Olá! Tudo bem aí?
Meu nome é Edson Medeiros e eu sou Especialista em Marketing Médico aqui na WE Marketing Médico.
Hoje a gente vai conversar um pouco sobre 3 opções para você que é médico diversificar sua captação de pacientes.
Quando eu falo em diversificar eu estou considerando o fato de que mais de 90% dos médicos captam novos pacientes somente através de indicações.
E eu quero que você entenda que não tem nada de errado em conquistar novos pacientes através de indicações, na verdade isto é muito saudável financeiramente para o seu consultório, clínica ou hospital.
O problema é que em um mês você pode ter várias indicações e no outro não.
E isto é péssimo de um ponto de vista financeiro e administrativo, já que você tem diversos custos fixos.
Mas Edson, o que mais que dá pra fazer para conquistar novos pacientes além das indicações?
A primeira opção que eu escolheria são os anúncios no Google. A gente até já falou aqui sobre este tema em um outro conteúdo chamado Como aparecer no Google e captar mais pacientes mas resumindo os anúncios no Google funcionam muito bem porque:
- o anúncio aparece na hora que o paciente está procurando (parece mágica né?);
- você só paga se o paciente clicar no seu anúncio;
- o paciente já está mais perto do momento de fazer a consulta ou procedimento, tanto que ele procura no Google pelo seu nome, sua especialidade, alguma dor, algum sintoma ou alguma dúvida sobre algum procedimento.
O prazo de retorno para investimentos em anúncios no Google é rápido.
A segunda opção que eu escolheria seriam os anúncios nas redes sociais. Para ser mais objetivo estamos falando dos anúncios no Instagram e Facebook (LinkedIn, Tik Tok, Pinterest e Twitter ainda representam pouquíssimo em termos de expressividade). Se você não viu, vale dar uma conferida no conteúdo que falamos sobre O que é melhor para médicos? Google ou Instagram?. O resumo dos anúncios nas redes sociais é o seguinte:
- possibilidade alcançar mais pacientes no Google;
- segmentação mais avançada;
- paciente está mais longe do momento de fazer a consulta ou procedimento e por isto normalmente a gente precisa despertar o interesse dele.
O prazo de retorno para investimentos em anúncios nas redes sociais pode ser rápido, mas normalmente é médio.
A terceira opção é investir em marketing de conteúdo. Marketing de conteúdo é basicamente o que eu estou fazendo agora, ou seja, estou produzindo conteúdo em vídeo, áudio e texto para o meu público alvo, que é você que é médico, sem promover explicitamente a nossa marca.
A grande sacada do marketing de conteúdo é que você ajuda o seu público-alvo (pacientes atuais, novos pacientes e em alguns casos outros médicos) a resolver um problema e vira uma autoridade no assunto.
O prazo de retorno para investimentos em marketing de conteúdo pode ser médio, mas normalmente é longo.
O que estas 3 estratégias tem um comum?
Bom, o que a gente encontra em comum entre os anúncios no Google, anúncios no Instagram e Facebook e o marketing de conteúdo é que eles trazem um coisa que as indicações não trazem:
P-R-E-V-I-S-I-B-I-L-I-D-A-D-E
Com estas estratégias rodando você consegue ter uma ideia ou uma perspectiva de resultados e crescimento no consultório. Com isto, você consegue se preparar melhor e terá mais segurança para tomar as decisões necessárias para o funcionamento e crescimento do seu consultório, clínica ou hospital.
Você pode conferir um pouco mais sobre a previsibilidade em dois outros conteúdos que temos:
- Entenda quais são os números importantes para você acompanhar quando investe em Marketing Médico
- Métricas avançadas de Marketing Médico
E aí, o que achou deste conteúdo Médico, conheça 3 opções para diversificar sua captação de pacientes Se você ficou com alguma dúvida pergunte aqui nos comentários.
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