Na última década, vimos o crescimento exorbitante do mercado online digital, dessa forma, a lógica de como apresentar seus serviços foi alterada, para quem quer se destacar no mercado. Afinal, quantas vezes na década passada você foi ao centro da cidade, e havia diversos homens propaganda vestindo certos tipos de roupas para criar vínculo aos potenciais clientes? Hoje em dia, isso é quase irrelevante para a publicidade de determinados nichos.
O marketing digital
O marketing digital é a crescente da atualidade, aliado ao estouro do mercado online, porém nos perguntamos como realizar as estratégias de forma a atingir o sucesso. Existem diversos métodos, isso é fato, blog, Facebook, Instagram etc. Dessa maneira, no artigo de hoje, trataremos da forma utilizada para uma boa interação e engajamento no Instagram.
Além disso, precisamos associar, primeiramente, o nicho que atuamos. Para isso, devemos estabelecer conteúdos voltados para esse tipo de pessoa. Traçados esses pontos, é necessária a compreensão de que alguns nichos possuem relevância natural dentro da plataforma –blogueiras, maquiagem, fotografia, já possuem um tipo de engajamento incentivado pela rede social.
O tipo de conteúdo
Estabelecido o público-alvo, precisamos identificar quais os tipos de conteúdos geram engajamento e interação no Instagram. Dentro da plataforma há diversos segmentos e formas de conteúdos diferentes: há os stories, o feed, o IGTV e o Reels. Assim, não só o que está presente será de relevância, mas também o método que ele será entregue.
É necessário então, traçar qual é o tipo mais consumido pelo seu público-alvo, se são pessoas que gostam de ler, se preferem consumir áudio e vídeo, ou apenas imagens e se gostam de conteúdos extensos ou curtos.
Criando o conteúdo
As pessoas geralmente não gostam de propagandas explícitas como temática, elas querem, em suma, entreter-se e gerar um passatempo nas redes sociais, então para gerar engajamento, precisa-se criar algo voltado para esse objetivo, de desentediar o indivíduo final.
Mesmo que seu público-alvo seja composto de pessoas que gostam de ler, tenhamos ainda em mente: o Instagram é uma plataforma majoritariamente dominada por temas gráficos, vídeos e fotos, contudo, pode-se ainda aliar texto e criar um conteúdo híbrido. O foco é chamar a atenção dos seus seguidores através de uma cinemática profissional e descontraída, imagens bem feitas, constituídas para acrescentar algo a ele, esses conceitos trazem o diferencial de um engajamento orgânico firme e estruturado.
Conceitos técnicos como interação
A depender do público-alvo, o entretenimento se dará através de conceitos técnicos, e o engajamento surgirá por meio disso, visando uma elasticidade de possíveis pessoas atingida. Esse tipo de conteúdo é melhor aceito em formatos de vídeos curtos e humanizados, que tragam uma sensação de cotidiano.
Conclusão
Dessa forma, compreendemos que é de extrema importância pensar no engajamento da plataforma Instagram através do conteúdo que produzimos, visando determinado tipo de público-alvo e construindo um tráfego orgânico estruturado. Além de todas essas propostas que apresentamos é importante ter frequência, para que o público não parta para outras fontes.
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