Olá! Tudo bem aí?
Meu nome é Edson Medeiros e eu sou Especialista em Marketing Médico na WE Marketing Médico.
É bem provável que você tenha o WhatsApp instalado aí no seu celular e quase certeza no celular da sua clínica, consultório ou hospital.
A mesma coisa acontece com seus pacientes. Para não dizer “todos” vou dizer que pelo menos 95% deles usam o WhatsApp (diariamente).
Em uma pesquisa ficou comprovado que
87% da empresas que usam o WhatsApp acreditam que o aplicativo ajuda na comunicação com os clientes
e além disto esta mesma pesquisa ainda demonstra que
81% dos empresários acreditam que ele auxilia no crescimento dos negócios.
Primeiro: como instalar o WhatsApp Business aí na sua clínica, consultório ou hospital?
A instalação é bem tranquila e você não deve demorar muito tempo. O WhatsApp está disponível gratuitamente para Android, iOS e na versão web. Pra fazer o download é só você seguir estes passos:
- Acesse a PlayStore (Android) ou AppStore (iPhone) e busque por WhatsApp Business;
- Faça o download;
- Abra o aplicativo e aceite as condições;
- Permita que ele acesse contatos, fotos e arquivos;
- Insira e verifique o número do telefone comercial.
Pra ficar diferente do aplicativo tradicional a versão profissional ficará com o nome de “WA Business”.
Depois que você instalar o aplicativo é importante você configurar seu Perfil Comercial. As coisas já começam a ficar interessantes por aí porque você consegue colocar:
- Descrição da sua clínica, consultório ou hospital;
- Horário de atendimento;
- Endereço (aparece até o mapa);
- Site (viu como é importante ter um site? até o WhatsApp te pede isto rs);
- Email.
Se por acaso você precisar atualizar estes dados no futuro é só clicar no botão Mais Opções, depois em Configurações e por último no nome da sua clínica, consultório ou hospital.
Vantagens do WhatsApp para Médicos
Vamos lá então às vantagens do WhatsApp Business para médicos em relação à versão comum.
1. Agiliza a comunicação com o paciente
É como eu comentei antes: se você tem o WhatsApp instalado aí no seu celular é muito provável que seu paciente também tenha. E como o WhatsApp fica o tempo inteiro na palma da mão com seu paciente a comunicação fica muito mais ágil.
2. Gera mais proximidade com o paciente
Isto é muito legal porque o paciente sabe que é uma outra pessoa que está mandando mensagem pra ele no WhatsApp e não um robô. Então acho que você até consegue imaginar o paciente chegando na sua clínica, consultório ou hospital e falando para sua secretária
“Oi Fulana, tudo bem? Foi você que falou comigo no WhatsApp, não foi?”
3. Você consegue criar links para serem compartilhados
Esta é uma funcionalidade muito bacana porque você consegue criar links curtos para serem compartilhados em redes sociais ou no seu site. Além disso você já consegue deixar uma mensagem padrão para ser carregada automaticamente toda vez que alguém clicar neste link.
Uma sugestão seria por exemplo configurar uma mensagem para você saber de todo mundo que te encontrou no Instagram. Poderia ser algo assim:
Olá, tudo bem? Eu encontrei a Dra Cristiane no Instagram e gostaria de agendar uma consulta.
Você pode fazer a mesma coisa para o Facebook, para seu site ou até para seu cartão de visitas. Assim você começa a rastrear e entender qual canal está de trazendo mais pacientes no WhatsApp.
4. Você consegue segmentar os pacientes
Imagine que na sua clínica ou hospital existem diversas especialidades e logo, com diversos médicos. Com certeza isto é bem fácil de virar uma bagunça no WhatsApp, podendo inclusive agendar pacientes de um para outro.
Uma maneira de resolver isto é através das etiquetas:
Você pode criar diversas etiquetas para identificar e segmentar os pacientes. Algumas que eu sempre sugiro são:
- nome do médico que atende o paciente;
- especialidades que o paciente já se consultou na clínica;
- procedimentos ou exames que o paciente fez ou irá fazer;
- compareceu à consulta;
- não compareceu à consulta;
Com isto você consegue posteriormente filtrar os pacientes de um forma rápida e organizada.
Ah, só um detalhe que este é um trabalho diário que exige disciplina (se não vira uma bola de neve depois).
5. Você consegue usar o WhatsApp no computador (ao invés de só no celular)
Com o WhatsApp Web você consegue usar o aplicativo no computador o que dá muito mais agilidade na hora de fazer o atendimento dos pacientes porque… bem, convenhamos: digitar no teclado do computador é bem melhor e mais rápido do que digitar no celular, não é?
Para usar o WhatsApp no computador você pode tanto fazer o download do aplicativo quanto acessar o WhatsApp Web.
6. Se não der tempo de responder um paciente
Se não der tempo de responder um paciente você pode enviar uma mensagem dizendo algo do tipo “Recebi sua mensagem mas não consigo respondê-la agora. Assim que puder retorno.” e em seguida marcar esta mensagem no não lida.
7. Se for uma conversa ou um grupo muito importante
Você consegue fixar até 3 conversa mais importantes no topo da lista de mensagens do WhatsApp. Muito útil se você participa de grupos ou mantem contato com pessoas e pacientes que não pode perder nenhuma mensagem.
8. Você consegue ter relatórios
Esta é um funcionalidade que poucos médicos conhecem mas que pode ser muito útil para você acompanhar como está o fluxo de mensagens no WhatsApp da sua clínica, consultório ou hosital.
Com os relatórios você consegue saber:
- quantas conversas foram realizadas com os pacientes;
- quantas mensagens foram lidas;
- quantas mensagens foram enviadas;
- quantas mensagens foram recebidas;
- quantidade de contatos.
4 Maneiras de fazer os pacientes responderem as mensagens no WhatsApp
Nem tudo é um mar de rosas no WhatsApp. Muitos pacientes conversam uma conversa e depois somem. Minha sugestão nestes casos é seguir este padrão de comunicação.
1. Comece conversando por texto
Se o paciente responder, OK continue conversando por texto mesmo.
Se o paciente não responder ou parar de responder, vá para o passo 2.
2. Se o paciente não te respondeu por texto, envie um áudio
As pessoas morrem de curiosidade para escutar um áudio enviado no WhatsApp e esta é a chance que você precisa para ser cativante.
Fique tranquilo pois só de você enviar o áudio você já percorreu 50% do caminho, afinal, é um áudio especial para aquele paciente por isto é importante falar o nome dele.
Se o paciente não respondeu ao áudio ou parou de responder vamos para o passo 3.
3. Se o paciente não te respondeu por áudio, envie um vídeo
O vídeo é o cúmulo do atendimento personalizado no WhatsApp. Você irá enviar um vídeo, falando o nome do paciente e abordando o tema que precisa falar (agendamento da consulta, remarcação, início do tratamento etc).
Primeiro que o paciente vai ter a sensação de se sentir importante “Puxa, a pessoa parou de fazer o que estava fazendo e mandou um vídeo pra mim.” e depois que ele vai sentir que é muita falta de educação não te responder “Preciso respondê-la/dar atenção”.
4. Bônus
Se for você médico que mandar o áudio ou vídeo e não sua secretária, pode ter certeza que a taxa de respostas será bem maior. Claro que não dá para fazer isto com todos os pacientes, mas para aquele vai fazer uma cirurgia que custa R$10 mil vale este esforço, não é mesmo?
O que você achou do Guia do WhatsApp para Médicos?
Me conta o que você achou do Guia do WhatsApp para Médicos. Ficou algum dúvida? Tem alguma dica ou funcionalidade que eu não comentei aqui? Se sim, escreve aqui nos comentários.
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