos falando de anúncios no Google Ads, mas em regra os resultados mais consistentes começam a aparecer entre 3 e 6 meses.

E lembre-se daquela frase que seu personal ou professor da academia te disse: daqui 6 meses você vai desejar ter começado hoje.

Não consigo mensurar o retorno

Não conseguir mensurar o retorno é ter falta de métricas para acompanhar.

Sobre este assunto a gente um conteúdo inteiro para te ajudar que falam sobre Métricas de Marketing Médico para Clínicas, Hospitais e Consultórios e outro que fala sobre quais são os números importantes para você acompanhar quando investe em Marketing Médico.

Vou ver sobre isto em outro momento

Ficar parado não vai te ajudar a conquistar mais pacientes, superar seus concorrentes ou fazer com que você tenha mais tempo livre para passar com sua família.

Bom, eu realmente espero que você não fique pra trás.

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