Médico pode fazer propaganda?

Essa é uma dúvida comum entre os profissionais que nos procuram e talvez seja uma das perguntas que mais recebemos aqui na WE Marketing Médico. E a verdade é que sempre quando nos questionam se o médico pode fazer propaganda, a nossa resposta sempre é: depende.

Como assim depende? Ou pode, ou não pode, não é verdade? Bom, depende porque existem determinados tipos de propaganda médica que não podem ser veiculadas em hipótese alguma, onde o profissional corre até mesmo o risco até mesmo de ter o CRM caçado, mas,  isso não significa os médicos não podem divulgar a sua clínica ou consultório.

É permitido ao médico fazer propaganda, basta apenas que ele haja de acordo as regras previstas no manual de publicidade médica, regido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Neste artigo você irá aprender:

  • Tipos de propaganda que o médico não pode fazer;
  • Tipos de propaganda que o médico pode fazer;
  • Os melhores estratégias e canais para o médico fazer propaganda na internet.

Tipos de propaganda que o médico não pode fazer

Se ao se referir a propaganda, você está pensando naquelas tradicionais campanhas publicitárias no melhor estilo Casas Bahia, Magazine Luiza e entre outros varejistas, que divulgam preços e descontos imperdíveis ao público, saiba que este tipo de ação é expressamente proibida na publicidade médica.

Veja alguns exemplos deste tipo de propaganda abaixo:

Médico pode fazer propaganda?

Médico pode fazer propaganda?

 

Outro tipo de propaganda que os médicos não podem fazer, são aquelas muito comuns de se ver nos produtos da Polishop, recheadas de argumentos persuasivos e prometendo trazer resultados incríveis através dos seus produtos.

Confira um clássico exemplo deste tipo de propaganda:

Médico pode fazer propaganda?

Tipos de propaganda que o médico pode fazer

A solução para quem quer fazer propaganda e publicidade médica de maneira ética é apostar no marketing de conteúdo.

Na prática, o que o médico deve fazer é criar conteúdos de caráter educativo informando o público sobre doenças, tratamentos, cirurgias e demais assuntos relacionados à sua especialidade médica e distribuí-los na internet, através de seu site ou blog, YouTube, Instagram e demais Redes Sociais.

Desta forma, ao longo do tempo você vai construindo uma audiência consolidada através destes canais e se posicionando como autoridade nos assuntos que você aborda por ali. E futuramente quando uma destas pessoas que te acompanham precisarem de algum tratamento relacionado à sua especialidade, ou até mesmo quando alguma familiar ou amigo pedir alguma indicação, muito provavelmente será você o primeiro médico que lhes virá a cabeça.

Os melhores estratégias e canais para o médico fazer propaganda na internet

Além de saber quais os tipos de propaganda o médico pode fazer sem correr riscos, também é importante conhecer quais os melhores canais e estratégias para o médico conquistar mais pacientes.

Atualmente, os canais que nós aqui na WE Marketing Médico indicamos para os médicos explorarem são:

O que achou do nosso artigo “Médico pode fazer propaganda?“. Entre em contato conosco, adoraríamos saber sua opinião, ou caso tenha outras dúvidas ou sugestões de pauta fique a vontade para nos enviar.

Fale conosco

Fale agora mesmo com um especialista em marketing para médicos, clínicas e consultórios.

Cursos de Marketing Médico

Mais dicas de Marketing Médico

Feegow Vale a Pena? Confira antes de contratar

Feegow Clinic: Transformando a Gestão de Clínicas e Consultórios Introdução A tecnologia tem revolucionado diversas áreas, incluindo a gestão de saúde, trazendo soluções que facilitam

edson-da-we-marketing-medico
Edson Medeiros

WE Marketing Médico

Edson da WE Marketing Médico

Olá doutor(a), tudo bem? 👋
Preencha seus dados e vamos conversar pelo WhatsApp!

20:24