Youtube para Médicos: Quais as melhores estratégias de marketing médico para Youtube?

Pesquisa rápida: quando foi a última vez que você viu TV? E a última vez que viu um vídeo YouTube?

Talvez você tenha até assistido a um vídeo do YouTube na sua TV. Mas duvido muito que você assista mais TV do que o YouTube hoje em dia.

Os tempos mudam não é? As vezes mais rápido do que a gente imagina ou percebe.

E aí quando a gente começa a falar de marketing médico no YouTube não tem como não falar de marketing de conteúdo. E marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias de publicidade no mundo digital. Por meio dele, é possível atrair potenciais pacientes de maneira natural, eliminando seus receios, esclarecendo suas dúvidas e convencendo-os que o seu serviço é o que eles precisam.

Na internet há vários tipos de conteúdo, mas neste artigo, iremos focar no conteúdo em vídeo. Você já pensou em investir em um canal no YouTube para conquistar novos pacientes?

O YouTube é, atualmente, a principal plataforma de vídeos online, possui um alcance de 98 milhões de brasileiros e apresentou um crescimento de 54% em dois anos.

Eu chutaria com tranquilidade que hoje…

O YouTube tem mais audiência do que a Globo, SBT, Record, Band e todos os canais da TV (aberta e fechada) juntos(!).

Desse modo, essa plataforma pode ser uma grande aliada na divulgação de seu trabalho, na conquista de novos pacientes e na fidelização dos antigos.

Mas, para isso, é necessário usar a plataforma corretamente. Será que você realmente sabe fazer marketing no YouTube? Continue a leitura desse artigo e confira!

Para deixar tudo alinhado: o que é marketing médico?

Em linhas gerais, marketing médico é uma forma moderna de divulgação do trabalho para captação de novos pacientes.

Nesta nova estratégia, você vai divulgar o seu trabalho através da interação e compartilhando seu conhecimento com possíveis pacientes. Aqui, cabe a você e ao conteúdo produzido gerar interesse sobre seu trabalho.

É necessário compreender o funcionamento das plataformas e redes sociais, adaptando sua ação conforme a demanda de cada uma. Abra um canal de comunicação com as pessoas, tire dúvidas e explique conceitos e mitos da sua área de atuação. Desta maneira, é criado um vínculo de proximidade e confiança com possíveis futuros pacientes.

E como o marketing médico pode te ajudar na prática?

Sem delongas, eu já posso começar dizendo o marketing médico mostra que você e sua clínica estão adaptados às novas tendências. O paciente que enxerga suas ações online entende que você busca se atualizar.

Só a título de um paralelo:

As vendas online atualmente superam as vendas presenciais. Um estudo conduzido pelo SPC em conjunto com CNDL mostra que 9 em cada 10 internautas realizam compras pela internet. Este é um forte indicativo de que você deve valorizar sua presença online.

E por que o YouTube?

YouTube Para Médicos
YouTube Para Médicos

Dados divulgados no evento YouTube Brandcast em novembro de 2020 destacam que 105 milhões de brasileiros entre 18 e 65 anos acessam mensalmente a plataforma. Ou seja, o site tem um tráfego de pessoas intenso e que cresce a cada dia, uma vitrine de conteúdo dos mais diferentes temas.

Além disso, os vídeos têm fácil reprodução em dispositivos móveis e podem ser vistos durante a realização de outras atividades, como uma caminhada na esteira ou uma viagem, por exemplo.

É possível fazer vídeos curtos, ou se o assunto for mais complexo, produções com mais de 40 minutos.

O marketing médico no YouTube

O YouTube é certamente um dos melhores veículos de divulgação de trabalho e informação na internet. Muitos médicos criaram canal na plataforma para divulgar novidades da área, sanar dúvidas frequentes e expor estudos. A consequência primária desta ação é a exposição da marca destes médicos.

Criando um canal no YouTube sobre sua especialidade médica, você dedica o espaço exclusivamente a um assunto que você domina. E por que isso é importante? Porque faz com que você comece a despontar como referência na sua área. Uma estratégia bem elaborada engaja não só um público fiel, como novos pacientes.

A título quase que de curiosidade, mesmo não sendo o objetivo da maioria dos médicos, uma ferramenta muito utilizada no YouTube é a monetização dos vídeos. Isso significa que, seguindo os termos da plataforma, você consegue ganhar dinheiro com seus vídeos. É claro que essa tarefa não é fácil, pois depende de quanto engajamento seu canal gera. Entretanto, não deixa de ser uma excelente oportunidade de gerar lucro.

Em meio a tantas desinformações, criar um canal com conteúdo de qualidade faz com que você se destaque diante da concorrência.

Médicos Disputam a Atenção de Pacientes no YouTube

Vale inclusive assistir esta entrevista curtinha da Folha de São Paulo que fala sobre Médicos Disputam a Atenção de Pacientes no YouTube:

 

YouTube para médicos

Como antecipamos, a criação de um canal de vídeos pode ajudar a fortalecer suas estratégias de marketing médico.

Dentre as vantagens, podemos listar:

  • Aumento da visibilidade entre o seu público;
  • Alcançar novos públicos;
  • Aproximar e humanizar a relação com os pacientes;
  • Tornar-se uma autoridade no assunto.

Cuidados na hora de criar seu canal

Antes de falarmos sobre as ferramentas necessárias para a criação do seu canal, precisamos falar da parte legal envolvida no processo de publicação dos vídeos.

Como os assuntos tratados no canal serão sobre saúde, é importante produzir seus vídeos de acordo com o Código de Ética Médica e às restrições de publicidade do Conselho Federal de Medicina.

Antes de começar a produzir seus vídeos para seu canal no YouTube

Iluminação, cenário, câmera profissional. Estas são ferramentas importantes para a criação do seu canal, porém não são essenciais.

Especialmente se você está começando, foque no seu conteúdo! É por meio dele que você vai alcançar as pessoas e fazer com que elas se interessem pelo seu canal.

Se após algum tempo você quiser investir em uma produção mais elaborada, vale a pena contratar uma equipe especializada.

Dicas e Estratégias de Marketing Médico no YouTube

Uma herança imbatível

Embora alguns canais de baixa qualidade técnica façam sucesso no Youtube, essa não é a regra geral. Lembre-se que as últimas gerações cresceram tendo como referência de qualidade de áudio visual as grandes emissoras de TV e as produtoras de cinema de Hollywood.

Isso deixou uma herança. O público brasileiro possui certo nível de exigência. Assim, apesar de aceitarem e se engajarem em vídeos de baixa produção, a qualidade nesse quesito, sempre será um diferencial.

Assim, a primeira dica, para tornar seu canal do Youtube mais profissional, é investir em qualidade técnica.

Isso se traduz no uso de boas câmeras, iluminadores e microfones. Além disso, uma edição feita por profissional qualificado pode ser de grande auxílio. Hoje, existem muitas ofertas para esse tipo de serviço, incluindo empresas especializadas para a área médica.

Planeje seu conteúdo

Entretanto, não basta somente criar vídeos e postar, é essencial um planejamento prévio de seu conteúdo, da plataforma que será postado e divulgado, não é mesmo?

Quando falamos de marketing de conteúdo, não estamos falando de quantidade de vídeos, mas sim da qualidade deles e de um conjunto de estratégias para atingir resultados.

Você já viu que o interesse das pessoas pela área da saúde é uma das mais presentes e pesquisadas no Google. Fazer parte dessas pesquisas, esclarecendo dúvidas, com certeza trará bons resultados profissionais.

Mas seu conteúdo deve ser planejado para que você transmita informação segura e de qualidade e que alcance seu público-alvo. Para isso, você pode contar com nossa agência, temos a solução para você turbinar seu canal no YouTube e crescer sua clínica médica.

Roteiros de qualidade

Embora um médico seja a pessoa mais indicado para produzir conteúdos sobre saúde, nem sempre é a mais apta a traduzir esses conteúdos para o grande público.

Existe uma diferença latente entre o que se fala e como se fala. A produção de roteiros para audiovisual, tanto sobre conteúdos relacionados a saúde, assim como todos os outros, não requer apenas conhecimentos médico.

A produção de roteiros é em si uma profissão e requer conhecimentos específicos que são mobilizados para levar informações de forma atraente, relevante e adequada, com uma linguagem adequada para o público ao qual se direciona.

Assim, uma forma de profissionalizar um canal médico no Youtube é contar com a orientação de especialistas em produção de roteiros para audiovisual.
Eles podem garantir aquele diferencial entre um conteúdo agradável e fluido e um que é meramente informativo.

Inspire-se com em canais famosos

Você até já pensou em utilizar o YouTube a seu favor, mas não tem ideia de como fazer isso? Assista aos grandes canais de seu nicho e se inspire no conteúdo que eles produzem, como por exemplo, o maior canal de saúde do Brasil: o canal do Dr. Drauzio Varella.

Drauzio Varella é um médico bastante conhecido, foi pioneiro no tratamento da AIDS, é educador, escritor e cientista reconhecido mundialmente. Veja como ele se comporta, que questões ele aborda, o que faz as pessoas o assistirem.

Mas, não copie, se inspire. Observe, entenda o seu diferencial e aplique nos seus conteúdos.

Seja didático e usa uma linguagem clara

Procure sempre ser didático, ou seja, nada de usar termos médicos que só seus colegas vão entender. Procure usar uma linguagem simples para que leigos possam entender do que trata o assunto.

Essa é uma excelente forma de conquistar a confiança de seu público-alvo. Por isso, apesar de usar uma linguagem acessível, fuja de gírias e não cometa erros de português.

O seu canal no YouTube somente será um sucesso se as pessoas puderem entender o que você está transmitindo. Lembre-se que o alcance da internet é para todos e muitos daqueles que estarão acompanhando os seus vídeos não entendem o linguajar médico.

Utilize uma linguagem simples e clara que possibilite o entendimento de todas as pessoas, desde as mais simples até as mais bem instruídas. Não se esqueça também que seus vídeos podem ser referência para estudantes no início de sua vida acadêmica que podem ainda não estar familiarizados com a linguagem da medicina.

Priorize sempre uma abordagem didática para que não haja margem para dúvidas, afinal, se o seu canal se tornar grande, você não conseguirá dar conta de usar o espaço de comentários para esclarecimentos.

Apesar de os assuntos relacionados à saúde pedirem uma certa formalidade, seu canal médico no YouTube precisa falar a língua das pessoas.

Certifique-se de que a mensagem que você está tentando passar é acessível para as pessoas leigas. Dessa maneira, seu conteúdo será compreendido mais facilmente, e a possibilidade de ser compartilhado é ainda maior.

Caso o tema seja complexo, procure dividir o vídeo em duas partes. Assim, o conteúdo poderá ser explicado mais detalhadamente, e sem cansar quem está assistindo.

Transmita dicas úteis e bem embasadas

Com a era digital, cada vez mais pessoas têm procurado por informações médicas na internet. No entanto, muito do que é encontrado na rede são informações superficiais e, às vezes, até incorretas.

Isso significa que o seu canal fará muito mais sucesso se tiver um conteúdo baseado em dicas práticas e úteis com embasamento médico. Dependendo da forma como você apresentar o seu material, as pessoas terão muito mais confiança naquilo que estão acompanhando, gerando muito mais credibilidade para você e sua clínica.

Use SEO nos vídeos do YouTube

Após gravar um vídeo de qualidade é importante dar atenção aos detalhes na hora de postar o vídeo.

As técnicas de SEO – Otimização para Mecanismos de Buscas – são essenciais para ranquear melhor os seus vídeos. Ou seja, para eles aparecerem primeiro nas pesquisas do usuário.

Para isso, é preciso focar no uso correto de palavras-chave, em uma boa descrição dos vídeos e na otimização de tags e títulos.

Compartilhe nas outras redes sociais

Para seu canal ter destaque, não basta só caprichar nos vídeos e postagens na plataforma do YouTube. É fundamental que você divulgue esses vídeos em suas redes sociais, como o Instagram e o Facebook.

Unindo essas plataformas você terá uma divulgação maior e consequentemente mais pessoas conseguirão te encontrar.

A cada 20 pesquisas realizadas pelos usuários diariamente, pelo menos uma delas é referente à área da saúde. Geralmente, a pesquisa na internet precede o agendamento da consulta.

Se você não tem conteúdo publicado, outros médicos têm e estão lá, presentes nas plataformas digitais, esclarecendo as dúvidas dos usuários que, possivelmente, irão se tornar clientes.

Divulgue o seu conteúdo

Uma das formas mais eficientes de alcançar visibilidade para o seu canal e fazer com que ele alcance o sucesso esperado é fazer propaganda dos seus conteúdos em outras redes sociais. Dessa forma, tente aumentar o tráfego do seu canal com campanhas pagas ou divulgação de seus vídeos em anúncios no Instagram e no Facebook, por exemplo.

Aposte também nas chamadas collabs, estratégia onde o objetivo é divulgar um canal dentro de outro canal. Para isso, crie parcerias com outros canais médicos ou empresas com um público semelhante ao seu e com interesses parecidos.

Por fim, se você está começando, não se preocupe tanto em investir em profissionais e equipamentos de áudio e vídeo. Um celular com uma câmera de qualidade e boa resolução, além de um programa de edição de vídeo com recursos básicos já são suficientes para que você dê os primeiros passos.

Resumo das dicas de marketing médico no YouTube

Primeiramente, determine o que você vai abordar. O ideal é priorizar a área de sua especialização. Busque assuntos complementares aos temas centrais, fugindo do óbvio. Lembre-se de ser sempre didático.

Vídeos curtos e elucidativos são os ideais. Condensar as informações da melhor forma possível em menos tempo é um diferencial que angaria mais público. Poste com frequência e interaja com seu público.

E você aí, precisa de ajuda para começar suas estratégias de Marketing Médico no YouTube?

Bom, se você chegou até aqui imagino que esteja convencido, ou pelo menos inclinado a acreditar, que marketing médico no YouTube pode ser uma boa estratégia.

Mas com tanta informação, talvez você esteja um pouco perdido por onde começar. Nesse caso, a gente aqui na WE Marketing Médico pode te ajudar 🙂.

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PS.: O post Youtube para Médicos: Quais as melhores estratégias de marketing médico para Youtube? apareceu primeiro no blog da WE Marketing Médico.

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