Storytelling para Médicos: como atrair pacientes com boas histórias

Quer saber como você pode atrair mais pacientes por meio do Google? Storytelling. Há, basicamente, duas maneiras de compartilhar conteúdos: usando a lógica e mexendo com as emoções. As duas podem ser incríveis e funcionar muito bem quando usadas corretamente. E hoje a WE Marketing Médico vai falar sobre isso. Veja:

  • O que é storytelling;
  • Como usar;
  • E por quê?

Aprofunde-se na leitura.

O que é Storytelling para Médicos?

Storytelling, arte de contar histórias no português (traduzido livremente), é basicamente o que esse último nome disse. Nós, seres humanos, vivemos de histórias. Usamos histórias para conversar e nos conectarmos com outras pessoas. Para sentirmos emoções, como orgulho de nós mesmos por fazer algo que consideremos bom. E por aí vai.

E o Storytelling também pode ser usado nos negócios (você já sabe mas não custa lembrar que seu consultório ou clínica também são um negócio). Você pode usá-lo para contar a história da sua marca, do seu negócio, de como o seu serviço mudou a vida de um paciente e assim por diante. Essa arte começou com a oralidade e as pinturas rupestres, evoluiu para o texto e hoje se apresenta em muitas outras maneiras.

Em um stories no Instagram, mostrando o depoimento de um paciente feliz com seu resultado, por exemplo.

Como Médicos podem usar o Storytelling?

Milênios atrás, nossos ancestrais sentaram-se sobre ao redor de uma fogueira, sob as estrelas. Nas mãos, frutas – a colheita de um dia, ou carne – o fruto de uma caça bem-sucedida. Um deles contava como aquilo havia acontecido. O resto ouvia. Onde encontrou o fruto ou a carne. E assim aprenderam mais do que contar uma história. Aprenderam a sobreviver.

Percebeu como, em um parágrafo, você foi transportado para uma outra realidade? É assim que se conta uma história. Brinque com as emoções do seu leitor, com os sentidos, com a razão, crie personagens, faça mistério, crie locais, situações etc. E além disso, use a abuse da autenticidade, da verdade.

Não é preciso mentir ou inventar coisas incríveis para contar uma boa história. Basta usar as palavras certas – ou recursos, caso a história seja em vídeo, por exemplo. Quer um exemplo de como fazer? Convide um paciente com quem você tem uma boa relação, crie um roteiro, grave ele dando um depoimento de como seu serviço afetou a vida dele e publique nas redes.

Por que Médicos devem usar o Storytelling?

Como já falamos, existem basicamente dois tipos de conteúdo: racional e emocional. As histórias, que envolvem mais o segundo, estão ficando difíceis de usar, dada a nossa crescente necessidade de dados que comprovem as coisas. Porém, estão também ficando cada vez mais valiosas.

Porque hoje a quantidade de informação produzida diariamente é absurda. Pense em quantos e-mails você recebe, nos stories dos seus amigos, nos outdoors na rua. Pode ser difícil lidar com tudo, né? Por isso, uma história bem contada, atraente, que chame a atenção e passe uma mensagem clara pode fazer a diferença.

Use as duas coisas em conjunto: que tal contar uma história sobre um procedimento cujo sucesso têm respaldo científico? Exemplo: nesse período de Covid, boas histórias de como máscaras estão salvando vidas podem ser criadas.

Storytelling para Médicos

E aí, o que achou deste conteúdo sobre Storytelling para Médicos? Ficou com alguma dúvida? Se sim, pergunte nos comentários ou entre em contato com a gente que iremos te responder pessoalmente.

Se você gostou deste conteúdo aproveite e compartilhe com outros colegas nos seus grupos de WhasApp de Médicos.

 

PS.: o conteúdo Storytelling para Médicos: como atrair pacientes com boas histórias saiu primeiro no blog da WE Marketing Médico. 

 

Fale conosco

Fale agora mesmo com um especialista em marketing para médicos, clínicas e consultórios.

Cursos de Marketing Médico

Mais dicas de Marketing Médico

O que andam dizendo

sobre a WE marketing Médico

Excelente
Com base em 83 avaliações
Andrea Sarmento
Andrea Sarmento
12/03/2024
A sua apresentação foi fantástica! Faz a gente perceber a importância de modernizar o mkt!
João César Corrêa Teodoro
João César Corrêa Teodoro
09/03/2024
Trabalho muito bom, palestra didática e de muito utilidade!!
Carolina Paredes Lins
Carolina Paredes Lins
09/03/2024
Muito boa
Flavia Pelinsari Lana
Flavia Pelinsari Lana
08/03/2024
Oi Édson!! Muito boa a palestra, parabéns!! Sua didática é ótima!
Andressa Shinzato
Andressa Shinzato
21/02/2024
Excelente trabalho!!! Amei o resultado. As cores, a tipografia e a logo ficaram lindos. Recomendo!
Leonardo Stumm
Leonardo Stumm
01/02/2024
Equipe e profissionais excelentes, sempre dispostos e prestativos para entregar o melhor resultado! Super indico.
Beatriz Paraguai
Beatriz Paraguai
14/12/2023
Conteúdo pertinente, e forma didática
Vitor Henrique de Oliveira
Vitor Henrique de Oliveira
14/12/2023
Assisti um treinamento teórico prático com o Edson. Mesmo já conhecendo um pouco do mundo do marketing médico tive muitos insights e a tarde passou com muita fluidez. Para os profissionais que buscam ajuda na execução de marketing médico com qualidade e ética, recomendo!
Marcia Fernandes
Marcia Fernandes
14/12/2023
Clareza nas informações

Gostaria de receber uma análise gratuita da sua especialidade, clínica ou consultório?

Entre em contato com a WE Marketing Médico. Nosso time de especialistas irá fazer uma análise prévia e te entregar um relatório trazendo as possibilidades de crescimento para você, sua clínica ou consultório.

Onde Estamos

R. Espírito Santo, 1798, Campo Grande - MS

Marketing Médico Especialidades

WE Marketing Médico © Todos os Direitos Reservados.

edson-da-we-marketing-medico
Edson Medeiros

WE Marketing Médico

Edson da WE Marketing Médico

Olá doutor(a), tudo bem? 👋
Preencha seus dados e vamos conversar pelo WhatsApp!

14:40