Quer saber como você pode atrair mais pacientes por meio do Google? Storytelling. Há, basicamente, duas maneiras de compartilhar conteúdos: usando a lógica e mexendo com as emoções. As duas podem ser incríveis e funcionar muito bem quando usadas corretamente. E hoje a WE Marketing Médico vai falar sobre isso. Veja:
- O que é storytelling;
- Como usar;
- E por quê?
Aprofunde-se na leitura.
O que é Storytelling para Médicos?
Storytelling, arte de contar histórias no português (traduzido livremente), é basicamente o que esse último nome disse. Nós, seres humanos, vivemos de histórias. Usamos histórias para conversar e nos conectarmos com outras pessoas. Para sentirmos emoções, como orgulho de nós mesmos por fazer algo que consideremos bom. E por aí vai.
E o Storytelling também pode ser usado nos negócios (você já sabe mas não custa lembrar que seu consultório ou clínica também são um negócio). Você pode usá-lo para contar a história da sua marca, do seu negócio, de como o seu serviço mudou a vida de um paciente e assim por diante. Essa arte começou com a oralidade e as pinturas rupestres, evoluiu para o texto e hoje se apresenta em muitas outras maneiras.
Em um stories no Instagram, mostrando o depoimento de um paciente feliz com seu resultado, por exemplo.
Como Médicos podem usar o Storytelling?
Milênios atrás, nossos ancestrais sentaram-se sobre ao redor de uma fogueira, sob as estrelas. Nas mãos, frutas – a colheita de um dia, ou carne – o fruto de uma caça bem-sucedida. Um deles contava como aquilo havia acontecido. O resto ouvia. Onde encontrou o fruto ou a carne. E assim aprenderam mais do que contar uma história. Aprenderam a sobreviver.
Percebeu como, em um parágrafo, você foi transportado para uma outra realidade? É assim que se conta uma história. Brinque com as emoções do seu leitor, com os sentidos, com a razão, crie personagens, faça mistério, crie locais, situações etc. E além disso, use a abuse da autenticidade, da verdade.
Não é preciso mentir ou inventar coisas incríveis para contar uma boa história. Basta usar as palavras certas – ou recursos, caso a história seja em vídeo, por exemplo. Quer um exemplo de como fazer? Convide um paciente com quem você tem uma boa relação, crie um roteiro, grave ele dando um depoimento de como seu serviço afetou a vida dele e publique nas redes.
Por que Médicos devem usar o Storytelling?
Como já falamos, existem basicamente dois tipos de conteúdo: racional e emocional. As histórias, que envolvem mais o segundo, estão ficando difíceis de usar, dada a nossa crescente necessidade de dados que comprovem as coisas. Porém, estão também ficando cada vez mais valiosas.
Porque hoje a quantidade de informação produzida diariamente é absurda. Pense em quantos e-mails você recebe, nos stories dos seus amigos, nos outdoors na rua. Pode ser difícil lidar com tudo, né? Por isso, uma história bem contada, atraente, que chame a atenção e passe uma mensagem clara pode fazer a diferença.
Use as duas coisas em conjunto: que tal contar uma história sobre um procedimento cujo sucesso têm respaldo científico? Exemplo: nesse período de Covid, boas histórias de como máscaras estão salvando vidas podem ser criadas.
Storytelling para Médicos
E aí, o que achou deste conteúdo sobre Storytelling para Médicos? Ficou com alguma dúvida? Se sim, pergunte nos comentários ou entre em contato com a gente que iremos te responder pessoalmente.
Se você gostou deste conteúdo aproveite e compartilhe com outros colegas nos seus grupos de WhasApp de Médicos.
PS.: o conteúdo Storytelling para Médicos: como atrair pacientes com boas histórias saiu primeiro no blog da WE Marketing Médico.