Quando a gente começa a falar sobre Marketing para Dermatologistas muita coisa vem à cabeça. Aqui na WE em especial isso acontece porque Dermatologia sempre foi uma das áreas que mais chamaram nossa atenção porque a gente sempre viu muito potencial e consequentemente é uma das especialidades médicas que a gente acaba acompanhando mais de perto.
Até pra você que está acompanhando esse conteúdo tenha uma ideia melhor do que estamos falando, de acordo com o Google tivemos mais de 500 mil buscas (pra ser mais exato a média é de 521.560 buscas) todos os meses por dermatologista no Brasil, considerando o período de agosto de 2020 a julho de 2021. Isso dá mais de 6 milhões de buscas por ano! Deu pra entender porque a gente sempre viu potencial quando o assunto é Marketing para Dermatologistas, não é?
Agora se você ainda não está convencida sobre o potencial do Marketing para Dermatologistas eu quero de trazer os números de agosto de 2019 a julho de 2020:
Os números de agosto de 2018 à julho de 2019:
E por último de agosto de 2017 à julho de 2018:
Em apenas 4 anos o volume de buscas (número de pessoas que procuram todos os meses por dermatologista no Google) aumentou 67%! Isso é um indicador fortíssimo da popularidade da especialidade na internet e também de como as pacientes procuram cada vez mais por esse profissional online.
Curiosidade: em 4 anos a porcentagem de pessoas que procuram por dermatologista no Google usando o celular saiu de 62% para 73%
Agora vamos lá contar um pouco desse case de sucesso aqui na WE Marketing Médico.
Estratégia de Marketing para Dermatologistas 1: tudo começou na busca orgânica do Google
Em 2016 o site da Dra Cristiane Comparin, Dermatologista em Campo Grande MS tinha um problema: não aparecia no Google. E se você não tiver parado pra pensar nisso ainda eu sugiro se questionar: pra que ter um site se ele não aparece no Google?
O Google detém algo em torno de 97% do mercado de buscas na internet no Brasil, isso quer dizer que a cada 20 pessoas que procuram algo em um buscador na internet, 19 delas usam o Google.
Foi então que começamos a fazer um trabalho com foco em SEO. Se você não sabe o que é SEO vale dar uma olhada no vídeo abaixo:
Mas basicamente SEO é o acrônimo de Search Engine Optimization que na prática é um conjunto de técnicas e estratégias para melhorar o posicionamento orgânico do seu site quando alguém procurar por alguma palavra chave que seja do seu interesse. A grande vantagem do SEO é que você não paga e também trás mais credibilidade, já que no caso dos resultados pagos fica destacada a palavra “anúncio”.
No caso da Dra Cristiane Comparin o foco sempre foi muito ligado à Botox que é um dos tratamentos que ela tem mais interesse em realizar. O grande objetivo era aparecer na primeira página do Google quando alguém procurasse por botox campo grande ms. Pra atingir esse objetivo o primeiro passo na verdade refazer o site, utilizando a plataforma WordPress (que é a mesma que utilizamos aqui na WE pra gente e para todos os nossos clientes).
O segundo passo foi fazer um levantamento do que as pessoas procuravam na internet sobre Botox.
E o terceiro passo foi começar a produzir conteúdos, em texto, para o Blog da Dra Cristiane Comparin e também da Clínica Santé (que é a clínica dela).
O resultado até o momento é esse:
A nossa meta era alcançar 1 resultado na primeira página do Google, mas alcançamos 5!
E o que representa 5 resultados na primeira página do Google? Representa um aumento de pacientes interessados em fazer Botox.
Algo bem parecido aconteceu com a parte de Preenchimento Facial:
No caso do Preenchimento Facial conseguimos 3 posições na primeira página do Google.
Um detalhe interessante: quando a gente começou a fazer o trabalho de SEO com a Dra Cristiane Comparin não existiam os resultados no Mapa do Google. Como já vínhamos trabalhando fortemente no posicionamento orgânico, quando a ferramenta do Google Meu Negócio (que é onde você configura para aparecer os resultados no mapa) foi lançada conseguimos fazer a vinculação dessa ferramenta com o site e o Google “entendeu” que ela também deveria aparecer bem posicionada para Botox quanto Preenchimento Facial no mapa.
Estratégia de Marketing para Dermatologistas 2: Google Ads
Depois de termos bons resultados na busca orgânica usando as técnicas e estratégias de SEO avançamos para os anúncios no Google. O nome da plataforma de anúncios é Google Ads. Eu sempre gosto de dizer que a grande “mágica” do Google Ads é que você é encontrado pelos pacientes no exato momento em que eles pesquisarem no Google pelo que você oferece.
Curiosamente aqui no Brasil nós temos um fenômeno que está no inconsciente coletivo e é o seguinte: quem aparece em primeiro é o melhor.
E adivinha quem aparece em primeiro no Google? Os anúncios.
- As 4 primeiras posições do Google são reservadas para anúncios.
- Em seguida as temos 3 posições no mapa (em alguns casos podem aparecer 4, sendo que essa quarta seria um anúncio também).
- Só então é que aparecem os outros 10 resultados da busca orgânica na primeira página.
Hoje em dia as campanhas da Dra Cristiane Comparin no Google Ads estão tão otimizadas que normalmente a nossa conversa é assim:
– Como está sua agenda?
– Olha, tenho alguns horários livres nas próximas semanas.
– Então vamos intensificar as campanhas aqui no Google Ads.OU
– Como está sua agenda?
– Para as próximas semanas já está cheia.
– Então, vamos diminuir o investimento nas campanhas do Google Ads.
Esse relato aí de cima é o quanto o Google Ads funciona bem para médicos.
Estratégia de Marketing para Dermatologistas 3: Instagram
E a grande terceira estratégia de Marketing para Dermatologistas foi o Instagram. No começo a gente trabalhava basicamente “posts”, daqueles com artes e banco de imagens. Com o tempo fomos percebendo juntos que esse tipo de conteúdo não engajava e tampouco trazia qualquer paciente. Foi aí então que a Dra. Cristiane Comparin começou a aparecer no seu próprio Instagram. As publicações com fotos dela geravam muito mais alcance do que os posts com banco de imagens e com mais alcance nós temos mais pessoas impactadas, que por sua vez acaba aumentando a possibilidade de uma dessas pessoas se interessar e agendar uma consulta.
A segunda fase no Instagram foi quando começamos a trabalhar os vídeos e aí o alcance literalmente explodiu e a Dra Cristiane passou da barreira dos 10 mil seguidores.
A terceira fase foi quando ela começou ativamente e diariamente publicar conteúdo nos stories e isso fez com que o alcance, engajamento, visualizações, curtidas, comentários e consequentemente número de consultas aumentasse consideravelmente. Por sinal, no momento em que a gente escreve esse conteúdo a Dra. Cristiane está para bater os 20 mil seguidores.
E posso dizer também que a quarta fase foi quando entramos nos Reels:
O que ninguém te conta sobre Marketing para Dermatologistas
O que ninguém te conta é que Marketing para Dermatologistas dá trabalho! E além de dar trabalho exige tanto da equipe que trabalha junto com a médica quanto da própria médica em si. Marketing para Dermatologistas exige da médica tempo e dedicação, sem isso não funciona e não existe agência de marketing médico nenhum que faça milagre nesse sentido. Para chegarmos nesse ponto com a Dra Cristiane foram mais de 6 anos de trabalho consecutivo, com muitos testes, erros, ajustes e persistência.
Eu digo com tranquilidade que se não houvesse confiança mútua dela com a WE e da WE com ela as coisas não teriam ido pra frente. Mas posso dizer feliz também que as coisas deram certo e continuam dando muito certo.