É inegável que o marketing para médicos nas redes sociais é uma parte extremamente importante na divulgação da sua clínica ou consultório. Isso você já sabe bem e justamente por este motivo, você deve ter chegado até este artigo. Agora, o que é mais importante saber é: quais são as redes sociais mais importantes para os médicos utilizarem atualmente? Quais são as estratégias de marketing para redes sociais que funcionam na área da saúde? E é sobre isso que falaremos neste artigo. Confira!
Marketing para médicos nas redes sociais – Principais plataformas
Começando pelas plataformas, essas são as principais redes sociais que nós aqui da WE Marketing Médico indicamos para os médicos marcarem sua presença digital atualmente:
O Instagram dispensa apresentações. É uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, incluindo os brasileiros, que amam essa plataforma.
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O mais importante para o médico saber sobre o Instagram é que ele não é apenas uma rede social, mas sim três. Story, Reels e Feed são canais presentes dentro do Instagram mas que são bem distintos um do outro e consequentemente a linguagem utilizada em cada um deles deve ser diferente.
Story
O Story é o canal onde você deve humanizar a sua marca, gerando assim maior conexão e proximidade com o seu público. É um canal ali dentro da rede social, onde o médico deve “mostrar cara” através de conteúdos mais despojados, exibindo um pouco da sua rotina e bastidores do seu dia-a-dia.
Confira abaixo um roteiro com um dia de Stories que não sabe por onde começar:
- Início da manhã: mostre um pouco da sua rotina matinal ao chegar no consultório.
- Meio da manhã: abra uma caixinha de perguntas sobre algum assunto relacionado à sua especialidade que queira abordar.
- Início da tarde: responda algumas das perguntas enviadas pelos seguidores.
- Final da tarde: compartilhe algum caso clínico relevante (sem expor o paciente) que aconteceu durante o seu dia de atendimentos.
- Noite: Responda o restante das perguntas enviadas.
Feed
Os conteúdos para o Feed do Instagram ajudam a fortalecer a sua marca e reforçam a sua autoridade na sua especialidade médica. Além disso, diferente dos stories que só aparecem para quem já te acompanha, as postagens do Feed podem chegar até novas pessoas, através das hashtags e aba explorar, portanto, esse é um excelente canal ali dentro do Instagram para você que deseja aumentar a sua base de seguidores .
O ideal é postar dicas de saúde sobre doenças, tratamentos e demais assuntos relacionados à sua especiliade para reforçar sua autoridade no asssunto. além disso você pode postar contéudos mais leves com o obejtivo de aumentar o seu engajamento na rede social. Confira abaixo 3 tipos de post que mais geram ecompartilhamentos que você pode utilizar no seu FEED do Instagram:
1.
dicas de saúde sobre assu especilidade no formato de listas
- Memes
- Frases motivacionais
- Opinião sobre assuntos em alta
Reels
O Reels é uma das apostas do Instagram para concorrer com o TikTok (falaremos dele mais adiante) e por conta disso eles t~em priorizado entregar para mais pessoas os conteúdos gerados neste formato, portanto essa também é uma execlente oportunidade para atrai novos seguidores para o seu perfil ali dentro dessa rede social. sem fazer dancinha
Médico(a), Reels não é só pra fazer dancinha. Confira 9 dicas de como criar conteúdos para a nova sensação do Instagram.
Mitos e verdades sobre tratamentos e doenças
basridores do seu trabalho
Listas com dicas de saúde relacionadas à sua especialidade
cortes de entrevistas ou podcaststs que tenha aprticipado
tira dúvidas sobre perguntas frequentes
situações corriqueiras ocoriridas no consultrio
erros comunsque as pessoas cometem
antes, durante e depois sobre procedimentos usando ilustrações
YouTube
Vídeos longos
Shorts
Públicos
Comunidades
Google Meu negócio
TikTok
Outros canais e oportunidades além das redes sociais
Site
Tráfego Pago
Na internet quando a gente fala em tráfego pago, estamos falando atrair visitantes para os seus canais de captação de pacientes através de anúncios pagos. Podem ser visitantes do seu perfil no Instagram, da sua página no Facebook, do seu site, do seu canal do YouTube ou de qualquer outro lugar que você tenha presença na internet.
Anúncios no Instagram e Facebook
Eu acredito que você já tenha notado que suas postagens não atingem todas as pessoas que te seguem nas redes sociais, não é mesmo? Isso ocorre porque o algortimo do Instagram e também do Facebook só exibem seus posts para cerca de 5% das pessoas que te acompanham e não para todos (como já foi antigamente). É por este motivo que o Tráfego Pago é tão eficiente, ao anunciar nas redes sociais você aparece tanto para todos os seus seguidores, quanto para pessoas que ainda não te acompanham, de acordo com os interesses que você definir.
Anúncios no Google
Uma outra alternativa às redes sociais ou na verdade para se trabalhar em paralelo são os anúncios no Google. Disponibilizados através da plataforma Google Ads são uma excelente opção (inclusive é a solução que mais indicamos) para médicos que estão em busca de conquistar mais pacientes a curto e médio prazo.
Na prática para você entender melhor como eles funcionam (e, porque funcionam tão bem), os anúncios são os primeiros resultados exibidos na busca do Google, quando um usuário faz uma pesquisa, ou seja, eles aparecem no topo da página e sendo ativados sempre que alguém digita uma palavra chave. Confira um exemplo a seguir onde eu digitei na busca “cirurgião plástico em campo grande”.
Como você pode perceber, com o Google Ads, a sua clínica ou consultório passa a ser exibida nos resultados das buscas relativas ao serviço que você oferece (como por exemplo sua especialidade, tratamentos, cirurgias etc), aumentando significativamente as chances de conquistar cada vez mais pacientes.