Neste conteúdo você vai entender:
- o que é tráfego
- diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago
- tráfego orgânico e pago no Google
- tráfego orgânico e pago no Instagram
- estratégias de tráfego pago no Instagram que você pode aplicar no seu consultório ou clínica
- por que investir em tráfego pago
- principais plataformas de tráfego pago para médicos
O que é tráfego?
Primeira coisa pessoal: é tráfeGo e não tráfiCo. Combinado?
Um bom exemplo de tráfego é quando você se vincula ao convênio. Quando você faz isso o convênio começa a te mandar pacientes; começa a fazer com que seu telefone toque; começa a fazer com que as pessoas te procurem. Basicamente o convênio começa a te mandar tráfego de pessoas.
Um outro exemplo que não tem nada a ver com a área médica: imagine que você tem um loja em um shopping. Imaginou? Quando você monta uma loja no shopping você faz isso porque já existe um tráfego de pessoas, ou seja, já existem pessoas passando por ali.
Na internet quando a gente fala de tráfego estamos falando de visitantes. Podem ser visitantes do seu perfil no Instagram, da sua página no Facebook, do seu site, do seu canal do YouTube ou de qualquer outro lugar que você tenha presença na internet.
Entendeu até aqui o que é tráfego? Agora vamos aprofundar um pouco mais.
Diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago
Quando a gente fala de tráfego orgânico estamos falando de um tráfego “natural” ou que deveria acontecer naturalmente. E o tráfego pago, bom… você paga por ele rs. Até pra você entender melhor vamos dividir um pouco mais essa parte do tráfego orgânico e do tráfego pago de acordo com as plataformas.
Tráfego Orgânico para Médicos no Google
Quando a gente fala de tráfego orgânico para médicos no Google existem 2 locais:
- Mapa do Google
- Resultados de busca do Google
No mapa do Google
Pra aparecer no mapa do Google você precisa primeiro fazer o cadastro do Google Meu Negócio.
Nos resultados de busca do Google
Já para aparecer nos resultados de busca do Google aí você precisa produzir conteúdo, principalmente em texto (igual a esse que você está lendo) e que seja otimizado usando técnicas de SEO.
Tráfego Pago para Médicos no Google
Agora, quando a gente fala de tráfego pago para médicos no Google estamos falando diretamente dos anúncios no Google.
E para anunciar no Google você precisa fazer isso através do Google Ads.
Detalhes interessantes sobre os anúncios do Google:
- Eles aparecem em primeiro lugar (antes do mapa e antes dos resultados de busca orgânicos)
- Funcionam bem pra caramba para médicos
Mas até para você ter uma ideia geral de como funciona o Google Ads para Médicos o primeiro passo é você definir as palavras-chave e quando as pessoas procurarem no Google por essas palavras-chave seu anúncio irá aparecer. Quando as pessoas ligarem através do seu anúncios ou clicarem no seu anúncio para visitar seu site você vai pagar (por isso o nome tráfego pago).
Tráfego Orgânico para Médicos no Instagram
Agora que você já entendeu o que é o tráfego orgânico no Google vai ficar mais fácil de você entender o tráfego orgânico no Instagram. E pra facilitar sua vida (e a minha) vou tentar explicar através de um outro exemplo.
Imagina que você tem lá no Instagram 1000 seguidores. Imaginou? Antigamente, uns bons anos atrás, quando você fazia uma publicação no Instagram ela aparecia para esses seus 1000 seguidores. Ou seja, você tinha 100% de alcance orgânico. Hoje em dia quando você faz uma publicação ela vai aparecer para algumas pessoas. Pelo que a gente acompanha e mensura no dia a dia o alcance orgânico no Instagram está variando entre 3% e 5%. Isso quer dizer então que se você publicar algo, dos seus 1000 seguidores, apenas uns 30 ou 50 irão visualizar esse conteúdo.
Entendeu aí o que é a parte de tráfego orgânico para médicos no Instagram? Agora vamos seguir então para a parte de tráfego pago para médicos no Instagram.
Tráfego Pago para Médicos no Instagram
Sabe quando você tá navegando no Instagram e aparece aquele patrocinado? Então, aquilo ali é tráfego pago. Ou melhor, é alguém fazendo tráfego pago e direcionado para você. Agora vamos afunilar e falar de uma maneira um pouco mais aprofundada sobre estratégias de tráfego pago para médicos no Instagram.
Estratégia de tráfego pago para médicos no Instagram #1
Faça tráfego pago para quem já é seu seguidor!
Talvez você esteja se perguntando o por quê de fazer isso mas a resposta é simples: porque o alcance orgânico está caindo cada vez mais. Lembra que um pouco acima falei que o alcance orgânico no Instagram está em torno de 5%? Isso quer dizer que 95% dos seus seguidores não veem o que você publica. Então não adianta muito você ter o maior trabalho para gerar conteúdo se ninguém vai ver (nem as pessoas que já te seguem). Com o tráfego pago você consegue fazer com que seu conteúdo chegue para 100% dos seus seguidores.
Estratégia de tráfego pago para médicos no Instagram #2
Faça tráfego pago para quem é parecido com quem já te segue!
Como assim Edson? O algoritmo do Instagram é bem poderoso e tem a capacidade de identificar outras pessoas, que são usuárias do Instagram e que tem um perfil semelhante ao público que já te segue. E se são pessoas parecidas com os seus seguidores nós temos uma boa chance dessas pessoas também gostarem do seu conteúdo (e talvez até virarem seus pacientes), não é mesmo?
Estratégia de tráfego pago para médicos no Instagram #3
Direcione seus conteúdos para quem nunca ouviu falar de você, mas de forma segmentada.
Outra possibilidade de tráfego pago para médicos no Instagram é direcionar seus conteúdos para pessoas que não te seguem mas que façam parte de um “grupo especial”. Como assim grupo especial? Vamos imaginar aí que você é Dermatologista e acabou de publicar um vídeo no Instagram falando sobre “3 coisas que você não sabia sobre o preenchimento facial”. Não seria interessante se você pudesse direcionar para mulheres (sexo), entre 25 e 35 anos (idade), que moram em Brasília (localização) e que gostem de atividades físicas e cuidados pessoais (interesses)?
Poxa, com certeza!
Nesse cenário aí de cima, esse grupo especial aí teria muito mais chance de se engajar seu conteúdo e, quem sabe, até virarem suas pacientes.
Estratégia de tráfego pago para médicos no Instagram #4
Campanha de tráfego pago para aumentar seus seguidores!
Através desse tipo de campanha de tráfego pago você consegue direcionar as pessoas para seguirem seu perfil no Instagram e consequentemente isso vai gerar um aumento nos seus seguidores. Vale a pena? Olha, se você tiver um orçamento sobrando, vale sim. Tem gente que acha legal ter um perfil com bastante seguidores e se eu fosse usar um argumento de marketing para justificar isso seria que com um número maior de seguidores você passa mais autoridade (tempos modernos viu gente).
Estratégia de tráfego pago para médicos no Instagram #5
Campanha de tráfego para quem já é seu paciente!
Eu sei que é meio óbvio mas quando eu falo campanha de tráfego pago para quem já é seu paciente estou falando aí das pessoas que já foram até seu consultório, já fizeram uma consulta ou um procedimento ou uma cirurgia com você. Não estou falando dos seguidores no Instagram, tudo bem?
E por que eu faria uma campanha de tráfego pago para atingir meus próprios pacientes?
Bom, se você está começando agora no Instagram é bem provável que a maioria dos seus pacientes não faça ideia que você tem um perfil nessa rede social. Logo, impactando seus próprios pacientes vai fazer com que eles te sigam, comentem, marquem outras pessoas e compartilhem seus conteúdos. Então, particularmente eu acho um estratégia muito eficiente a gente executa ela com frequência aqui na WE.
E como eu faço para impactar meus pacientes dentro do Instagram?
Pra isso nós vamos precisar de um ajuda aí do seu software médico (se você não usa software médico já tá na hora não é?). A ajuda que nós vamos precisar é que ele exporte, em uma planilha, os dados dos pacientes: nome, email e/ou celular. Depois nós vamos subir essas informações na plataforma de anúncios do Facebook (os anúncios do Instagram são feitos dentro do Facebook) e ele vai identificar (fazer um match) quais dos seus pacientes estão no Instagram.
Legal, não é? Eu sempre gosto de falar que parece bruxaria mas é tecnologia rs.
Estratégia de tráfego pago para médicos no Instagram #6
Campanha de tráfego para quem é parecido com quem já é seu paciente!
Bom, é basicamente a mesma coisa da estratégia de tráfego pago para médicos no Instagram #2 mas dessa vez, ao invés da gente usar de base os seus seguidores, iremos usar seus pacientes. Com isso a tendência é trazer um público muito melhor (mais qualificado), afinal, seus pacientes são seus clientes, ou seja, pessoas que já pagaram pelos seus serviços e que confiam em você.
Estratégia de tráfego pago para médicos no Instagram #7
Direcionar as pessoas para te chamarem no direct do Instagram!
Com essa estratégia você pode direcionar os conteúdos para um público especifico e quando essas pessoas clicarem no seu anúncio elas irão conversar com você no direct do Instagram.
Qual a vantagem disso?
Uma dessas é a agilidade, já que a pessoa já está no Instagram. Outra vantagem que eu gosto de destacar é a pessoalidade, já que quando a pessoa começa a falar com você no direct você pode dar uma olhada no perfil dela e levar a conversa de acordo com os interesses dela.
Efeito colateral dessa estratégia: aumento de seguidores. Quando as pessoas começam a conversar com você no direct uma boa parte delas também começa a te seguir. Bacana, não é?
É claro que na hora de fazer o anúncio é importante deixar claro seja na arte (criativo) ou no vídeo que você fizer que as pessoas irão conversar contigo no direct. Por exemplo, se você está falando sobre “pedras nos rins” poderia terminar o vídeo com a chamada “se você ainda ficou com alguma dúvida sobre pedras nos rins clica aqui e me chama no direct pra gente conversar melhor”, pegou?
Estratégia de tráfego pago para médicos no Instagram #8
Direcionar as pessoas para te chamarem no WhatsApp!
11 de cada 10 brasileiros usam o WhatsApp! Brincadeira, mas é verdade (tem gente que tem mais de um número rs). Com isso a possibilidade de seus pacientes usarem o WhatsApp é muito grande (na verdade, seria estranho se algum deles não usar). Essa estratégia de tráfego pago para médicos segue a mesma lógica da de cima (levar as pessoas para falarem no direct) onde você vai fazer um anúncio a chamada vai ser algo do tipo “Fale no WhatsApp”. É importantíssimo alinhar isso com sua secretária porque esse tipo de estratégias trás muitos possíveis pacientes e vai depender da habilidade de atendimento (e comercial) dela também para que isso se converta em agendamentos de consultas.
Qual Estratégia de Tráfego Pago para Médicos ❌ NÃO FAZER no Instagram
Não clique no botão “impulsionar” ou “promover”. Eu brinco que é quase uma pegadinha que o Mark Zuckerberg faz com você:
Você quer alcançar 72 mil pessoas pagando apenas R$23?
É claro que quero! Quem iria responder não a uma pergunta dessas?
A pessoa que iria responder não é o médico que leu este conteúdo ou que tem boas noções de tráfego pago. Se você seguir a sugestão do Tio Zuck você provavelmente vai impactar sim essas 72 mil pessoas, mas também tem uma grande probabilidade dessas pessoas não serem o público certo pra você o que vai resultar em “nenhum resultado” e talvez você frustrado no final pensando que “tráfego pago para médicos não funciona”.
E como fazer então?
Bom, aí você tem 2 alternativas:
- Aprender tráfego pago e usar o Gerenciador de Negócios do Facebook
- Contratar uma agência de marketing médico especializada em tráfego (por sinal, eu conheço um bem bacana viu)
Só não clica nesse botão “promover”! Combinado?
Porque investir em tráfego pago (sem blábláblá)
Olha, você vai querer investir em tráfego pago porque com isso você vai conseguir:
- aumentar sua visibilidade;
- e consequentemente acelerar seus resultados.
Aqui na WE, durante muito tempo (mas muito tempo mesmo) a gente só trabalhava com tráfego orgânico e vou te contar que dava certo. Mas depois de um tempo, as coisas começaram a ficar cada vez mais concorridas e aí foi onde a gente caiu de cabeça no tráfego pago.
A gente deixou de trabalhar com tráfego orgânico para os médicos que a gente atende? Não, não deixamos. Mas hoje em dia, antes mesmo do cliente entrar aqui na WE, a gente já deixa claro que ele ou ela irão precisar sim investir em tráfego pago.
Por sinal, a gente considera a estratégia de tráfego orgânico no Google como uma estratégia avançada e só trabalhamos com alguns clientes, especialmente aqueles que já tem boas noções de tráfego e de marketing digital. Isso porque, tráfego orgânico no Google e SEO levam tempo (um tempo bem considerável) para começar a dar resultado. Dependendo do termo ou palavra-chave que a gente tiver interesse em rankear no Google e também da concorrência estamos falando aí de 6 a 12 meses.
Como eu já comentei acima, com o tráfego pago você tem a possibilidade de gerar resultados do dia pra noite. Preste atenção que eu disse possibilidade já que existem diversos fatores que são considerados e passos que precisam ser dados para as coisas darem certo como por exemplo:
- criar a conta na plataforma de tráfego pago que iremos trabalhar;
- criar a campanha;
- criar os anúncios;
- a campanha ser aprovada (as vezes não é);
- as pessoas certas serem impactadas na hora certa;
Percebe que é uma conjunção de fatores? Mas na minha experiência eu digo que, mesmo dependendo de muita coisa, é sim possível ter resultados rápidos com tráfego pago.
E quais as principais plataformas de tráfego pago para médicos?
Com tranquilidade posso falar que são o Facebook Ads e o Google Ads. Quando a gente fala do Facebook Ads estamos falando não só de anúncios no Facebook, mas também em anúncios em sites parceiros do Facebook e do Instagram. Quando a gente fala do Google Ads, não estamos falando apenas da busca do Google. Além da busca existem também os sites parceiros do Google (que devem ser uns 95% da internet) que irão exibir banners, anúncios dentro do Gmail, anúncios no mapa do Google e anúncios no YouTube.
Qual a melhor plataforma de tráfego pago para médicos?
Google Ads é a melhor plataforma de tráfego pago para médicos. Eu falo isso sem dúvida nenhuma. Ela tem não só o melhor custo-benefício, mas também é a que trás resultados mais rápidos.
Com o Google Ads você tem a possibilidade real de começar a ter resultados (pacientes ligando no seu consultório ou acessando seu site e te chamando no WhatsApp) de dia uma para o outro.
Além disso eu sempre gosto de reforçar que a pessoa que procura no Google já está mais próxima de se tornar paciente, afinal, ela já está procurando ativamente:
- pelo seu nome;
- pela sua especialidade;
- por algum tratamento;
- por algum sintoma;
- por alguma cirurgia.
E isto tem uma diferença enorme das pessoas que estão nas redes sociais, já que a maioria não está procurando nada, estão só navegando e muito provavelmente vendo coisas mais ligadas a entretenimento e lazer.
Não estou falando que tráfego pago para médicos no Instagram e em outras redes sociais não funciona. Estou falando só que são momentos diferentes que as pessoas estão. Falando de um jeito um pouco mais técnico as pessoas que procuram no Google tem a intenção e as pessoas que estão nas redes sociais, como o Instagram e o TikTok, nós estamos tentando chamar a atenção.
Detalhe importante: existe um limite de buscas mensais no Google. Não quer dizer que o Google não suporte mais gente procurando, só quer dizer que realmente tem um média mensal de pessoas que procuram. Então, dependendo de como você avance com o tráfego pago no Google pode ser que uma hora você atinja esse limite aí na sua cidade e seus resultados deem uma estagnada e aí sim vale reforçar cada vez mais as campanhas de tráfego pago nas redes sociais (minha opinião, OK?).
Outras plataformas de tráfego pago para médicos
Além do Google Ads (Google, Banners, Gmail e YouTube) e do Facebook Ads (Facebook, Banners e Instagram) outras plataformas de tráfego pago que médicos podem se beneficiar são:
- Twitter Ads
- TikTok Ads
- Pinterest Ads
- Taboola
A ideia aqui não é detalhar nem explorar cada uma delas, mas só te dizer que, depois que você tiver explorado bem o Google Ads e o Facebook Ads ainda existem outros caminhos para seguir no tráfego pago.
Dessas últimas 4 que eu comentei aí a que eu particularmente pretendo começar a explorar em breve é o TikTok Ads, afinal, essa é com certeza a rede social que mais cresce hoje no Brasil (cresce mais que o Instagram e muito mais que o Facebook), portanto vale ficar de olho.
E aí, o que achou desse conteúdo sobre tráfego pago para médicos?
Agora é hora da sinceridade: o que você achou desse conteúdo sobre tráfego pago para médicos? Bom, se você chegou até aqui no final eu espero de verdade que você tenha gostado e também que você tenha aprendido algumas coisas sobre esse assunto.
É claro que existem pontos que eu não comentei nesse artigo, seja por falta de tempo ou porque eu realmente esqueci (acredite, isso acontece). Então, minha sugestão é você revisitá-lo de vez em quando porque sempre que possível eu vou tentar atualizá-lo. Quero que essa seja uma fonte de informação seguro para você quando o assunto for tráfego pago para médicos.
Por sinal, se você sabe de alguma coisa ou alguma estratégia que eu não abordei me chama no WhatsApp e me fala porque eu vou ficar feliz de verdade em receber uma mensagem sua. Ah, e claro que isso vale também caso eu tenha escrito alguma coisa errada.
Bom é isso aí 🙂
Ficou com dúvida sobre tráfego para médicos? Pergunte nos comentários 😉
PS.: só mais uma coisa, o post Tudo o que você precisa saber sobre tráfego pago para médicos apareceu primeiro no blog da WE Marketing Médico.